5 melhores de 2013 do 1 nariz

Sol LeWitt, Wall Drawing

Sol LeWitt, Wall Drawing

Estes são os que se encaixam em duas categorias: ou fiquei com cara de !!! quando senti, mesmo que não esteja na minha lista de compras, ou usei todas as vezes que o clima permitiu e tive que fazer força para largar. Link no nome do perfume leva para a resenha completa, os sem link eu volto a falar com calma. São perfumes que conheci este ano, nenhum foi lançado agora.

Yves Saint Laurent Nu

O ponto exato da maior versatilidade do perfume oriental, estão lá as resinas que dão calor e conforto sem sufocar, opostas ao brilho da bergamota e do cardamomo. E o incenso, meu querido incenso, com sua dupla potência, meio resina meio cítrico, juntando uma coisa e outra. Entra na categoria “usei muito”, mas até dei umas paradas para voltar e poder dizer: que perfume lindo. Perfume de grande mercado com disposição de perfume de nicho. Melhor compra do ano, disparado.

Dior Diorella vintage

Achado no Ebay em uma viagem e recentemente vi um dando sopa no Mercadolivre. Bergamota mais outras coisinhas azedas e brilhantes, ligeiramente salgadas, um acorde melão úmido, extra maduro, a beira do apodrecimento. Edmond Roudnitska, criador do perfume e mestre de Jean-Claude Ellena, dá aula de filosofia lembrando, com um aceno pra morte, que a vida está aí dando sopa, enquanto você se perfuma. A fruta dá uma decadência irresistível e contribui para o calor animálico, de pele, que cresce nos últimos momentos do perfume. Fez a alegria dos dias quentes na selva de pedra, é a prova que frescor não precisa nem deve ser chapado. A versão ainda fabricada é a xerox da xerox, um ringtone daquela velha canção — faz lembrar e diverte. Homens que querem variar do frescor de mentolado/aquático: é por aqui.

S-Perfume 100% Love

O amor completo começa com uma mistura de frutas vermelhas de laboratório, azedas e brilhantes como num backlight, com o chocolate mais escuro possível, e puxando a regulagem do contraste bem para a direita. Uma imagem de outdoor. Depois é abraço, calmaria e conforto, comfort food de cheirar, moletom olfativo — rosa, almíscar e sândalo cremoso. E não é? Nobi Shioya, diretor criativo da marca, disse em exclusivo ao 1 nariz que a partir de 2014 terão distribuição muito maior. Hoje é mais ou menos impossível de encontrar. Já estou contabilizando o desfalque no orçamento.

Serge Lutens Tuberéuse Criminelle

Serge Lutens usa a tática do choque, botando a lupa no feio para mostrar a beleza da tuberosa, esse monstro de flor. Cânfora, borracha e plástico na abertura — sabe quando vale a pena aguentar o filme? Meia hora depois a flor aparece em toda a sua potência, com fixação e sillage igualmente assustadoras. A beleza nem sempre é bonitinha. E, sim, dá pra usar, com mão leve. Minha alegria com a Dama da Noite, no verão, era sentir — que exagero! — e não sentir — cadê aquele cheiro maravilhoso? Se aplicar atrás do joelho ou embaixo da roupa funciona igual. E ganha, cresce muito com o calor tropical.

Tauer Perfumes Lonestar Memories

O último gemido na hora do teste. Fui abrir a amostra e caiu um pouco na minha mão, que dá aquele efeito de ver um filme em velocidade alta. Incenso, âmbar, rosa, é untuoso, marrom dourado, abarrocado, espesso, envolvente, confortável, e com aquela sujeirinha de couro, civet e castoreum, ou seja, aperta todos os botões de uma vez só.

 

  • Ciça

    Oba!!!!
    O bom filho a casa volta!
    Espero que com a mala lotada de resenhas e muitos cheiros.
    Senti muita falta. Feliz Ano Novo.
    Já vou dizendo que me deu vontade de ter os 5.
    Bjs

    • Estou cá! Beacoup de coisas novas, o bumbo na marcação para produzir.
      Feliz ano novo, Ciça! um beijo

  • Voltou tinindo, hein? Maravilha! Curiosa com o 100% Love.

    • ha! a gente devia ter mais férias durante o ano, para voltar e escrever cheio de energia. invejei o seu post com categorias, ano que vem vou ser organizado! 😉

  • Que surpresa poder ver o Nu de Yves Saint Laurent na sua lista dos melhores de 2013, sempre achei que o Nu a versão vintage e agora essa atual não fariam feio numa coleção de nicho, pra mim um dos melhores incensos que sinto até hoje, o incenso levado para um lado carnal (por quê não sexual?) envolvente, andrógeno, combinação perfeita de especiarias, ainda bem que possuo as duas versões, a original Eau de Parfum e essa reformulada que não difere tanto assim.

    • Fico feliz em saber que a original não é tão diferente assim, Dino, é tanto agonia nesse vale de lágrimas dos reformulados, hahaha! E o Nu abriu meus olhos para o sândalo, que beleza, passei a pesquisar a nota.

  • Careimi

    Bela lista!
    O Nu em primeiro…quem diria…é mesmo uma ode ao incenso.
    Sempre curiosa para cheirar o 100% LOVE…Lutens, Tauer…caprichou na escolha…e nas notas…
    Merci!

    • vc que me tentou com a promoção fatídica e certeira. vamos ver o que o ano novo nos reserva em termos perfumísticos!