Quero ser perfumista, quero fazer perfume: sobre cursos de perfumaria

O perfumista junior Frédéric Sacone preparando modelos para Thierry Wasser, perfumista da Guerlain

Um monte de gente chega no site e me pergunta sobre curso de perfumaria, como que acontece a formação, etc. Acho que antes de responder, a primeira coisa é saber se quer ser perfumista ou trabalhar com perfumaria. Por que aí caberia estar no departamento de marketing, vendas, ser avaliador, para falar alguns, e existem outros caminhos para isso. Para ter uma idéia do tamanho do negócio e da quantidade de gente envolvida, você pode começar lendo este post, que fala sobre o que é o briefing e depois este, que fala do papel do avaliador, que é um cara que trabalha do lado do perfumista. Se a resposta for sim, é isso mesmo, quero ser perfumista, já dou uma adiantada no assunto: não existe graduação em perfumaria no Brasil. 

Para responder a primeira pergunta minha sugestão é dar uma ciscada, beliscar o assunto lendo muito, tudo o que conseguir e fazendo um curso solto (mais abaixo). Vai que você descobre que o seu negócio é mais pelas bordas da criação? Todo mundo que escreve sobre comida quer ser cozinheiro? Ou quem cozinha de fim de semana quer se profissionalizar? Acho que não. E dá para ser chef no Rancho da Traíra (recomendo), num buffet, tem quem faz bolo e doce de festa em casa mesmo, formou freguesias ótimas e está muito bem, obrigado.

A mesa de Thierry Wasser. Qual será o próximo a explodir nas vendas?

Ser perfumista é um monte de coisa, desde trabalhar nas casas de fragrância (Firmenich, IFF, Symrise, Givaudan), que são mega-empresas multinacionais que tem clientes enormes (como a L’oréal, Boticário), até no distribuidor da casa de fragrância (que tem clientes menores), ou então ser independente total como a Bruna Sá e o Renato Crestincov, por exemplo. Estes vendem aromatizador de ambiente e perfumes e outros produtos direto ao público, e atendem clientes pequenos, como uma loja querendo desenvolver um perfume único. O Renato já fez aromatizador para o império noturno de Facundo Guerra, em São Paulo. E nada impede que com alguma informação e sensibilidade você consiga se divertir misturando óleos e bases em casa, e chegar a resultados interessantes.

Cursos e formação

O 1 nariz oferece cursos para amantes dos perfumes com regularidade. Você pode ver aqui qual o próximo ou cadastrar seu e-mail aqui, para ser avisado (esta é uma lista só para avisar dos cursos).

Em geral, os perfumistas brasileiros que trabalham na grande indústria se graduaram em química ou farmácia, e depois foram treinados na própria casa de fragrância. Começando de baixo, claro, num processo longo. É resquício da tradição da profissão, passada de pai para filho (ou de mestre para aprendiz) e um jeito de contornar a formação deficiente pelas vias tradicionais. É para quem quer muito e tem esse tempo e disposição para investir. Lendo esta entrevista com a perfumista Monica Rossetto você entende a trajetória dela e tem mais contato com o dia a dia da profissão.

Para quem imagina trabalhar numa outra escala, existem os cursos de aromaterapia (o By Sâmia é um), o curso de Perfumaria Criativa da Associação Brasileira de Cosmetologia. Eu nunca fiz esses cursos então não posso recomendar. E também existem duas pós-graduações na área, uma na Faculdade Santa Marcelina e outra na Oswaldo Cruz –mas é no espírito “trabalhar com”, ninguém vai sair perfumista. Esses são só alguns exemplos, provavelmente existem mais, e todos na cidade de São Paulo. Imagino que a coisa se reproduza, em proporção muito menor, nos grandes centros do país. Pesquise.

