Falando perfumês: Eau de Toilette, de Parfum, Cologne e tudo mais

O leitor André Cruz pediu e aqui está: um post para esclarecer sobre concentração de perfumes. Aliás, tentar esclarecer, porque é um tema impreciso — as porcentagens variam em janelas, os nomes misturam três línguas. A indústria regula e controla muitas coisas mas não a porcentagem de fragrância pura em cada estilo, cada marca é que toma a própria decisão.

Perfume é uma mistura de matérias primas diluída em alguma base. Nos países árabes é comum que esse solvente seja um óleo, existem perfumes sólidos cuja base é cera, mas o mais comum é uma mistura de álcool e água. É a esse tipo que vou me referir.

Perfumes sólidos LUSH

Perfumes sólidos LUSH

Uma mudança de concentração é uma mudança de intenção — e a fórmula do perfume muda com isso. Quanto menor a concentração de fragrância pura, mais leve, efervescente e borbulhante tende a ser o perfume. Os mais concentrados tendem a valorizar matérias primas mais pesadas, ricas e preciosas. Compare Dior Hypnotic Poison Eau de Toilette com Dior Hypnotic Poison Eau de Parfum. São perfumes diferentes. O mesmo vale para Guerlain La Petite Robe Noire.

Encare isso como uma orientação — quanto mais pesquiso, mais números diferentes encontro. Nunca compre sem testar. A única sensatez é esperar que concentrações maiores tenham duração e preço maior que o mesmo perfume numa concentração menor. Vamos lá:

  • Colônia, eau de cologne, água de colônia, body splash: tem até 7% de fragrância pura diluída em álcool e água
  • Deo colônia, desodorante colônia, colônia desodorante, eau de toilette: até 10% de fragrância pura. Nos Estados Unidos também se chama a concentração eau de toilette de “cologne”.
  • Eau de parfum: 10 a 15%
  • Parfum, absolut, absoluto, extrato, extrait ou elixir: de 20 a 40% de fragrância pura. Complicação: também se usam palavras como absolut, extrait e elixir para nomear uma versão de um perfume, como Azzaro Pour Homme Elixir, que é uma eau de toilette.

O André pediu que discutisse também adequação da concentração ao clima. Eu esbocei continuar mas me parece que envolve mais que isso, então preferi guardar para explorar melhor, com mais calma, num próximo post. Obrigado pela sugestão, André!

(editado em 5 de janeiro de 2016)

  • henri345que

    Nem sempre uma concentração maior tem uma duração maior na pele, depende muito do quê o perfume é feito. Um exemplo são os perfumes naturais, eles não fixam mais que um sintético de concentração menor exatamente pela natureza da maioria das essências naturais, que faz com que elas sejam complexas mas evaporem rapidamente também. O preço com certeza é maior, mas o que dá para se afirmar também, na maioria dos casos, é que quanto mais aumenta a concentração maior é a riqueza e o foco na base do perfume. É um dos motivos pelos quais eu sou fascinado pelas concentrações parfum. As da Chanel são perfeitas 🙂

    • henrique, obrigado por informar sobre as notas de base!

      sobre a duração: eu me referia a concentrações diferentes _de um mesmo perfume_, vc está comparando coisas diferentes. acho que está compreensível mas vou reescrever para evitar mal entendido.

      • henri345que

        Não era para reescrever não, era apenas um comentário a parte mesmo, que há casos onde um parfum nem sempre é mais forte. Mas com certeza é mais belo. Mas mesmo em concentrações, já vi casos onde o parfum durava mais, mas não era a concentração mais forte. É o caso do Narciso Rodriguez. A EDT é bem intensa, a EDP é mais suave, o Parfum (o Musc Oil original, pois fizeram outro depois, e esse eu infelizmente não conheci) era o mais suave de todos.

  • Pingback: 3 perfumes néon pink: Insolence, Pleats Please e Dahlia Noir edp | 1 nariz | é sobre perfumes()

  • Camila Cripa

    E as nomenclaturas Colônia, Deo-colônia, Desodorante Colônia? Acredito serem variações das nomenclaturas acima, mas onde cada uma se encaixa?

  • Carla de Andrade

    Agora que sabem a diferença entre os tipos de perfumes importados, sabem onde comprá-los? Então aqui vai uma dica minha: http://www.americos.com.br
    Recomendo a todos, depois me contem o que acharam, bjss