Resenha: 100% Love, S-Perfume — Um susto e uma rosa de aquarela

100% Love, escultura que inspirou o perfume

100% Love, escultura que inspirou o perfume

Fui a loja preparado para gostar de um perfume mas gostei de outro. Quando indiquei ao vendedor que um deles era 100% Love, da marca S-Perfume, ele me levou até a rua com o frasco na mão. Fiquei sem entender até que borrifasse: a saída é super potente. É uma imagem pop e hipersaturada, as frutas são muito vermelhas, ácidas e histéricas, sem paralelo no mundo real, o chocolate é muito escuro e amargo. Tudo sem açúcar e espessura para evitar o sufocamento, uma abertura frenética, um grande e longo Fá para preparar a orquestra. A perfumista por trás de 100% Love é Sophia Grojsman, de Trésor, Paris, Parisienne, o que dá uma boa pista do que está por vir.

O diretor criativo da marca é Nobi Shioya, artista plásticos japonês radicado em Nova York. Alguns dias depois do meu teste trocamos e-mails — eu quis saber se os perfumes da marca, três no total, se relacionam com a sua arte. Nobi indica a foto que abre o post e explica.

Essa instalação se chama 100% Love, é a origem do perfume 100% Love. As bolinhas cor de rosa são de plástico perfumado. A forma do coração é desenhada por pequenos potes e os visitantes podiam levar as bolinhas nos potes, usando as pás. Essa imagem é de antes da exposição começar — os potes acabaram em um dia, deixando o coração como uma pintura bagunçada.

 

Ryoanji Pieta, Nobi Shioya

Ryoanji Pieta, Nobi Shioya

Você pode ver fotos de outros trabalhos neste link. Alguns e-mails depois, antes que eu conseguisse provocar a fuga de uma pessoa amável com perguntas em série, ele me conta sobre o interesse em perfumes.

Nunca gostei de perfume e nunca tinha usado. Quando cresci no Japão nós éramos ensinados que homem não devia se interessar por coisas rebuscadas e de menina, e perfume era uma delas. Muitos perfumes ainda me trazem essa sensação como um reflexo condicionado. O motivo de eu ter “acidentalmente” entrado nesse mundo através da minha arte foi por minha obsessão com cheiros em geral. É justo dizer que eu tenho o sentido do olfato excepcionalmente agudo — por causa disso minhas memórias mais horríveis ou fascinantes são ligadas a cheiros.

Pois bem, a abertura se dissipa — alguém num grupo do Facebook disse, dispensando, que era o cheiro da boneca Moranguinho. Somos entregues a uma rosa pálida, de aquarela, combinada com íris e almíscar e apenas um traço que lembra baunilha (talvez cumarina?). Daria para descrever, de longe, como chocolate branco aromatizado com rosa, menos a gordura, o pegajoso e a overdose de açúcar. É uma sensação envolvente, um pouco talcada, hiper confortável e comedida, está tudo presente sem engolir ninguém. Um giro completo tendo saído da abertura colorida e brilhante como um outdoor. Lindíssimo.

100% Love, S-Perfume

100% Love, S-Perfume.
100 dólares, 60 ml.

Via internet. A distribuição é bem complicada.

 

  • Adrianna

    Fiquei curiosa, talvez pela possível presença de cumarina! Vou atrás de experimentá-lo!

    • Se tiver paciência, volte para contar o que achou, Adrianna

  • Só em lojas no exterior? Ou o encontro aqui no Brasil?

    • só na gringa, infelizmente. eles me falaram que “tem novidades” para o começo do ano mas não detalharam o que é. assim que souber de algo, aviso. eu tenho uma amostra nos últimos suspiros 🙁

  • Pingback: 5 melhores de 2013 do 1 nariz | 1 nariz | blog sobre perfumes e resenhas()