É importante lembrar que tudo que é aplicado na pele oferece um risco. A indústria se organiza na IFRA (Internacional Fragrance Association) e elabora regras restritivas de ingredientes tidos como problemáticos. Há materiais que são fotossensibilizantes, por exemplo. Tenha isso em mente quando for fazer suas criações ou usar algo de um criador muito pequeno, que talvez desconheça essas regras. Um caminho para contornar problemas é aplicar somente na roupa ou se aventurar apenas em sprays de ambiente. Informe-se.

A ISIPCA em Versalhes

A ISIPCA em Versalhes

Para quem tem intenções e possibilidades internacionais

Existe uma graduação em perfumaria em Versalhes, na França, na ISIPCA, que também oferece cursos de extensão para graduados em áreas afins. Ao que parece existem cursos menores em Grasse, no sul da França. Na Califórnia, especialmente em Los Angeles, existe uma cena de perfumistas e cursos independentes, cada vez mais vejo coisas na internet, agora me lembro do Institute for Art and Olfaction. Enfim, são alguns pontos de partida para quem está procurando por onde começar. Quero conhecer o primeiro perfume que você fizer.

 

  • Márcia

    Dênis,
    Ótimo post. Sempre muito informativo e elucidativo. Abraço.

  • Marta

    Uma opção tb são os cursos online, mas veiculados apenas em inglês. Ex http://www.perfumeartschool-uk.com sob coordenação da perfumista Isabelle Gelle.

    • ótima opção, Marta, muito obrigado por compartilhar

  • Caroline Barros

    Adorei a matéria! Vc resumiu num post só todas as informações que eu garimpei muito no google pra descobrir um tempo atrás, rs… Foi assim que achei a pós da FASM. Me matriculei semana passada! A Andreia Miron, coordenadora do curso, me recebeu super bem, simpática, atenciosa, tem um carisma incrível! Estou super feliz!!! ^_^
    Muito útil, parabéns!!!

    • Sim! sempre me perguntam a esse respeito, fica aqui para referência. Falei com a Andreia quando tive por lá, ela é ótima! sorte nas aulas, CAroline!

      • Guto

        Dênis, não costumo dizer que adorei nada nem coisa alguma :-), mas gostei muito mesmo desse post. Obrigado pela generosidade e objetividade em trazer para nós tantas informações tão úteis, as quais sozinhos demoramos para encontrar, isso quando as encontramos. Acho uma pena que um país como o Brasil, com tanto potencial para esse ramo da perfumaria, invista tão pouco nessa área… Então mais uma vez, valeu mesmo!! 🙂

  • AROMISTA ANDERSON LUIZ

    INTERESSANTE E VALIOSAS ESTAS POSTAGENS , MEU SONHO É SER UM PERFUMISTA UM DIA , MESMO SENDO AROMISTA E JA ESTUDANDO MATÉRIAS PRIMAS A 14 ANOS , SEI COMO É DIFICIL FORMULAR FRAGRANCIAS DE PERFUMES DE ALTA QUALIDADE A NIVEL INTERNACIONAL , AINDA NÃO TENHO CONDIÇOES DE FAZER O CURSO NA FRANÇA DE FORMAÇÃO DE PERFUMISTA , MAS UM DIA SEREI UM PERFUMISTA QUE É MEU SONHO DESDE PEQUENO , VC ESTÁ DE PARABÉNS DÊNIS PAGANI, EM ANEXO ENVIO UM PRESENTE RIQUISSIMO PARA VC. UM ABRAÇO.

    • Anderson, tem muita gente que entra na indústria e aprende por lá, começando de baixo. leva tempo mas é possível. boa sorte na sua busca.

    • Olá Anderson. Boa Tarde. Possuo o mesmo desejo que você. Você teria algum material para compartilhar? Abraço

  • David

    Denis, vc escreveu que precisa ter graduação em Química ou Farmácia certo? Não poderia ser um técnico em Química por exemplo? ou em Farmácia?

