8 razões (e 22 indicações) porquê homens devem usar perfumes femininos

O leitor JB pediu que eu escrevesse recomendando perfumes femininos para homens. Além da carreira de modelo, só na perfumaria o homem vai naturalmente se dar pior que a mulher. A menos que pesquise um pouco, especialmente na prateleira de lá. Fiquei pensando o que é que define o gênero de um perfume — e se procurar o sexo de um objeto não basta para te convencer a usar o que preferir, independente do enquadramento de venda, seguimos. Aos fatos e as dicas, os links levam para as resenhas específicas:

  1. Se um perfume tem versão feminina e masculina, a masculina é pior em 90% dos casos. Veja Tommy Hilfiger Cologne, Dolce e Gabanna Light Blue, daria para passar o dia listando
  2. Coisas cuja primeira reação é marcar como masculinas, tipo uns couros barra pesada, foram criados para mulheres no passado. O melhor exemplo é Robert Piguet Bandit, lançado em 1944 para damas elegantes e hoje capaz de intimidar os corações mais delicados. No mercado nacional você encontra Grès Cabochard, também feminino e com o mesmo efeito
  3. Os perfumes femininos se tornaram seres de saia rasa e decote profundo, tão doces e frutados que fazem os clássicos parecerem feitos para um lenhador. Veja Clinique Aromatics Elixir, amargo, medicinal e totalmente fantástico. Não leve um susto na hora da borrifada em meia hora é espetacular. Também vale para Miss Dior Original, hoje impossível de achar, e Diorella
  4. A perfumaria dita masculina cada vez mais empresta elementos da perfumaria dita feminina, embaralhando tudo. Veja o efeito acolchoado, talcado e protetor da íris, que está lindamente representado no Dior Homme. Para uns florais menos opulentos, tem Chanel N°5 Eau Première, variação moderna, mais legível e aerada do clássico: sutil e discreto. Ou ainda Chanel N°19, de saída verde, com rosa, íris e muito elegante
  5. Mas a doçura também faz grande sucesso entre os caras — lembra dos jogadores de futebol e seus cremes Victoria’s Secret? Se o perfume de sobremesa for a sua praia, tente Thierry Mugler Womanity (figo maduro e sal ao mesmo tempo), L de Lolita (Lolita Lempicka, cítrico + baunilha) ou ainda a estupenda tortinha de amêndoa de Guerlain L’Heure Bleue, pai, mãe, espírito santo (amém) de todos eles, esse para pesquisar numa viagem
  6. Para dar um jeito no calor do verão e desviar do frescor mentolado de todos os perfumes masculinos: Chanel Cristalle, extra verde, de saída cítrica, ou ainda A Scent by Issey Miyake, que é bem parecido e tem preço melhor; o brilho e frescor do chá, na simplicidade deliciosa de Tommy Girl. Ou, por outro caminho, Dahlia Noir L’Eau, também verde mas com um patchouli elétrico no fundo que dá um pouco mais de peso
  7. Para um conforto em temperaturas menores e uma certa opulência: a baunilha e o abraço de Kenzo Amour, Yves Saint Laurent Nu e/ou Opium, ambos com bastante incenso, o último cheio de especiarias quentes
  8. E finalmente, tem coisa que é simplesmente boa demais para ficar restrita a uma parcela da população. Todo mundo deveria cheirar, e se possível usar, uma vez na vida: o couro impossivelmente luxuoso de Chanel Cuir de Russie, disponível nas lojas Chanel de maquiagem e beleza em São Paulo e no Rio; os Guerlain clássicos para conhecer numa viagem, todos femininos: Jicky, Mitsouko, Après l’Ondée.

 

  • NATHALIA

    Dênis, eu achei o Miss Dior Originale na Renner virtual esse mês ainda…dá uma olhada se te interessar…
    Abraços

    • Nathalia, obrigado! na Sephora não tem mais, vou passar na loja da Renner para tentar sentir novamente. abraço!

  • “Os perfumes femininos se tornaram seres de saia rasa e decote profundo, tão doces e frutados que fazem os clássicos parecerem feitos para um lenhador.” – nunca li frase tão verdadeira. Outro dia uma amiga sentiu meu Jolie Madame e perguntou se eu tinha pego o perfume do meu marido… A mulherada hoje está ‘criada’ a framboesas e caramelos, os perfumes clássicos (e bons!) são uma agressão a tal olfatos!
    De fato, pura besteira classificar perfumes entre masculinos e femininos, perfume é para deleitar os sentidos, esteja ele na prateleira que estiver!

