Livro: Perfumes, The A-Z Guide (Luca Turin e Tania Sanchez)

Perfumes paperbackEssa é uma compilação de críticas de todos os perfumes que os autores conseguiram obter no período de escrita, o que totaliza mais de 1800 entradas. Na abertura há uma boa introdução sobre história da perfumaria, perguntas gerais e porque mulheres não devem usar perfume para chamar a atenção de um cara no quarto drink, dentro de um bar que cheira a cerveja choca e suor de fim de dia. Questionada sobre qual perfume deixa os homens loucos, Tania Sanchez não tem dúvidas: bacon. O que já dá uma excelente pista do que o leitor vai encontrar.

É tudo escrito com verve e conhecimento, para ler desfrutando e dar umas gargalhadas no caminho. Eles não poupam supostos cânones como Guerlain e Chanel — o que merece elogio recebe aplausos vivos, o que não, o gongo. Luca Turin já tinha feito parecido em 1992, quando lançou na França outro exemplar no mesmo espírito. Foi trapaceado pelo editor e ganhou quase nada sobre as vendas, enquanto o livro era vendido em pilhas na Sephora e servia de referência para vendedores. Mais adiante vai funcionar como combustível para uma cena de blogs e fóruns em que se reuniam aficionados por perfume para fazer o que fazemos aqui.

TS sobre Gucci Rush

TS sobre Gucci Rush, clique para ampliar

Este novo livro é de 2008 e foi publicado em inglês. Chandler Burr, que escreveu crítica de perfume no New York Times, entra no assunto ao conhecer Luca Turin. Esse encontro dá origem ao livro The Emperor of Scent, que conta mais sobre Luca, sua teoria de funcionamento do olfato e a indústria da perfumaria. Chandler não é o cara, Luca é o cara.

Ele é um biofísico apaixonado por perfumes desde sempre, quando começou sua coleção. Pouco a pouco foi ganhando acesso a indústria, conhecendo as matérias primas que define com precisão cirúrgica — um substantivo mais um adjetivo e pronto. Escrevendo ele sai desse universo a todo o momento, para dar vida ao texto e se fazer entender. Tania Sanchez é uma colecionadora que aparece desse movimento de blogs e fóruns, hoje os dois são casados. As críticas e imagens mais engraçadas vem dela, geralmente através de personagens, como uma mulher bonita, ossuda e cruel, a correspondente viva de Chanel N° 19.

É um livro de referência, para voltar a todo o momento, orientar pesquisa e dar vontade de conhecer mais. Discordar faz parte, como com toda crítica. Nesse assunto não ler O Perfume é possível, não ler Turin e Sanchez não é possível.

LT sobre Thé Vert (Bulgari)

LT sobre Thé Vert (Bulgari), clique para ampliar

Continue lendo

  • Turin manteve um blog até 2006, cujo texto completo, incluindo comentários, está nesse link.
  • O site do livro é bem informativo e disponibiliza trechos em PDF, além de biografias mais extensas dos autores.
  • Link para a versão Kindle na Amazon.com aqui.