9 perfumes-conforto para dias de stress

Depois de um dia exaustivo, aquele em que o mundo foi duro demais e você quase começa a sentir pena de si, eu recorro a um banho quente demorado e algum perfume que me leve para um lugar melhor. Bem, o banho demorado está suspenso pela seca em São Paulo, na verdade tenho passado um pouco de frio quando fecho a água para me ensaboar. Restou o perfume.

Procuro alguma coisa quentinha que me abrace, seja de que reino for: na comida seria um caldo de músculo, que eu quase fico doente só para poder comer; se for inverno a roupa vai incluir um cashmere, este que é o Terceiro Segredo de Fátima. O perfume segue o mesmo caminho, uma textura macia, felpuda, abraçante, com uma certa espessura para acomodar uns ossos cansados. Isso se traduz em matérias primas como sândalo, tabaco, almíscar (da espécie mais quente, menos limpo), âmbar e resinas em geral. Acabo deixando as flores potentes de lado porque sinto que precisam da minha energia para funcionar.  Idealmente eu gostaria de alguma coisa como Yves Saint Laurent Nu ou Gucci Rush depois de duas horas de aplicados, quando o aspecto cremoso de sândalo e almíscar fica mais evidente. Antes disso a parte floral exige muita atenção. Como não dá para acelerar esse filme, outras opções.

Habanita (Molinard) tem sido a minha escolha da vez, que cheira a tabaco e vela apagada, com um tico de mel. Cacharel Noa seria bem a medida, que é macio de musk e leitoso de lírio do vale. Cuir de Lancôme também serve, o benjoim entra com o caramelado e o couro me faz pensar num sofá antigo e confortável. Para uma coisa mais suntuosa a escolha é por Ambre Sultan, um delírio de resinas, incenso e especiarias quentes que abraça — este é um perfume que vai passear bastante no outono que chega. Se ataca um momento formiga as vezes pego o Lolita Lempicka, e pensando agora, talvez Body Kouros e Prada Candy sirvam. Hypnotic Poison com aquele amanteigado dos deuses, seria perfeito, Muscs Koublai Khan também, que cheira a pele quente.

Editado: como pude esquecer? Dior Homme seria completamente perfeito, Dior Homme Intense também!

Te pergunto: agora que já sabe que perfumes eu procuro quando quero conforto, quais você me recomendaria? E que perfumes você busca neste momento? 

 

Para ter outras visões sobre esse tema, visite os blogs:

Le Monde est Beau | Perfumes Bighouse | Village Beauté | Templo dos Perfumes

Pimenta Vanilla | Vanessíssima | Perfume na pele | Parfums et Poesie | A Louca dos Perfumes

  • Diana Alcantara

    Gostei da sua abordagem ‘tátil’, cheia de texturas! Lã, pele, couro… armaduras cheirosas para dias longos de batalha… E como resisitir ao ‘brodo’ de músculo?

    • Armadura: é isso! Essa proteção é algo que sempre gosto num perfume. pode cair o mundo lá fora, estou aqui na minha bolha onde tudo é melhor.

      • Si Box Girls

        Para mim Dênis, um perfume que me tira o stress e me dá um relaxamento gigante é o Infusion d’Iris, tanto que é meu cheiro favorito para dormir
        Um que fiquei curiosíssima para conhecer foi o Cuir amo couro em perfumes e gosto muito do Fan di Fendi, tô te seguindo por aqui a pouco tempo e amando
        Parabéns pelo excelente blog

        • Recomendo demais esse couro, Si, vale mais do que está sendo cobrado. Seja bem vinda.

  • Elisabeth Casagrande

    Oi Dênis. Poderosos seus confortos! Adorei a lembrança de Habanita que pode ser tão quente quanto uma deliciosa sopa em pleno inverno do Sul, vestindo cashmere e jaqueta de couro, que ninguém aguenta tanto frio… muito bem lembrado! Sua linguagem é rica em imagens meu querido. Amei. Beijocas de Elisabeth de Perfume Bighouse.

    • Elisabeth, não é demais o Habanita? fiquei feliz que hoje amanheceu mais frio e vou conseguir usar essas delícias em breve. estou atrás de perfumes com notas tabaco num efeito macio e envolvente como o Habanita. tem algum que vc me recomende?