  • Márcia

    Dênis: texto muito divertido, espirituoso! Adorei!

  • JB

    Denis! Muito obrigado pelo post! Pra variar, um texto muito bem construido com a tua inteligência e humor costumeiros. Vou atrás de todos que não conheço pra fazer o teste, além do Infusion D´Iris que já uso! hehehe Valeu! Ah! Já estou em vias de comprar o Cuir de Russie, pra alternar com o Sycomore! hehehehe
    Esse post vai pro Facebook pra criar polêmica, cara! hahahahaha Abração

    • JB, que bom que gostou! tem muita coisa para explorar por aí, sempre bom expandir os universos. mande notícias das novas descobertas que fizer. grande abraço!

  • JB

    E ah! Sensacional a escolha da imagem!

    • dois ídolos! aliás, vc já sentiu o Tilda Swinton Like This, do Etat Libre D’orange?

      • JB

        Ainda não! Mas estava pensando em comprar o cofret com as miniaturas pra conhecer. Vou ver se vem o “Tilda”! Abração

  • Achei legal o post, mas ao mesmo tempo que concordo eu discordo também. Acho que vai do perfume feminino, há uns que não dá, né?!

    Abraços!

    • como quais? vc não comprou o N°5 pro seu namorado? vê o A*men, quem diz que não é um perfume feminino?

  • Isac Donisete Cunha

    Dênis a curiosidade me aflige… o Diorella atual remete ao original, passa perto ou nem tanto? Fiquei curioso pencas com o Aromatics Elixir mas interior sabe como é… nunca tem nada mesmo!!! Estou pensando no Cabochard… quero sentir… e a cada dia choro mais de um rio por não conseguir colocar minhas mãos nos Guerlain “desejo” da vida!
    Grande abraço!

    • Isac, o Diorella atual remete ao original mas tem menos peso no fundo, é mais curto, digamos. O Aromatics é difícil de achar em qualquer lugar, loja, freeshop, não entendo a distribuição deles. Cabochard é fantástico, é um dos que sempre aparece no mercadolivre.

  • Leonardo Brito

    Caro Denis,
    Parabéns pelo post, me tira uma dúvida sempre gostei do aroma floral de Paris de yve saint laurent. Vc acha ele adeqyado para uso mssculino tbm?? Obrigado.

    • Leonardo, o Paris é uma rosa lindíssima, acho que você deve usar o que te dá prazer e faz sentir bem. Vá em frente.

  • Lucas Silva

    Achei muito maneiro este post! Nunca fui chegado em perfumes masculinos: acho as notas base muito “pesadas” e as secundárias mal trabalhadas… Depois que descobri o “Poison Hypnotic”, da Christian Dior, não quis mais saber de outro perfume e acertei em cheio num tipo de perfume que sempre procurei no rol dos perfumes masculinos e nunca achei: com cheiro de doce (tipo chantilly) e muito frutado. Realmente é um perfume que marca!

  • Dionatas

    Olá Dênis, atualmente estou usando O Eternity da Calvin klein feminino, gostaria de saber sua opinião como especialista porque as vezes me preocupo por ele ser doce de mais, porém gosto do cheiro dele e as mulheres amam. Como homem não seria um erro usa-lo ??

    • Dionatas, é uma questão cultural, florais com essa potência são percebidos como femininos. Acho que você deve usar o que gosta. Se está tudo certo, qual o problema?

  • Isso depende do homem e da fragrância… eu tive um namorado que usava o n. 5 da Chanel, e eu gostava. Olhe ele aqui: http://www.druneshop.com.br/

  • Rafael

    Olá, Dênis. Sempre gostei do n. 19. Entretanto, qual é o mais recomendável o EDT ou o EDP para o clima daqui do Brasil! Obrigado.

    • Rafel, no caso desse perfume não acho que a concentração influi tanto a ponto de um ficar excluído por conta do clima. Cada um ressalta características diferentes da composição, cada um tem seu charme, escolha o que mais gosta.

  • Brewer Ale

    Denis,

    Da pra homem usar chanel n 5 eau de toilette?

    • Brewer, sou a favor de se usar o que quiser. Cada vez mais aparecem florais masculinos, não vejo porque não. O Eau Première também é excelente.

