Hypnotic Poison, Dior – creme, amêndoas e cianureto

Mais uma vez Annick Ménardo faz a proeza, além do perfume ser simplesmente puro prazer, o que já estava excelente, tem uns elementos para atender ao cérebro também. Desde o nome à imagem o Poison original é ligado ao veneno, e em concordância com isso o perfume tem a potência intoxicante da tuberosa (angélica), essa flor monstruosa.

Poison é um jogo de bom (cheira bem e quero sentir mais) e ruim (sinto tanto que estou sufocado) que o torna difícil de resistir. Esse resistir é inútil é a própria graça da tuberosa — comprei um maço uma vez só, a casa é pequena e sentir o perfume foi compromisso para uma semana inteira. E fiquei esperando um morcego entrar pela janela para chafurdar nas flores: não é um perfume bonitinho, para atrair borboletas coloridas.

É de intoxicação que Hypnotic Poison fala mas pelo caminho da amêndoa amarga, pequena delícia cheia de cianureto, veneno letal imortalizado em Um Brinde de Cianureto, de Agatha Christie. Aqui, ao invés de atacar em busca da vítima, o perfume atrai para sua dose fatal. A mistura de côco, sândalo e almíscar faz um creme untuoso, amanteigado que é quase pornográfico em sua delícia. Quando leio côco em descrição de perfume já faço uma careta, mas, acredite em mim, aqui ele funciona como umas boas colheradas de manteiga imaginária, e não fantasia tropical. Esse creme é temperado com baunilha e, claro, amêndoas. Logo depois que se começa a salivar a tuberosa mostra seus dentes através de um aspecto floral esquisito, ligeiramente metálico: é tarde demais para escapar.

Ao invés de só fazer uma baunilha em Bulgari Black, a especiaria aparece desvirtuada com borracha, os lados aparentemente dissonantes unidos pela faceta enfumaçada que dividem. Em Hypnotic Poison quem liga opostos é o próprio côco: a amêndoa e a baunilha através do aspecto cremoso, a tuberosa trás a própria nota côco em si. Ao longo do tempo o floral se dissipa e a secagem do perfume é deste cremoso irresistível. Desconfio que faz ótimo perfume para dormir, envolto e embalado num sono de cianureto. Excelentes rastro e duração.

Sobre versões

A marca lançou uma versão eau de parfum em janeiro desse ano, que não conheço. Se alguém quiser/puder mandar uma amostra, é muito bem vindo. A resenha é sobre a versão eau de toilette, de 2008. De lá para cá o perfume foi reformulado algumas vezes — e dizem que mudou para pior (sempre é). Quando testar a versão atual volto aqui para fazer o ajuste. E obrigado a Vanessíssima pela amostra!

Aviso: este não é um post patrocinado mas o site recebe uma comissão pelas vendas feitas através do link. 

Imagem: Lucrecia Bórgia, notória envenenadora. (Lucretia Borgia Reigns in the Vatican in the Absence of Pope Alexander VI, pintura de Frank Cowper)

 

  • Flávia

    Lá pelos 15 anos, lembro que ia pra casa da minha melhor amiga e quando nos arrumávamos pra alguma saída davamos logo umas 10 borrifadas dele! A mãe dela sempre segurava o frasco no meio do caminho e falava que era afrodisíaco, que os homens na rua iriam nos atacar kkkk. Sempre associava com aquele filme Poção do Amor Nº 9! Bons tempos! Adolescência fatal hahaha!

    • hahaha! sabe que as últimas vezes que senti o Poison clássico foi em garotas mais ou menos dessa idade? deve ter uma impressão de perfume de adulto que atrai, imagino, a vontade de crescer é tanta que não cabe sutileza!

  • Divino maravilhoso esse, né? Pena que já elvis…

    • De chorar! vamos ajoelhando até a casa da Annick Ménardo jurar o nosso amor?

      • Diana Alcantara

        Me chamem. E lá vamos nós fazer as juras. Porque merece.
        Belísisma resenha, Dênis! Já pensei em comprar tuberosas e espalhar pela casa, mas acho que o marido morreria de enxaqueca…

        • Ah, um raminho aqui e ali não teria problema, Diana. É minha flor favorita, estou órfão desde que a florista sumiu da feira. Sempre acho que vai entrar um morcego em casa pra esfregar o focinho nas flores.

  • Danilo Poveza

    Gostava do nome “rastro” pra uma marca de desodorante masculino…

    • uma clássico! eu não gosto muito da palavra, só penso no Godzilla deixando um “rastro de destruição por toda Tokio”. mas desisti de lutar.

  • anik

    olá gosto muito do armani code, vc acha que quem gosta do armani code como eu pode gostar desse também?

    • oi, Anik, demorei para responder pq procurava uma amostras do Code para testar.

      são perfumes bem diferentes, o Hypnotic é mais doce, cremoso, cheio de curvas, menos floral, e no geral mais difícil de usar pq é um pouco pesado. o Code é mais versátil nesse sentido. acho que vc pode gostar, sim, mas por motivos diferentes.

  • Melhores Perfumes Importados

    Sem dúvidas, um perfume maravilhoso. Minha mãe usa bastante!! 😉

    http://www.melhoresperfumesimportados.com/

  • Misty

    Concordo com você, esse perfume é divino! vc conhece o dolce vitta tbm da Dior?se puder, faça uma crítica sobre ele.

    • Misty, procurei o Dolce Vita faz umas semanas mas não encontrei em lugar nenhum. Estou querendo falar sobre ele, só que a distribuição é complicada.

  • A CM

    A nova versão está uó do borogodó. Sinceramente ele deixou de ser “hypnotic” e “poison” para “baunilha de anjos”. Deprimente.

    • hahaha! A, adorei a comparação! em julho vem a versão Eau de Parfum, vamos esperar para ver se a coisa melhora.

  • Claudinha

    Amo, mas a versão sensuelle ficou melhor em mim. Virou “meu cheiro” e agora estou órfã. Triste. Muitos acham o HP uma bomba. Eu sou louca por bombinhas! Durante a vida usei D&G (sim, aquele clássico da tampa vermelha…), Amarige, Tresor, Insolence e por aí vai. hahaha…
    Adorei seu blog, Denis. Texto, layout… arrasou!

    • Claudia, você não está só, tem uma galera que só gosta das bombinhas! Só acho complicado quando o jeito de usar (um monte) acaba complicando a vida de quem convive com você não por amor, mas por obrigação. De resto… por que não? Obrigado pelos elogios, estamos por aqui! 😉

  • Jo Mariani

    Dênis, apenas como colaboração, “côco” não tem acento nenhum. Se você quiser usar um, é só no ô final, mas ai você sabe no que vai dar né? rsrsr