      • Elisabeth Casagrande

        Denis é! Eu gosto de Habanita mas só me atrevo no inverno. Tenho uma pequena listinha de tabacos desejo. Alguns não conheço, mas li a respeito e fiquei curiosa. Efeito macio mas com aquele tabaco doce de chocolate é o Tobacco Vanille. A men Pure havane também segue o doce. Chuergui é um tabaco mais seco. Tuscan Leather tem o tabaco junto com couro. É pesadão, mas admirável. Estou louca para experimentar Tobacco Oud do TF. E o Montobaco de Ormonde Jayne. Ela tem perfumes espetaculares. Havana Aramis é clássico, Fumerie Turque intenso e finalmente um que não conheço ( só o feminino que é adorável) … Trussardi Inside Men.

        • Elisabeth, excelentes dicas! Gosto muito do Tobacco Oud, estou com uma amostra generosa aqui, vou resenhar em breve. Os outros que comenta não conheço mas anotei para encontrar. obrigado pelas dicas

  • Jonatan

    Por aqui o perfume que me deixa mais confortável e relax é o Five O’Clock Au Gimgembre – Serge Lutens, sem dúvidas.
    Os outros 2 que me dão uma paz imensa são, Kyoto – CDG e Gucci Pour Homme II.
    Esses 3 realmente mexem comigo e me deixam zen, hehe…

    • Jonatan, excelente lembrança o Kyoto, acho que funciona. O Myrhe Ardente que vc me apresentou entraria fácil na minha lista, bastante balsâmico, muito bom.

      • Jonatan

        Sim, o Kyoto é da paz demais, haha…
        O Five O’Clock me dá essa sensação devido ao aroma remeter
        à épocas boas da minha infância.
        E o Myrrhe Ardente é adequado mesmo, que bom que gostou.
        Abração!

  • ane elize

    Ola Denis! fugindo do assunto, resolvi te escrever pq estou com um PROBLEMAO. Estou apaixonadissima pelo Arabie do serge lutens. muito.sei q vou acabar comprando, mas tem alguma coisa q se aparente lontanamente e nao custe 88 euros??? obrigado!!!!

    • Ane, eu não conheço nada igual Arabie! é tão estranho, nunca vi nada parecido. se entregue ao Lutens que vale a pena.

      • ane

        é, resolvi seguir seu conselho, me entreguei ao serge! arabie é muito muito lindo! é doce, é especiado é quente acho q encontrei meu “perfume conforto”! um abraço, adoro seu blog!

  • Lily ( parfums et poesie)

    Mas olha! Interessantíssima a percepção indo na contra-mão dos óbvios aromas reconfortantes! Âmbar e especiarias, perfumes quentes e exóticos. Uma surpresa…
    Parabéns pelo blog, primeira vez que venho!

    • Lily, estava pensando agora: no momento do cansaço quero um perfume com alta cobertura, igual tinta de parede, haha

  • Preciso de caldinho de músculo agora!

    • cof cof, já estou sentindo uma pontada no lado esquerdo da garganta…

  • Carla B

    A Li me comentou que faço a linha conforto no teu estilo Dênis, concordo mesmo! Conforto pra mim é atrelado à aromas mais quentes. E Nu é uma lindeza mesmo, consegui um frasco semana passada. Curiosíssima pelo Cuir de Lâncome. Será que esse lâncome finalmente vai me conquistar (tenho um pouco de implicância com a marca).
    bjuxxx

    • Elisabeth Casagrande

      Carla, eu também gosto assim. O Cuir estava na minha lista, mas ela ficou tão grande que deletei quase metade. Uso no inverno. É tão aconchegante, mas eu curto mesmo os cheirinhos de couro, tabaco, café. Hiii… Lembrei de um que é uma paixão e não coloquei. Trussardi Inside ! Beijin

    • Carla, o Cuir é fantástico, não merecia o destino que teve. e acho bastante versátil, não é impossível de usar em algum calor. Também tenho implicância com a marca! ontem testei o Hypnose esperando uma bobagem e não é nada mau.

      Vou passar no seu blog já, estou com um prazo no meu calcanhar.

  • Dâmaris – Blog Village Beauté

    Dênis, concordo com tua fala lá no VB. Conforto, para mim, não se aproxima de frescor, mas de maciez e simplicidade. Seleção de peso tens aqui. E o quão brilhante essa relação perfume e emoção! Obrigada por participar. bjs

  • Lucia Rigueiral

    Fantástica sua percepção,nunca imaginaria perfumes quentes a base do couro e âmbar para finalizar um dia stressante!Em tempo amo “Rush” da Gucci perfume para mim super sensual,quente,poderoso!

    • Lucia, estou usando o Rush hj mesmo. Cheiro de plástico e um pouco salgado. a primeira vez que usei até levei um susto na metade do caminho, quando a coisa esquenta.

      • Lucia Rigueiral

        Dênis,principalmente eu que moro no Rio Grande do Sul no inverno os perfumes quentes e mais pesados são muito bem vindos,realmente dão uma sensação de conforto.

