Grande notícia: Luca Turin vai voltar!

O imperdível Luca Turin, foto de Chris Clunn.

O imperdível Luca Turin, foto de Chris Clunn.

Oba! Depois de um silêncio de cinco anos Luca Turin, brilhante crítico de perfumes, vai voltar a falar do assunto. A última aparição dele foi escrevendo o sensacional Perfumes: The A-Z Guide em 2008, em parceria com a mulher Tania Sanchez — falei sobre o livro aqui. A partir de agosto ele volta com uma coluna quinzenal no Style.com/Arabia, e já deixa a promessa de um novo guia que inclua tudo o que ficou de fora de 2008 ao fim de 2014, que é a data do lançamento. Ele explica o porquê do intervalo:

“On the one hand, the great classics were being systematically destroyed—for no good reason. And on the other hand, the new creations—with notable exceptions, of course—were cut and paste compositions that imitate the competition. It all converged into a sort of blah nothingness. It just so happened that when we wrote that guide, it was the end of an era.”

A escrita de Luca é uma aula para quem fala de gosto e cheiro, cheia de imagens e humor, ao mesmo tempo poética, clara e informativa. Seu primeiro guia de perfumes foi lançado em 1992, em Paris. Ele é um biofísico apaixonado pelo assunto desde criança, com imenso conhecimento na área. Clique aqui para ler a entrevista e trajetória completas.

 

  • Uia, que legal!

    Adoro aquela apresentação dele na TED. Fica o link pra quem não viu: http://www.ted.com/talks/luca_turin_on_the_science_of_scent.html

    • boa! o livro que conta a teoria tem boas histórias mas é cheio de caroço, o vídeo é amor

  • Shendel

    Há 10 anos atras eu morei em Austin e lá que tive minha primeira “febre” por perfumes, comprei muitos e li muito sobre o assunto, inclusive o livro The Emperor of Scent. Costumava também participar do forum do MakeupAlley, e fiz algumas compras de olhos fechados por indicacão de uma tal de “brooklynTbone” que era muito legal. Fastforward to 2013: voltei a me interessar pelo assunto e a ler novamente… minha irmã me emprestou o tal do guia do Luca Turin, agora casado com a Tania Sanchez… li que ela escrevia ótimas resenhas no MakeupAlley e fui procurar. Surpresa, ela é a brooklynTbone, mas apagou todas as resenhas da conta, acho que por causa do livro. Ela me indicou o Theorema da Fendi, que eu fiz força para gostar mas detesto… ainda tenho o vidro de 30ml praticamente cheio! O Luca Turin ama esse perfume, que para mim cheira a laranjas podres! Mas eu gosto do estilo dele… ele é um grande chato, mas um chato legal, se é que dar p/ ser chato e legal ao mesmo tempo…

    • Shendel, cheguei a rastrear essa brooklynTbone nos foruns, sem sucesso, cheguei tarde para a festa. mas o próprio Turin tem escrito no basenotes, num tópico que criaram sobre a notícia da volta. a ver. ele parece acessível, tenho a impressão que vai virar uma conversa quando publicar.

      dá para discordar de muito do que ele fala mas a capacidade que ele tem para criar imagens e traduzir os perfumes é brilhante. o livro ainda é uma referência.

      nao conheço o Theorema, fiquei curioso. o parfum de thérèrese tem algo de melão quase podre, o diorella antigo, tem uma nota que lembra lixo… eu gosto, um pezinho na decadência.

      • Shendel

        Quem sabe um dia a gente faz um encontro para o pessoal que curte o assunto, e eu levo o Theorema para vc experimentar! Já pensou nisso, a gente podia fazer até trocas de amostras, etc.

        • Demais, Shendel! já tinha pensado sim, adorei que tem mais gente animada. tenho certeza que é só chamar, que papo não falta. podemos pensar nisso em setembro. deixa comigo.