    • David, me parece que sempre tem espaço para quem é trabalhador e quer começar de baixo. Nessas carreiras que não existe formação muito clara estabelecida é mais fácil. Já vi caso de perfumista que era estudante de direito, designer, etc. A formação específica se dá na própria empresa, muitas tem uma escola interna.

  • Jéssica Giovanini

    Dênis, você saberia me dizer se há algum curso recomendável de perfumista na Itália? Obrigada!

  • César

    Quais são os 3 melhores perfumes na SUA opinião Dênis?

    • César, pergunta difícil, o que vai ser o melhor para um jantar no inverno é o mesmo que vai fazer um passeio no verão um momento horrível.

      Mas não vou te deixar sem resposta: o que eu usaria todo o tempo se pudesse, é o Chanel Cuir de Russie.

  • Ana Lúcia Teixeira

    Olá Dênis, primeiramente parabéns pela ” 1 nariz” …excelente!
    Vc poderia me informar sobre cursos de perfumaria e tb saboaria na Inglaterra , em Londres? Muito obrigada , um abraço , Ana

    • Ana, não sei informar e também não sei onde procurar. Se esbarrar nisso te aviso.

  • leni

    gósto de aromas , essencias, óleos e já testei algumas essencias para conhecer os perfumes fazendo aromatizadores de ambiente. mais procuro um curso onde possa me especializar em essencias, isto é aprender a combinalas e ulilizalas não só para perfumes mais para outras finalidades: poderia me dar alguma sugestão?

  • Aline

    Dênis, estava pesquisando sobre os cursos rápidos no Brasil, e encontrei este:
    ” A química das fragrâncias no mundo dos cosméticos”, oferecido na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
    Você sabe alguma coisa sobre ele?
    Obrigada!

  • Tayná Andrade

    Dênis, bom dia.

    Primeiramente parabéns pelo site e pelo post!
    Sou graduada em Farmácia e Bioquímica pelas Faculdades Oswaldo Cruz e estou interessada em fazer uma pós em perfumaria na França. Penso em Fazer o curso da ABC este ano (e participar do terceiro módulo – 10 dias na França) e ano que vem me arriscar internacionalmente. Além da ISIPCA, você conheceria outras opções de escolas?
    Muito obrigada,

    • Tayná, que legal seu projeto. Alguém já me falou de uma escola na Suíça mas não me lembro de mais nenhuma informação.

      Sei que em Grasse, no sul da França, tem algumas coisas menores, como cursos de especialização. Mas, novamente, não sei precisar. Se tiver paciência de voltar para contar o resultado da sua pesquisa de escolas, te agradeço muito. E tenho certeza que vai ajudar muita gente num caminho parecido.

      Força e muito boa sorte!

      • Tayná Andrade

        Oi Dênis!
        Fiz as minhas pesquisas de escolas e acabei optando por ingressar na pós graduação em Perfumaria nas Faculdades Oswaldo Cruz, já conheço alguns professores e sei que curso tem boa reputação.. além disso ele tem módulo internacional, o que acho super vantajoso pra quem quer se aprofundar na área!
        Meu primeiro módulo será sobre Neurociência e Percepção Sensorial, estou ansiosa pra começar rs!
        Um abraço e qualquer novidade volto a te escrever.
        Aproveito para deixar os parabéns novamente pelo seu blog!!!

        • Que ótimo que vc voltou, Tayná! Parece demais esse primeiro módulo. Boa sorte no curso — depois me conta da viagem 😉

  • ANDERSON LUIZ

    PARA QUEM PROCURA FÓRMULAS DE FRAGRÂNCIAS
    ESTE É O LIVRO CURSO DE PERFUMISTA com 50 FÓRMULAS FLORAIS

  • Marcelo Teixeira Rossi

    Dênis, sou engenheiro químico e sempre fui encantado por perfumaria e marketing olfativo, estou num processo de mudança de carreira (não quero mais trabalhar em industrias petroquímicas), assim gostaria de saber que empresas deste ramo oferecem vagas de emprego ou trainee.
    Abraço

  • Maria José Zezezen24 de Carval

    Boa noite, Dênis Pagani!
    Meu nome é Maria José e preciso de ajuda… De um perfumista! Poderia pir gentileza, entrar em contato comigo pelo e-mail?
    Gratidão! Bjins 💋 mineiros.