  • Danielle Amorim

    Confesso que estou ficando com uma “inveja” do conforto de vocês (vc e a Damaris que li até agora). Conforto-proteção, quente, envolvente. Nessa terra do sol a pino em que moro (Natal) não consigo lidar com tais perfumes, principalmente se a intenção é relaxar… Como botei la na Damaris, o “perfume-conforto-estou-cheirosa-mas-nao-pensando-nisso” é o l´eau par kenzo. Nada de complexo e cheio de frescor 😉

    • De fato, a média térmica do país não ajuda muito o uso desse tipo de perfume, em Natal ainda mais complicado. A Dâmaris que deve passar muito bem com o frio no sul. Aqui tem uma época do ano que é só colônia e cítricos, não tem jeito.

  • Cris R.

    Suas escolhas foram as menos óbvias, mais inusitadas! No geral suas escolhas me dão efeitos meio contrários…os “Perfumes de pele” me remetem a desejo. Resinas me deixam carente, não calma…rs.Uma alma rica e atípica. Chamar habanita de vela apagada foi uma descrição absolutamente pertinente, rs…adoro seu estilo de escrita! muitissimo sagaz! preciso vir mais aqui, confesso que venho muito pouco! mudarei isso! santa preguiça! beijão cris nobre

    http://templodosperfumes.blogspot.com.br/

  • Adriana

    Para quem tem enxaqueca como eu, com qualquer cheirinho mais forte, usar perfume é um problema. O perfume bom é aquele que não desencadeia crises. 90% dos perfumes adocicados estão fora de cogitação e os “Eau de Parfum” tb.

    Meus top 3 (meio batidos mas…): Bulgari Omnia Crystalline Eau de Toilette, é uma fragrância elegante, uso mais a noite (testei o Eau de parfum e não é tão bom), CK Be (eterno, despojado e esportivo!!!), e o meu favorito: Light Blue Dolce & Gabbana (nada original, mas é aquele “cheirinho geladinho e refrescante de banho que não incomoda ninguém e todo mundo diz: “tá cheirosa!”). Tá difícil de mudar, se alguém tiver alguma dica, agradeço…

    Alguns que adorei, mas não funcionaram para mim (só com um analgésico na bolsa): Infusion D’Iris Prada eau de toillete (tão gostoso!), Dhalia Noir L’eau (muito forte, encalhou no meu banheiro), Ralph Eau de toillete azul (gosto mais nos outros do que em mim, fragrância atraente que nos faz perguntar “que perfume é esse”).

    Outros que já usei e gostei: Green tea Elizabeth Arden (só para não sair sem cheiro), Bulgari Eau Thé Vert (cheiro de banho), Bulgari eau thé blanc (suave, seco e fresco, ótimo no verão, era o meu predileto antes do Light Blue), Un jardin sur le Nil da Hermés (os da Hermes são bem fortes), L’eau par Kenzo (preferia nos outros do que em mim), Aqua de Parma (Hermés- muito forte), Carolina Herrera for Men, e na minha fase pré enxaqueca o Anais Anais da Cacharel (nem passo perto hj).

    Agora, a minha maior tristeza: o único cheiro adocicado que amei e não me deu dor de cabeça foi o hidratante Lovely (es-pe-tá-cu-lo) da Sarah Jessica Parker (saiu de linha há alguns anos), pq o perfume é muito forte, nem misturando o perfume num creme hidratante sem fragrância não fica igual. Andei lendo sobre a semelhança com o Her de Narciso Rodriguez e vou testar. Era isso 🙂

    • Isabela

      Adriana, sofro do mesmo mal que vc, tenho verdadeiro pavor de perfumes doces, alguns me dão até vertigem… Então para não ter erro, vou atrás de florais frutados.

      Há anos uso Gucci by Gucci II Eau de Parfum, fresquinho, gostoso e confortável, tenho sensação parecida à dele com o Light Blue, só que tem um porém, ele é dificil de encontrar ultimamente…

      Mas pouco tempo atrás tive a graça de conhecer o Chloé by Chloé (EDP tb) e me dei muito bem com ele, apesar de ser um pouco mais forte, e bem floral, ele se salvou comigo pela nota frutada – esse já mais fácil de encontrar pois é uma criação mais recente que o Gucci.

      Será que vai dar certo pra vc? Espero que sim ; )

    • Isabela

      Lembrei de mais dois: I love love da Moschino, que é irmão quase gêmeo do Light Blue e o Noa da Cacharrel. O Noa experimentei há pouco tempo e achei too much e fiquei com nojinho, mas me dei bem com ele por mto tempo.

