(Mais de) 10 perfumes para o verão

Será que dá para falar de perfume sem falar da temperatura em que se usa? Talvez… mas não hoje! O conjunto da lista caiu mais para o masculino, no sentido que vai mais por secura e vibração, que por doçura, quadril e cintura. É óbvio que é tudo uma questão de gosto, não de gênero. Tudo que está aqui é adequado para todo mundo.

São as coisas que mais tenho usado ultimamente, com uma listinha de outras coisas no mesmo espírito. Muitas já falei em mais detalhe, os links levam para as páginas.

Ilustrações do mentor estético-espiritual do 1 nariz, René Gruau.

Eau de Cologne 4711

Colônia! Para se sentir limpo e fresco, reaplicar no meio do dia várias vezes, dá aquela sensação de facilitar a respiração, quando o ar está grosso de umidade. Se der, prefira as sem spray, que você pode aplicar com as mãos — refresca mais. Para uma dose extra de frescor, guarde na geladeira. Outras idéias: colônia é o estilo mais generoso e com melhor preço, teste sem preconceito e divirta-se.

Outras idéias: os chá verde de Elizabeth Arden, Roger & Gallet e L’Occitane.

 

Dior Eau Sauvage

Manjericão, manjericão, manjericão. Não fica gelado como a planta fresca, mas é verde, dá uma sensação tônica, vibrante, com aquele fundo levemente amargo de musgo de carvalho. Funciona em qualquer clima. mas pode parecer velha guarda para alguns.

Outras idéias: Adidas Gol, Clarins Eau Dynamisante.

 

Nautica Voyage

Fougère olhando para o futuro, herbal e salgadinho na saída, com alguma coisa de frutado (bem pouco!) e o final lembra um pouco protetor solar, mas só de longe — é menos farrista que o Mr Hulot Holidays aí embaixo.

 

Cartier Déclaration

Alerta cominho! Na mesma linha madeira transparente, aqui combinada com especiarias: cardamomo, cominho e pimenta do reino, fazendo um quente-frio empolgante. Cominho é só para quem curte mas vale testar.

 

Hermès Un Jardin Apres la Mousson

Meu jardim favorito na série, de sensação tônica e picante, com tons florais luminosos, transparentes. Dá aquela levantada na pressão quando ela vai para baixo do pé com o calor.

Outras idéias: a série de Jardins da Hermès

 

Chanel Pour Monsieur

Saída azedinha de fazer salivar, cheia de ervas, para cortar o calor, com um fundo de musgo de carvalho e madeirinhas que só vão deixar um beijo ao longo do dia. Existe uma obsessão pela fixação, a busca pelo perfume eterno — quando o sertão virar mar, escafandristas seguirão o rastro odorante da camisa borrifada uma vez só.

A graça de um perfume que propõe outra coisa é a intimidade, o segredo entre você, o perfume e quem você autoriza a chegar muito perto, que percebe um cochicho olfativo, ao invés do berro na outra ponta do corredor. Também vai entender quem já desejou que um perfume que ama suma no meio do dia, por exaustão mental. Cabe em qualquer clima e lugar, no verão é delicioso. Apenas elegância.

Outra idéia: Hermès Eau d’Orange Verte.

 

Chanel Cristalle

Verde, crocante e vitrificado como um talo de alface, dos poucos perfumes que cortam o calor na hora. É o oposto do perfume fofinho, que se quer abraçar. Podemos ter mais perfumes com overdose de gálbano, pfv? Também não vai durar o dia todo (veja anterior).