    • Maria José, não sou perfumista, não tenho certeza que consigo te ajudar.

      • Maria José Zezezen24 de Carval

        Boa noite!
        Sou grata Dênis. Você não conhece alguém que consiga “decifrar” este perfume, que é minha marca registrada há anos?
        Posso mandar uma amostra em um frasco bem fechado…
        A empresa, cujos donos conheço pessoalmente, se nega a recolocá-lo no mercado, pois hoje dão prioridade à venda dos importados, ao invés de fabricar como era no início… Até me trataram mal. E olha que quando começaram, minha família os ajudou muito… É sempre assim, depois que o dinheiro chega, o “resto” deixa de ter importância.
        Só quero manter o MEU cheiro… E sou totalmente leiga em aromas e olores. É um perfume que chamo de Místico, oriental, sem ser doce, pois não gosto de perfumes doces de jeito nenhum! As notas finais são como um incenso gostoso…
        Se vc não pode, será que conhece alguém que possa? Sei que é como segredo de Estado uma fórmula, e se não conseguir vou ter que procurar muuuito algum que passe pelo menos perto deste. Exemplo: os da Natura, já cheirei TODOS, lógico que com intervalo de dias, e não mais do que 3 por vez; incluindo os masculinos…
        Ajude-me!?

        Gratidão. Bjins. 🙏 💋
        Zezezen24.
        BH/MG.

        PS: Usaria importados, mas está complicado “conseguir” verdadeiros, e os que tenho, Cabrochat e Caleche são verdadeiros pq vieram de lá… Paco Rabane/ Calandre (antigo) já nem existe mais… Salvador Dali (verde) também é divino! Estes recentes, Sabattini, Herrera, Ricci e outros s~~ao doces demais! Como o Acqua Fresca, que me faz até passar mal dentro de ônibus, a ponto de ter que descer e pegar outra condução!!! Tenho HORROR!!! Perdão, sou franca assim mesmo… Desculpe tomar seu tempo.

        *Gratidão.*
        *Zezezen24.*
        *BH/MG.*

        Em 11 de maio de 2016 16:09, Disqus escreveu:

        • Marcio Leandro Silva

          Maria, sou perfumista amador, talvez eu possa te ajudar se você me enviar uma amostrar, 1 ml só pra eu ter uma ideia do que você quer.
          Mas se você quer o perfume idêntico, só com uma análise cromatográfica a gás, mas custa um pouco caro. Tem um perfume que eu adoro e que a fórmula atual foi modificada, como eu tinha um pouco em um frasco, paguei quase 2 mil reais na época pela análise. Valeu a pena, porque hoje, em posse da fórmula eu mesmo consigo produzí-lo.

          • Robinho C Carmo

            Eu gostaria de me aprofundar nesse mundo pode me ajudar ? Estou começando agora

  • Segredos Aromatizantes Aromas

    Sou o perfumista que criou o aroma Vento original da loja Osklen, assim como os aromas das lojas Enjoy, Leeloo, Mr. Cat entre outras. Infelizmente no Brasil, você cria um aroma e logo, aparecem um monte de embusteiros e mentirosos, dizendo que ou eles criaram ou tem o mesmo aroma, enganando as pessoas!!!

