13 perfumes femininos para usar no trabalho

Contando com a ajuda incansável das leitoras do site que fazem parte do clubinho da newsletter e do facebook, aqui tem minhas sugestões de perfumes que vão funcionar para quem trabalha em escritório. Me baseando na regra dos 3 confortos, recomendo coisas que não são invasivas, que não vão atrapalhar o que está acontecendo ali, e que nem por isso precisam ser menos interessantes. Como na seleção que fiz para homens, clique nos nomes para resenhas mais detalhadas.

Na imagem: cena de Funny Face

 

Guerlain Acqua Allegoria Pamplelune

Uma colônia de toronja — esse nome maravilhoso para esse cítrico maravilhoso, gigante, cascudo, amargo e de polpa vermelha, que atende também por grapefruit ou pamplemousse, a depender de onde seu coração aponta. Vive mais ou menos escondida em plena prateleira. É um outro jeito de fresco, menos brilhante e aerado, com secura e amargor bem interessantes, quase de madeira. Colônia para homens e mulheres com uma boa colherada de interessância para não ficar banal. Preço bom pra um frasco de 100 ml.

Se colônia e coisas nesse espírito leve, transparente, são sua praia, aqui tem mais algumas idéias4711, Acqua di Parma Colonia e a Colonia Assoluta, Eau de Cartier e Eau de Cartier Goutte de Rose, Thierry Mugler Cologne, Dior Homme Cologne, Eau de Gaga 001.

 

Ivoire de Balmain

Floral de antigamente centrado no jasmim, é adequado, comedido, limpo, com um aspecto cremoso que lembra sabonete e pele lavada. É ladylike e bem comportado. Essa versão reformulada em 2012, que não quer desfigurar e atirar o perfume no futuro, mas mais aparar as bordas e reapresentá-lo a sociedade, sem querer esconder sua origem — o original é de 1979. Comunica mulher romântica, com intenções imaculadas, mirando a santidade (ou dá um ótimo disfarce para a Capitu).

 

Kenzo Amour

Para quem não quer abrir mão de sua dose de baunilha e as associações com carinho e conforto. Amour é leitoso e delicado na medida, o suficiente para lembrar bolo simples saindo do forno sem virar coisa de comer. Aliás, essa é a graça: Amour fica esquina do gustativo e do que é para uso externo, graças a um beijo de madeiras levinhas e de almíscares.

 

Tommy Hilfiger Tommy Girl

Floral luminoso como uma manhã ensolarada de sábado, nos breves minutos em que o mundo faz sentido e não existe desafio grande demais, o alinhar dos planetas dizendo que tudo vai dar certo. É o menor denominador comum entre chá de jasmim, uva verde, maçã azedinha. Não vai entreter / incomodar (dependendo do ponto de vista) com camadas complexas que vão se desvelando devagar.

Entendo quem torce a cara por enjôo, que Tommy Girl é vítima do próprio sucesso: vendeu e vendeu, foi copiado e imitado sem medo. É a definição de perfume otimista. Quem não gosta de Tommy Girl prefere a escuridão.

 

Dolce & Gabanna Light Blue

Esse entrega o que o povo quer: cítrico que dura para sempre. Como? Mistérios da perfumaria — eu tive frente a frente com o perfumista e nem lembrei de perguntar. Mas junto com o cítrico vem uma tonelada de madeiras sintéticas, secas, transparentes, com difusão gigantesca. O problema: o rastro fica penetrante e o campo de ação, enorme, dois pontos delicados para quem passa o dia confinado com mais gente no trabalho. Aplicando com cuidado (poucas borrifadas e embaixo da roupa, por exemplo) funciona super.