 

+ 3 para procurar em viagem

Rene-Gruau rimini summer crop

 

CB I Hate Perfume Mr Hulot Holidays

Marca engraçadona de Christopher Brosius com loja no Brooklyn, ele foi um dos fundadores da Demeter, especializada em perfumes com cheiros de coisa (massa de modelar, whisky, zumbi). Mr Hulot Holidays é o filme em que Jacques Tati faz suas trapalhadas na praia, e o perfume reflete: uma sensação marinha, um fundinho de protetor solar, de madeiras se decompondo de longe. É bem humorado e dá aquela dose de fantasia para tirar o foco do calor. É leve e em base água, com spray generoso. Me lembra férias em Itanhaém, sem conseguir dormir de queimadura de sol. A venda no site cbihateperfume.com

 

The Different Company Sel de Vétiver

Ao invés de bater de frente com o calor com um cítrico, que por definição não dura muito, outro caminho é apostar em secura e transparência, madeiras crocantes, cristalinas, com contorno, que duram mais e dão a impressão de secar o ar. Sel de Vétiver é salgadinho, um pouco metálico e arejado, deixa muito espaço para respirar. Um dos poucos perfumes que dei conta do frasco de 50 ml (o outro é Bulgari Black). A marca faz um frasco de viagem, bem simples, que tem preço ótimo. A venda no site www.thedifferentcompany.com

Outras idéias: Givenchy Dahlia Noir L’Eau, Annick Goutal Vétiver Cologne e Duel, Marc Jacobs Bang, Terre d’Hermès, Dolce & Gabanna Light Blue, Guerlain Vetiver, Lalique Encre Noire.

 

Comme des Garçons Santal Blue

Um sândalo aqui no meio? Mas é um sândalo sequinho e cheio de zimbro, a fruta de uma conífera que tempera o seu gin. É um verde escuro florestal, pinheiroso, um pouco mentolado. Funciona, viu? A venda online e no exterior.

 

  • Sergio Faria

    “quando o sertão virar mar, escafandristas seguirão o rastro odorante da camisa borrifada uma vez só” hahaha, ótimo!

    • hahaha!

      • Suely

        Dênis querido, só vc resenha desse jeito perfect!
        Mas e os femininos pra cortar o calor, o q sugere??

  • Eduardo

    Excelente. Certamente na minha lista teria o Eau d’hadrien, o Eau de Campagne , verbena l’occitane e Avatim, o Pamplemouse da Body Store, o capim limão da L’occitane,acqua de Borsari cologne

  • Priscila

    Se eu te contar que achei um body splash de manjericão da Le Jardin, e tô igual maluca andando com ele o tempo todo, você manda me internar? Sério, é meu atual antídoto!
    Mas da turma “bonita/elegante/sincera” Eau de Cartier Concentree e Vetiver da Guerlain (é masculino, mas who cares?) mandam bem. Palavra de quem mora na jungle!

    • Priscila, acho que vale tudo! Um amigo voltou das suas paragens assustado com a umidade.

      • Priscila

        Quando eu falo jungle, eu falo sério… mato, rio, lago e cachoeira, sob um sol de 40º C. Sauna geral!

  • Diana Alcantara

    Adorável post, refrescou só de ler! E que bela refelxão sobre nossa obsessão pela fixação eterna e pelo rastro colossal! Usemos Angel, então, se é somente isso que buscamos em um perfume!
    Cristalle é assim mesmo, seco, cortante, vidro estilhaçado. Não convida ao chamengo, não! Mas refresca que só!

    • Diana, continuo aqui pensando no assunto: tem alguma coisa de bem sexy nesse perfume que se sente só de perto, como um pedaço de tatuagem que aparece, alguma coisa mais insinuada que mostrada.

  • Rafel Oxn

    “A graça de um perfume que propõe outra coisa é a intimidade, o segredo entre você, o perfume e quem você autoriza a chegar muito perto …”

    valeu o post inteiro 😀

    • Um viva para os segredos e os mistérios, fazendo a vida mais interessante.

  • Ubiratan

    Seus textos sempre lapidando minhas percepções e curiosidades, Dênis, obrigado. Me sinto um amante de perfume antes e um outro depois de estar seguindo o 1Nariz.
    Linda e interessante lista, deu muita curiosidade com alguns. Tenho ou já tive alguns citados (Declaration, Terre d’Hermès, Encre noire, G. Vetiver e Un Jardin apres la mousson). Mas com perfume sou meio baiano e gosto de um tempero neles, rs, portanto meus preferidos no calor: L’Eau d’Issey, Un Jardin en Méditerranée, Prada Luna Rossa e que tal uma pincelada bem leve de Guerlain Samsara edt nestes dias? Fica ótimo. Abs!