      Fazendo uma amarração no texto: Todos sempre me deram a sensação de conforto!

      • Boa, Bel! concordo com o Noa, acho que vai funcionar

    • Adriana, que coisa chata essa enxaqueca. acho que o seu negócio é almíscar (musk) e umas madeiras leves com a sensação seca/transparente do Light Blue.

      Chloè L’eau tem rosa fresca/verde, um patchouli levinho e nenhum açúcar, talvez funcione. Lalique Perles tbm é bem seco de pimenta do reino e tem algum frescor, ou uns vetiver como o da Guerlain (mais claro/envolvente) ou Lalique Encre Noire masculino (mais escuro e seco).

      No caminho do musk: Lalique Encre noire for her que tbm é no espírito do NR for Her, que acho bem acertado, especialmente o do frasco rosa. E tbm o Cacharel Noa, que a Bel fala abaixo.

      boa sorte na busca!

  • Nicolas

    Com a chegada de fato do outono, recomendo o L’Eau par Kenzo Indigo feminino. É relaxante e confortável demais. Mas o que mais me agrada para relaxar continua sendo o Cologne du 68.

    • Nicolas, não conheço o feminino, fico surpreso quanto o masculino ainda é popular, numa festa há dois meses estava por todo o lado.

      Também curto uma colônia, é o meu refúgio do calor, do dia melado, e do dia da exaustão olfativa – sempre me dá uma sensação de “limpar as vias aéreas”. essa nova da Guerlain está excelente.

  • madeira

    Havana Aramis é clássico. perfumes importados do Brasil

  • Marcela

    Les Nuits d’Hadrien cheira a lareira com cobertor de cashmere escocês numa noite fria, verdadeiro acalanto para a alma!

    • Marcela, parece sensacional, vou deixar anotado para conhecer numa próxima viagem.

  • Isac Donisete

    Denis querido apenas amando cada dia mais o blog e todas as suas inserções em periódicos e afins, me assumo um fã do seu texto e linguagem, agora devido as dificuldades do interior e questões de acesso mesmo, talvez você pudesse fazer um apanhado de perfumes conforto do mercado nacional, seria algo divino! Desde já agradeço!

    • Isac, ótima pauta. Deixa mergulhar nos nacionais que apareço com algumas coisas. Obrigado por acompanhar.

  • Cezar Bastos

    Chanel Allure Homme Edition Blanche. Curto muito, apesar de a fixação não ser das melhores, pelo menos em mim. O que você acha dele, Dênis?

  • Ubiratan

    Há vários que uso em poucas gotas para dormir e relaxar, Dênis. Três exemplos: 1- Truth or dare: a potente e doce tuberosa dele me evoca o cheiro da minha infância no jardim da minha avó, repleto de Dama da Noite. Além disso, ele termina mergulhado no conforto doce e macio da baunilha (o meu Diazepam, rs) e do almíscar. 2- Angel eau de toilette: me conduz à sensação de estar flutuando num espaço silencioso, calmo e pacífico, de um azul cinza pastel, amansado pelo patchouli e sem aquela doçura invasiva do EDP (não estranhe minhas impressões, deixa eu divagar, hehe). 3- Samsara EDT: é um oriental? Sim, mas o tom atalcado da Íris, o Sândalo e o almíscar são bálsamos para eu relaxar.

    • Não vou olhar estranho pra ninguém, eu bem gosto de orientais para embalar o sono. Ultimamente tenho misturado um pouquinho no hidratante, só para dar um véu, sem opulência.

  • Ubiratan

    Dênis, o seu 1 Nariz é como um caracol de surpresas: a gente vai abrindo, vai contornando, vai girando, e a todo momento lê um post delicioso e quer comentar, rs. Portanto não estranhe meus comentários meses depois. Posso dar duas dicas dos que gosto para relaxar e me dar conforto e paz? Acquolina Pink Sugar e Truth or Dare. Acho que me dão conforto por me lembrarem da infância: do algodão doce, das balas da mercearia do meu avô, e dos jasmins noturnos da casa da nonna. Abs!

    • Ubiratan, que legal essa mercearia de vô… Tem uma aqui perto (que não vende balas) que cheira a bacalhau salgado e conserva de azeitona.

      • Ubiratan

        Que azar e infortúnio o seu Dênis….diferente da história carinhosa para mim que lhe contei.

  • Cris Campos

    Oi, como vai, estou querendo comprar o Chloe L’Eau De Chloe e o Infusion d Iris edt, estou em dúvidas entre os dois, qual você gosta mais? Eu conheço o Infusion d Iris edp e li algumas resenhas falando que ele é muito diferente do edt, Obrigada