  • David HEnrique Favett

    Boa tarde Dênis, meus parabéns pelo trabalho q vc realiza trazendo novidades e dicas sobre perfumes para nos…
    Tenho uma duvida sobre alguns perfumes Femininos para usar no dia a dia, trabalho, faculdade e encontro a dois em dias quentes:
    1 Equistrius
    2 Ambre Sultan (Serge Lutens)
    3 Virgin Island Water( Creed)
    4 Cologne Bigarade (Jean Claude Ellena)
    vc indica esses perfumes para homens em dias quentes?
    Seria possível mandar a resposta para meu email: faveatt82@gmail.com
    abraços, até breve.

    • David, Equistrius e o Creed não conheço. Ambre Sultan, estando um pouco mais frio acho ótimo de usar, para todos os lugares. Cologne Bigarade funciona o tempo todo, em todos os climas e ocasiões.

  • David HEnrique Favett
  • Theo Czar

    Eu uso e adoro o Hypnôse Eau de Parfum da Lancôme. A primeira vez que senti aquele cheiro fiquei de fato hipnotizado rsrsrs. Na minha pele não fica nada feminino. Lembra muito o 212 Men da Carolina Herrera, mas por ser um EDP fixa e projeta muito mais e não “desanda” em dias mais quentes como o 212. Parabéns pelo blog, Denis 🙂

  • Roberson Guimaraes

    Le Labo Rose 31 e Cuir de Russie são meus preferidos nessa linha perfumes femininos para homens. Aliás você já falou sobre o Le Labo??

    • Não falei, Roberson. Comprei amostras, quero resenhar em breve!

  • Claudia Dos Santos

    Olá vc poderia me indicar um perfume ou colônia com o caminho olfativo do Calandre.

    • Claudia, o Yves Saint Laurent Rive Gauche segue a mesma trilha e é bem interessante

  • Ubiratan

    Dênis, meu L’Heure bleue chegou há 1 semana, tenho usado, e me pergunto: “o que fiz para não ter conhecido isso até hoje, meu Deus?” Que perfume…..me lembra vagamente outro que tenho e adoro, Esprit d’Oscar. Agora estou curioso com Mitsouko, e vou abusar (de graça) novamente de vc: o que acha dele?
    Muito obrigado pelo “empurrão” do L’heure, foi tiro certo. Abs!

    • Ah, L’Heure Bleue… é uma tortinha de amêndoa virtual, não? sempre quero morder!

      Ubiratan, gosto muito do Mitsouko. É um outro gosto e escola, mais austero, quase cerebral, de um dourado outonal, nada da opulência do L’Heure Bleue. Tenho o EDT. Li que as novas formulações estão muito boas, por trabalho do M. Wasser. Se tivesse comprando hj, levaria a concentração mais alta que pudesse pagar, tentando garantir que é um lote novo (só não sei como! talvez comprando da Guerlain diretamente?).

      • Ubiratan

        Em famoso site internacional (das fitas lilases, rs), há à venda o refil de noventa e poucos ml, EDT, com válvula e preço convidativo, mas vou pesquisar no ML também. Tentei comprar decant para provar, mas não estou conseguindo. De novo vc me animou……rumo ao “Mistério japonês”! Obrigado, Abs!

  • Robson Alves

    Oi Denis. Tenho muita vontade de usar um perfume dessas cantoras internacionais, tipo Beyoncé, Shakira, Britney Spears, Jennifer Lopez entre outras. Só que os perfumes delas são muito doces e florais. Você acha que tem algum problema de homem usar um perfume desse? Outra coisa, você sabe dizer se entre esses perfumes dessas cantoras tem algum que seja menos doce, pois não gosto de perfume doce demais.

    • Robson, acho que as pessoas devem usar o que tem vontade, o que acham bonito e o que as deixa confortáveis. Se eles são doces e vc não gosta, porque insistir?

      Dito isso, o novo da Lady Gaga, chamado Eau 001 (tem resenha aqui) é fresco, leve e interessante, daqueles difíceis de não gostar.

    • Elisa

      O rio glow da Jennifer Lopez é bem suave e confortável, quase nada doce.

  • Levi Callegario

    Comprei o Cuir de Russie esses dias seguindo as dicas de mestre Denis e estou 100 % satisfeito. Muito obrigado mesmo!
    Aproveito para perguntar o que achas do Beige (Les Exclusifs de Chanel)? É bom?

    • Levi, que ótima notícia.

      O Beige é um grande bouquet floral, acho mais difícil de agradar que o Cuir de Russie. Não é um perfume que gosto para mim.