    • Ubiratan, já usei L’Eau d’Issey muitos verões, mas passou no meu gosto. Achei esse Samsara no calor bem ousado! Se bem que as vezes gosto do efeito casaco na praia, sabe? Se tiver oportunidade, não deixe de procurar um vintage, o mais antigo possível — o sândalo era o natural, cremoso e envolvente. Foi uma epifania quando conheci. E muito obrigado pelo elogio!

      • Ubiratan

        Dica do Samsara vintage anotada. Obrigado.

  • Levi Callegario

    Dênis, você gosta de algum outro perfume da série “Un jardin” de Hermès?

    • Levi, dá uma olhada nas resenhas que fiz da série toda, com a busca do site vc acha elas. Todos são interessantes, o Mousson uso e me divirto mais.

  • André

    Estou adorando ler esses textos. Há momentos que parecem que eu estou também sentindo a fragrância, mesmo ainda leigo no assunto. Mas como sou curioso e ultimamente estou interessado por tudo ligado à perfumaria, sempre que puder passarei aqui e darei mais uma lida. Quanto a lista apresentada, já usei o Declaration (gostei bastante) apesar de alguma conhecida dizer que sua fragrância lembrava um ‘cheiro de suor’. Bom, na ocasião eu discordei veementemente, mesmo ela não tendo dito isto de uma forma indelicada, mas cheiro de suor na maior parte das vezes não me remete a coisas boas (há controvérsias rs). Vai ver é este mix de especiarias, com sobreposição do cominho, bom na verdade não sei; o que sei é que pra mim é um excelente perfume. E Dênis pra somar a essa lista, sugiro um da coleção Les Escales de Dior – Escale à Parati: um cítrico bem gostoso e elegante, que eu aprecio muito usar na época mais quente do ano.

    • André, o Déclaration divide opiniões — talvez como todo grande perfume? Recomendo ele sempre. As vezes recebo um agradecimento, dizendo que é o perfume da vida, outras, me dizem que só percebem o cheiro de suor. Na turma do curso de ontem, adoraram.

  • marcus

    Faltaram 3 ao meu ver , Dior Homme Cologne , Dior Homme Sport e o Terre Tres Fraiche , abs

  • David Henrique

    Boa Tarde Dênis,
    Meu amigo eu estou com uma duvida ferrenha sobre o “Voyage da Nautica” gostaria de saber sobre sua projeção e fixação, pelo q vc fala dele em sua resenha, me parece ser bem rente a pele, um EDT para se sentir de perto, quando cumprimentar alguém, a maior dificuldade em comprar perfumes como Nautica, Lanvin L’homme e Comme de Garçons Santal Blue é ñ poder provar eles antes, pois as únicas lojas q disponibilizam estes perfumes, são lojas virtuais. Abs e parabéns pelo trabalho.

    • David, ele tem projeção bem potente e duração ótima, daqueles que aguentam o dia inteiro. Tem uma resenha mais extensa dele no site, dá uma pesquisada.

  • Daniel Arata

    Muito bom Mr. Dênis!!
    Déclaration é sempre uma boa pedida. Não é um perfume pra mim… Mas eu o usaria em um momento especial. (Porque ele é desses!)
    Conheço algumas versões do Roger & Gallet. Gosto, mas não comprei nenhuma ainda. O Homme Cologne da Dior é o meu favorito nesse segmento. Dizem que existe uma versão anterior muito melhor, mas só conheço a nova.
    Eu sou o melhor amigo do CK Be em dias quentes. 🙂 As águas de Natura também são uma boa opção!!
    Abraços e não esquece o protetor solar! 😉

  • Adriana Reis Andrade

    Ótimas dicas!
    Mas fico meio magoada por algumas pessoas não se importarem com o clima insuportavelmente quente e continuarem usando seus perfumes orientais gourmands favoritos.
    Poxa, usa um frutalzinho, foralzinho verde… Mas floral pesado oriental gourmand NÃO!
    É a mesma coisa que fumar em um lugar fechado 🙁