Resenha: Comme des Garçons Blue Series: Cedrat, Encens, Santal

A perfumaria da Comme des Garçons é toda cores em 2013. Acabam de lançar três perfumes chamados Blue para se juntar a Black, que é do início do ano. Eles foram lançados semana passada em Berlim e o 1 nariz conheceu em primeira mão. Esses trio chega ao mercado americano em agosto.

Faz parte do material promocional um pequeno vídeo com cada perfumista explicando a própria criação. Bem pé no chão, falando do ponto de partida e das relações de contraste entre os materiais, tratando o perfume como construção intencional e esmiuçando para o consumidor, que é tratado com inteligência. O marketing do não-marketing usado de um jeito legal. Palmas. Infelizmente não encontro online, se acontecer aviso aqui.

Blue Santal, Comme des Garçons.

Instalação com os frascos na loja.

Segundo a marca a proposta é o contraste: o frio do azul contra o calor das matérias primas que dão nome. Mas no teste eles são mais Blue que qualquer coisa, o segundo elemento está no segundo plano. Blue Cedrat foi o menos interessante num primeiro teste. O cedro é bem discreto, nada cremoso, juntado com uma rosa com traços metálicos. A impressão total é mais da rosa gelada que da madeira, um efeito banho/limpo/sabonete que já foi tão usada e acho tediosa em perfume. A imagem que me veio na hora foi dos Kenzo Homme, limpinhos e transparentes, mais um ângulo metálico. Precisa?

Blue Encens combina o incenso com canela, uma especiaria quente. Aqui o contraste está mais claro: ambos tem um ângulo ardido/mentol/canforado que funciona como um Trident de canela, que esquenta e gela a boca ao mesmo tempo. De novo, o incenso é mais complementar que figura central. É o mais quente dos três: a canela desequilibra o jogo e se sobressai. Canela não é doce mas a eterna presença nos doces deu essa impressão, tem um peso que me pareceu desconfortável para o verão. Mas talvez seja confortante no inverno como um incenso pesado é, de um jeito quente/frio.

Blue Santal foi meu favorito. Ele lembra Incense Kyoto porque tem cheiro de cipreste, resultado do acréscimo de zimbro na fórmula. O sândalo, que conhecemos daquelas bolotas de perfumar armário, tem um ângulo picante como pimenta do reino, que amplifica o canforado/mentol do zimbro. Gosto bastante desse efeito gelado e florestal, um outro tom de verde que cai bem no nosso clima úmido, que complica mais para perfumes do que sendo apenas quente. O gelado/cortante do mentol vai abrindo caminho no ar a 90% de umidade e é uma alternativa ao perfume cítrico e verde, que em geral é ao que se recorre no clima quente. Blue Santal foi criado por Antoine Lie, do terrível Sécretions Magnifiques para o Etat Libre d’Orange, entre muitos outros. Mas de todos os lançamentos da casa ainda fico com a fumaceira de Blackporque fumaça é minha nota-fetiche e por combinar usável com uma dose de estranho.

E você, qual é sua escolha de perfume nos dias mais abafados do verão? Você gosta desse efeito gelado/mentol? Por que? Quais são seus favoritos nesse estilo? Deixe sua contribuição nos comentários.

Blue Santal, Comme des Garçons

Blue Santal, Comme des Garçons.
90 euros, 100 ml

Via internet e lojas autorizadas.

 http://comme-des-garcons-parfum.com/

  • James

    Conheci o zimbro através do Creed ‘Original Santal’ e do Penhaligon ‘Juniper Sling’… associado, assim como no ‘Blue Santal’, a especiarias (canela e pimenta do reino, respectivamente)… e, assim como no ‘Blue Santal’, empresta uma refrescância a ambos. No ‘Original Santal’ ele se revela adocicado e bem suave, quase pálido, entre a canela e o sândalo. No ‘Juniper Sling’, ainda levemente doce, mas mais ‘gelado’, chega a lembrar algum tipo de bebida. Esse frescor também me agrada muito, principalmente, é claro, em dias muito quentes, quando acabo usando, geralmente, fragrâncias com notas cítricas, associadas a uma ou outra coisa (fundo amadeirado, notas aquáticas, etc). Hoje mesmo provei o Serge Lutens ‘L’Eau Froide’, procurando por esse frescor. O olíbano somado com as notas cítricas ficou até bacana, mas não é nada muito especial… Um dos meus preferidos para essa época é um perfume simples e barato, o ‘The Beat’ da Burberry. Cítricos + pimenta + folhas de violeta. Muito refrescante. Se tiver oportunidade, vou provar o ‘Blue Santal’, com certeza.

    • Dênis Pagani

      James, faz muito que testei o Eau Froide e tive a mesma impressão que você — meh. ja li que foi estratégia para garfar o mercado chinês, que prefere esse tipo de perfume. Zimbro está em toneladas nos gins, talvez por isso a lembrança com bebida? Pensando cá (estou em berlim, hoje faz muito calor), uma colônia com cara de gin tônica seria muito bem-vinda.

      Vou procurar o The beat, sempre bom ter uma arma dessas, ainda mais a bom preço. eu acabo recorrendo a uma boa dose de colonia Bergamotto Marino (Ferré), bem cítrica/verde e gelada. Falei dela aqui no site.

    • Guto

      The Beat é realmente muito bom e tem boa fixação, mas parece que não “rolou” na minha pele. E olha que Burberry é sonho e referência em perfumaria. Dior é quase sempre a minha pedida. Hoje tomei banho de Dune, que até minha mãe reclamou, kkkk.
      Respondendo ao post, em dias quentes, gosto muito do L’Eau Par Kenzo Homme.

      • Dênis Pagani

        haha! do Dune masculino? o feminino era um favorito da minha mãe que não consegui gostar. seco seco seco, completamente coerente com o nome, que me dava coceira no nariz.

        • Guto

          Isso mesmo, eu uso o masculino. Ele tem um toque seco, mas com um frescor sutil como uma brisa floral, mas o fundo geralmente fica lenhoso, com nuances de amêndoas ou mel (que não constam na composição). Eu o definiria assim: figo, cassis, cedro, sálvia, casca de figueira, baunilha, rosa, sândalo, fava tonka; nessa ordem. As notas se entrelaçam de modo adorável nesse que considero uma das obras primas da Maison Dior; e não vêm à tona exatamente na ordem de construção da pirâmide olfativa. Cara, vale a pena conhecer!

  • Douglas

    Dênis, poderia indicar alguns perfumes p/ esse verão que está chegando ?