    Uraniel Jardim

  • Marcio Leandro Silva

    Eu estudo fragrâncias há alguns anos e estou tentando criar uma comunidade online para podermos trocar formulas, idéias, notas, conhecimento, etc. Tenho bastante material literário que eu traduzo e também notas que posso disponibilizar para quem quiser estudar. Se alguém tiver interesse em se envolver favor entrar em contato comigo no e-mail marcio.sfs@gmail.com

    • PAULO HENRIQUE DOS SANTOS

      amigo Marcio Leandro….mandei um e-mail para vc .
      Se vc puder me disponibilizar material para ser perfumista, eu agradeço demais.
      parheza@yahoo.com.br / 19 99111 9186 WhatsApp

    • Fabio

      Olá Marcio.
      Prazer sou o Fábio.
      Não sou perfumista, mas tenho algumas formulas.
      Tenho uma empresa de produtos de limpeza em Sp.
      Aonde eu mesmo fabrico minhas essencias.
      Estou precisando de algumas formulas.
      Derrepente um pode ajudar o outro.
      Meu wattzap 11 941339008.

  • Natália Biancovilli

    Oi, Dênis. Sou Natália Biancovilli, e estou amando o seu site. Sou terapeuta holística e fiz cursos livres de perfumaria auqi no Rio de Janeiro, com Théo Bibancos, Fábio Charme e Anne Walsh. Ainda tenho muito para estudar e percorrer no caminho de criar perfumes. Eu também faço aulas particulares com um professor farmacêutico que é perfumista. Não tenho pretensão de trabalhar em empresas grandes, estou mais na linha de ter meu ateliê particular mesmo, e fazer minhas criações bem livres. Criei três ou quatro perfumes que eu gosto muito, se você quiser conhecer, envio amostras para você! Seria bem legal para mim ter a sua opinião! 🙂 O meu ateliê se chama Arara Real Perfumaria Botânica.

    • Robinho C Carmo

      Nathalia bom dia , eu estou começando agora , pode me passar seu contato para eu tirar algumas dívidas?

  • adriana

    sou adrina, tenho muito interesse de aprender. tenho ensino medio, tecnica em enfermagem. posso fazer o curso

  • Sandro Spina

    Gosto de Perfumes sempre gostei ,sempre aprendendo e trabalhando em empresas q fazem contra tipos, uns de excelentes qualidades outras nem tanto mas enfim aprendo muito cada dia e arrisco as minhas misturas tb mas queria me aprofundar mais algum curso bom , uma pos tb ou semi presencial obgd!

    • Dani Erthal

      Olá Sandro. Quais contra tipos voce indicaria?

  • Enaile

    Dênis, No Brasil onde posso fazer um curso bom de perfumista?
    Tenho preocupação quanto a questão referente a segurança do cliente. Meu sonho é ser perfumista. Vejo que na internet as pessoas fazem perfumes, sem preocuparem-se com a saúde dos clientes.

  • Aline Allie

    Interessantíssimo!!! Lendo esse post fiquei pensando … e quanto à matéria prima? digo, a obtenção e posteriormente as pesquisas das mais diversas raízes, caules, folhas, flores e tantos outros ítens que são usados para fazer perfumes… como se dá isso, existe algum curso específico ou é o próprio perfumista que vai à procura ?
    se alguém puder responder.. alineborges.allie@gmail.com

  • Mariana Portino

    Muito legal, Sou formada em análises químicas e estou terminando a graduação em Bacharelado em Química, pretendo depois fazer a pós graduação em perfumaria na Oswaldo Cruz, mas não quero ser perfumista, quero atuar em laboratórios dentro dessas empresas de fragrancias, além de perfumes eles criam aromas para alimentos e achei fantástico todo o trabalho desenvolvido nessas empresas. Espero um dia conseguir entrar em alguma delas. O Eureca divulga processos seletivos para estágio na Givaudan, mas eu só fui descobrir esse ano e o periodo de estágio é de 2 anos, ou seja, perdi a chance pois me formo ano que vem. ;( Pra quem está fazendo cursos de graduação em áreas de Química, Administração, Ciências contábeis, Marketing fiquem atentos, pois pelo menos uma vez por ano a empresa abre processo seletivo para estágio aqui em São Paulo.