14 perfumes masculinos para usar no trabalho

Escritório e todo tipo de confinamento com estranhos, ou, no mínimo, com gente que está ali sem escolha, e não por amor a você, gera um monte de dúvidas em relação a perfume. Todo mundo já teve algum momento de pânico de elevador, quando entra alguém perfumado demais da conta.

Você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher e aplicar perfume para ir para o escritório. Mas o que usar? Aqui tem uma série de sugestões de perfumes masculinos e águas de colônia — que não tem divisão de gênero. Coisas de projeção controlada e com presença, que vão fazer um ruído de fundo agradável enquanto o trabalho corre, que não vão se impor sobre o nariz de ninguém. Clicando nos links você vai para resenhas mais completas aqui no site.

Na imagem: O Processo, de Orson Welles

Lacoste Jaune

Da lista dos nice and clean, lembra laranja lima. Não é nenhuma aventura e nem nada mal, bom para os dias que se está um pouco sem assunto e sem energia para muita presença (lembra que sempre pode não usar nada também). Nice and clean.

 

Burberry Brit Splash

O grande e eterno tema do cheiro de barbearia, prisão (é 90% dos lançamentos, em geral sofríveis) e liberdade (porque fugir de um clássico?) da perfumaria masculina — fougère, se o nome da espécie interessa. Este é da ala dos bem feitos, mentolado na medida, com leveza para não chatear ninguém, faz sentir limpo e preparado para enfrentar o dia.

 

Guerlain Vetiver

Clássico dos clássicos, encontro do lado verde e terroso do vetiver com o efeito tônico, picante, da noz moscada. Elegante, de coluna ereta, veste camisa branca e fala coisas interessantes. Não aceite imitações. Não precisa puxar a minha orelha, já estou providenciando um post inteiro.

 

Chanel Pour Monsieur

Outro do lado clássico da história, longe de parece empoeirado, dá a impressão de saudável, natural e energizante. Numa ponta fica um coquetel de cítricos, para dar aquela acordada logo de manhã, na outra, musgo de carvalho, que dá profundidade, um verde escuro chic. Aula de proporção num mundo que fala cada vez mais alto, em que a ordem é ocupar espaços e impor vontades. Mas essa ladainha não importa: sinta Pour Monsieur numa loja e veja com quantas notas se escreve delicioso num perfume. Se não ficar abalado, procure um médico.

 

Eau de Gaga

Ha! O último perfume de Lady Gaga — o que ele está fazendo aqui? Para quem for atrás procurando a imagem  traduzida num perfume, se deu mal. Eau de Gaga, supostamente o primeiro de uma série, segue a pista dos chás verdes, inaugurada por Bulgari Eau Parfumée au Thé Vert. É um verde seco, com algo que lembra palha, polido, fácil de usar e sem gênero. Passa como mais caro do que custa.

 

Águas de colônia

Um dia eu vou parar de declarar meu amor pelas águas de colônia? Talvez. Mas não hoje. São feitas para fazer se sentir bem, estão menos preocupadas com potência, que é sempre um problema quando se divide um espaço restrito com mais gente.

Do lado clássico: a excelente e barata 4711, Roger e Gallet Jean-Marie Farina, Acqua di Parma Colonia (ou a Colonia Assoluta, um tico mais moderna) e Hermès Eau d’Orange Verte.

Do lado moderno: a excelente Thierry Mugler Cologne (parece que parou de ser importada mas sempre encontro na Opaque do shopping Paulista), Dior Homme Cologne, a esquisita Guerlain Aqua Allegoria Pamplelune, inventando uma colonia de grapefruit, e a Eau de Cartier. Ou ainda as Eaux recentes da Hermès — a minha favorita é a Eau de Narcisse Bleu, que dá uma impressão vegetal ranhurada, raspando de leve na garganta, qualquer coisa como um talo de planta.

 

  • Bruno Nóbrega de Sousa

    Salve, Dênis, bom que você está na área de novo. Bela lista: equilibrada, relativamente acessível. Quanto à linha fresh do Tom Ford, como Neroli Portofino e Costa Azzurra, você considera apropriado para escritório? Estou pensando em vender um rim para comprar um desses. Abs!

    • Bruno, acho, sim, desde que usado com cuidado — são frescos mas bastante potentes. O Neroli é meu favorito.

  • Adriana Reis Andrade

    Você falou sobre Burberry Brit Splash e associou a cheirinho de loção de barbear, mas para mim nenhum ganha do Acqua Di Gio Profumo. Este faz me lembrar daquelas loções bem antigas…

    • Adriana, tava com ele na minha mesa esperando para testar quando vc escreveu. Tem a ver sim — são temas clássicos, quase uma Garota de Ipanema da perfumaria!

  • Alessandro

    Tenho problemas sérios com perfumes para trabalho. Gosto dos fougéres aromáticos, mas não esses de hoje, andróginos com cheiro de banho tomado. Nada contra, só não faz meu estilo. Prefiro o estilo Paco, old school. Em contrapartida, gosto dos orientais amadeirados, onde discrição não é o forte tb, rs…enfim, enquanto não me transformo em uma pessoa de gostos normais, vou de Paco mesmo e ai de quem espirrar ou dizer que é cheiro do vovô, kkkk. Abração Dênis!

    • Alessandro, gosto do Paco também! Essa onde de neo fougères é bem chata, sem presença. Vai passar. Vc conhece o YSL Rive Gauche masculino? É um fougere lindo, vale a pena procurar se não conhece. Infelizmente não é mais importado pra cá, mas vc acha em viagem. Abraço!

      • Alessandro

        Amém! Eu confesso que não conheço esse. Interessante mesmo, apesar de nascido nos anos 2000 tem uma proposta retrô, até o frasco remete aos fougéres antigos. Vlw pela dica, vou ver se consigo cafungá-lo. Abração.