  • Breno Braga

    N°19 Poudré foi meu primeiro e único perfume feminino. O vidro clássico Chanel chamava tanto a minha atenção no meio de todos aqueles vidros espalhafatosos de hoje em dia que imediatamente procurei uma fragrância que me agradasse e não fosse o N°5. Quando cheguei em casa com meu 19P me apaixonei mas não tive coragem de usá-lo em público. Virou meu perfume secreto, que eu só usava quando não havia mais ninguém pra senti-lo. Depois de ler esse post fiquei muito tentado a conhecer e dar uma chance para o Cristalle (edp) ou o Cristalle eau Verte. Obrigado por esse momento de luz, Dênis.

  • Matthews Brandão

    Eu uso o perfume Esta Flor Rosa da Natura, cheiro de rosas com toque leve de frutados, é um perfume tao diferenciado que nao enjoa por nao ser muito doce. É incrivel, vale a pena pagar caro nele, qualidade de importado com preço de nacional.

  • Diony Marques

    Adquiri o Bleu Royal, Marina de Bourbon e tenho sentido verdadeira paixão pelo meu novo perfume. O que você acha dessa fragrância, Dênis? Desde já, parabeniza-lhe pelo artigo, muito interessante!

  • Ali Hassan Ayache

    Nunca me importei com o rótulo de masculino/feminino. Perfume é sensação que está acima de rótulos criados para vendas.

  • M Morato

    Tenho uma coleção de cerca de 180 perfumes e ultimamente comecei a utilizar também os femininos, pois achei que os masculinos haviam caído, de certa forma, em uma mesmice, então quis optar por algo diferente. A fixação e projeção são muito maiores e, naturalmente, na maior parte dos casos, vc deve aplicar menos perfume (menos borrifadas), principalmente para o trabalho. Mas me surpreendi. Procuro utilizar mais aqueles que tem uma pegada mais unissex, mas gosto também dos perfumes doces. Boa parte desses perfumes, na pele do homem, ficam um pouco diferentes e até mais viris. Na caso de femininos, especificamente, compro somente importados e das melhores marcas. Se for para usar feminino, não vou usar contratipo. É só Dior, Lancome, Jean Paul Galtier, YSL e por aí. Faz sucesso demais, viu…surpreendente como as mulheres gostam, principalmente se vc maneirar nas borrifadas.

  • Marcio

    Eu particularmente comecei a usar o perfume woman Ralph Lauren simplesmente porque fiquei encantado pela luxuosa fragrância, acredito que perfume não tem gênero , em tempos remotos os perfumes franceses utilizados pela então elite tanto usava homens como também mulheres, entao para mim não tem mais essa de feminino ou masculino,e sim perfume bom que agrada ambos os sexo, assim como também a cor rosa é para mulher, tenho camisas rosa bebê, e perfumes que também são utilizados por mulheres de bom gosto , o importante é que faça vc se sentir bem!

  • Bruno B Bruno

    queria saber se as mulheres se sentem atraidas por homens que usam perfume feminino

    • Malu Minerva

      Se for perfume feminino doce goumand, creio que vá causar uma certa estranheza no início… Perfumes femininos chipres, florais, amadeirados são melhores. Exemplos que ficariam ótimos em homens: Aura – Mugler, Armani Code, Versace Crystal Noir etc…

      • Bruno B Bruno

        obrigado

    • Carlos Santana Bandeira

      Rapaz… só tem um tipo de perfume que mulher gosta… é um perfume japonês chama-se KATON…. KATON DE CLÉDITO, vem em várias versões, as melhores são as ILIMITED, mas a BLACK edition e a PLATINUM também funciona bem. E dependendo da ocasião até a GOLD que é menos potente…
      Deixando de lado a brincadeira, na natureza o feromônio só funciona para as fêmeas atrairem os machos, A mulher pode até gostar de sentir o perfume no homem, mas se não houver uma pré-disposição dela, um interesse prévio, esquece, não é teu cheiro que vai chamar a atenção dela.

  • Lucass Silvaa

    Eu Amo o cheiro do perfume Fantasy da Britney Spears mas tenho vergonha de usa-lo por eu ser homem e o perfume ser muito doce e gourmant, você acha que esse perfume pode ser usado em homem também ?

  • Lucass Silvaa

    Eu amo o perfume Fantasy da Britney Spears, mas tenho vergonha de usa-lo por ele ser um perfume muito Doce e Gourmant, e eu ser homem, acha que posso ultilizalo mesmo assim ? sem ser estranho ?