1 nariz: encontre seu perfume

Oi! Meu nome é Dênis Pagani

 

Minha função é traduzir: o que está dentro do frasco e nos cheiros por aí, em coisas que possam ser entendidas. Traduzir os desejos das pessoas em perfumes que existem na vida real. Com ouvido atento para quem usa e de olho no mercado.

Perfume é fonte de bem estar e prazer, tradução de um estado de espírito. Uma forma de comunicar quem se é e de mostrar o que é invisível. Serve para marcar, para ser lembrado — e também como disfarce. Há quem use para reforçar a própria confiança ou como antídoto a realidade.

Nós vamos juntos para além do frasco e da propaganda, conversar numa linguagem clara, evocativa e bem humorada sobre perfume e tudo que está em volta do nariz.

Foto: João Bertholini

 

Toda segunda-feira eu publico um artigo exclusivo sobre perfumaria e olfato para os assinantes da newsletter. Também é lá que falo de todas as novidades dos cursos e da consultoria. Se inscreva agora para receber:

Qual a história do meu nariz? Não tenho uma história de criança para dizer que isso tudo era um destino óbvio. Lembro o sabonete na casa da minha vó — aquele Phebo preto –, chá de camomila me leva direto para lá, no fim da tarde quente demais de São João da Boa Vista, comendo pão com mel. Mas isso prova alguma coisa?

O 1 nariz começou por escrito, como um monte de coisa na minha vida. Primeiro lendo uma história bem contada sobre a criação de dois perfumes. O texto vivo, fazendo matérias primas se tornarem reais, me fisgou. Depois, num avião para Paris, mais um livro. Uma coleção de comentários sobre perfumes escritos com verve, humor, cheios de imagens. Como um cheiro podia fazer nascer aquele texto? Eu queria sentir tudo aquilo.

Pousei em Paris com uma lista de perfumes e lá começou minha viagem.

Lancei o site no fim de 2012 com o objetivo de encontrar gente para conversar, para me obrigar a estudar e escrever. Tive medo de falar sozinho muito tempo mas as pessoas apareceram. Hoje minha rotina é entre livros, sites, pesquisa de matérias primas e de perfumes em si, para criar conteúdo para o site, inventar cursos e workshops ou atendendo clientes da consultoria pessoal. Clique nos links para conhecer melhor meu trabalho.

 

Perguntas frequentes

Antes de me escrever veja se a sua pergunta já foi respondida aqui. Também é legal procurar o assunto na busca do site (a caixa fica lá no alto). Ela pode já ter sido respondida.

Se você quer…

Saber sobre o próximo curso ou um perfume específico

Clique neste link para cursos. Clique aqui para a lista completa de resenhas e use a busca para procurar o nome do perfume, pode ter sido mencionado em outra resenha. 

Criar perfume de ambiente personalizado, fazer um trabalho de identidade olfativa para uma marca

Sim! É possível. Eu não sou perfumista mas estou qualificado — com metodologia de trabalho e linguagem adequada — para te ajudar no processo de desenvolvimento de uma fragrância personalizada. Antes de começar qualquer coisa, estes são alguns limites que a gente encontra hoje no mercado.

Nos fornecedores que a gente tem hoje a menor compra possível é de 1 quilo de fragrância pura. Ela vai ser diluída (por um segundo fornecedor) a 10% (para facilitar a conta). Isso dá 10 litros de produto acabado — algo como 50 frascos de 200 ml, para você visualizar. Eu não conheço um fornecedor que trabalhe com menor quantidade. Se você conhece, por favor, me conte.

Se este limite não é problema, mande um e-mail para oi @ 1nariz.com.br contando da sua idéia e vamos trabalhar juntos.

Fazer cópia de um perfume antigo ou descontinuado

Você sabe que com com tempo e dinheiro tudo é possível nessa vida. Até fazer renascer um perfume. Neste post tem tudo explicado.

Saber mais sobre a formação do perfumista

Aqui neste post tem uma conversa sobre virar perfumista (ou trabalhar na área), que já dá umas pistas legais pra quem quer seguir esse caminho.

Indicação de livros

Dá uma olhada nos livros que eu indiquei na tag livros, aqui no blog. E aqui tem mais alguns:
  • Brasilessência: Renata Ashcar. Editora Best Seller. (Esgotado mas disponível na Estante Virtual)
  • Aromacologia: Uma ciência de muitos cheiros. Sonia Corazza. Editora Senac.
  • Diário de um perfumista. Jean-Claude Ellena. Editora Record.
  • Le Parfum. Jean-Claude Ellena. Editora puf. Em francês.
  • The Art of Perfumery. G. W. Septimus Piesse. Disponível no Gutenberg e Google Books. Em inglês.

 

Contato: fale comigo

Se você está procurando serviços para empresas como palestras, cursos, treinamentos e ações customizadas, nesta página tem algumas idéias.

Contato de jornalistas, dizer que me ama (<3) e todo o restante: escreva para oi @ 1nariz.com.br.

O 1 nariz aceita amostras para fazer resenhas. Enviar amostras não implica no perfume ser resenhado. Entre em contato no e-mail acima para enviar.

 

Marcante na vida do 1 nariz

 

 

Cópia de Avatar_Grande_Final

Identidade visual do 1 nariz por Estúdio Clarabóia sobre desenho de Adrianne Gallinari.