A hora e a vez de Mathilde Laurent

Semana passada falei da minha visita a Cartier para conhecer a coleção Les Heures du ParfumAgora conto a trajetória curiosa de de Mathilde Laurent, perfumista da casa. Ela aparece a público — mas não muito, você vai ver — pelas mãos de Jean-Paul Guerlain. Ainda uma estudante da ISIPCA, escola de perfumaria em Versalhes, ela é contratada como assistente de J.P. Guerlain. Ela já era boa assim. Ou seja, Laurent faz linhagem direta com o melhor da perfumaria: das mãos de Jacques Guerlain, avô e mestre de Jean-Paul, saíram algumas das fragrâncias fundamentais da casa como Mitsouko, L’Heure Bleue, Après L’Ondée e Shalimar.

Mathilde Laurent

Mathilde Laurent

Das criações de Mathild Laurent para a Guerlain, Guet-Apens é o mais celebrado. Foi lançado em 1999 e não creditado a ela na época. Mathilde sairia da casa em 2004, sendo contratada quase imediatamente pela Cartier para a produção de perfumes sob medida — ou seja, desenvolvidos para um cliente específico e não disponíveis no mercado, uma passagem que Luca Turin descreve como “o maior desperdício de talento humano desde que Rimbaud decidiu estudar engenharia”.

Guet-Apens foi relançado em 2005 com o nome Attrape-Coeur, dessa vez creditado a Jean-Paul Guerlain — pouco depois foi descontinuado, deixando uma legião de fãs. Também é dela Shalimar Eau Légère, versão um pouco mais leve e pop desse clássico opulento, que substitui o cítrico da bergamota por um delicioso acorde de torta de limão. Depois de pesar toneladas de Shalimar nos laboratórios da Guerlain, ela sabe o que fazer. Este pode ser encontrado no exterior.

Para Cartier é dela o lindo holograma de lírio em Baiser Volé. Floral precisa de ruído para ficar interessante, equação que ela resolve registrando a flor inteira: está lá o verde e úmido do caule, o leitoso do pólen, a exuberância floral. Também é dela a versão de Déclaration, Déclaration d’un Soir. É uma bela extensão do original: ela mantém o assunto sobre especiarias de Jean-Claude Ellena, numa leitura mais transparente e com o acréscimo de rosa.

  • Dizem que o Eau Légère e o Eau de Shalimar são o mesmo perfume, mudando apenas a roupinha. Sendo o Eau de Shalimar o meu perfume-metade, preciso agradecer a Mathild. Aliás, oficialmente não se acha o nariz por trás do Eau de Shalimar em canto algum na internê. E eu nunca senti o Légère pra comparar.

    • Dênis Pagani

      perfume-metade é muito bom! eu queria viver de bulgari black mas quem aguenta perfume quente na umidade? o eau de shalimar não conheço, vou tentar comparar e mando um grito.

      • Posso te mandar amostrinha dele se quiser. Só preciso achar onde comprar flaconete vazio na internê (aqui nesse fim de mundo não ecxiste).

        • Dênis Pagani

          legal! posso te mandar uns vazios que a diana me descolou. te procuro na minha volta 😉

    • Henrique Brito

      Vanessíssima, não são o mesmo perfume não. Eu tenho os dois, há diferenças no acorde cítrico da abertura deles, sendo que o Eau de Shalimar me parece um pouco menos atalcado e mais doce.

      Mas não há também somente uma versão do Shalimar Legere, e sim duas. Apenas a primeira é da Mathilde, a segunda é uma reformulação do Jean Paul Guerlain, pode ser que essa seja mais próxima ao Eau de Shalimar (é a única que eu infelizmente não conheci…)

      • Henrique, obrigada pela luz!

      • Dênis Pagani

        já já vai ter um audioguia na prateleira para ajudar a navegar pela coleção, quem consegue se entender com esses nomes?

  • Henrique Brito

    É da Mathilde também dois dos melhores Aqua Allegoria, que estão na coleção até hoje: Pamplelune e o Herba Fresca. Ela chegou a criar um perfume para bebê enquanto estava na Guerlain também, o Petit Guerlain.

    • Dênis Pagani

      sim! foi com o pamplelune que me dei conta que grapefruit pode ter cheiro de suor

      • Elisabete

        Ra! A casca da guayaba azteca tem cheiro de suor.

  • Dênis, tô aqui voltando a um post antigo por dois motivos:
    1. Tô te devendo amostrinha (vamos combinar isso porque comprei zilhões de flaconetes! rá!)
    2. Queria saber mais sobre o Aqua Allegoria Herba Fresca. Tô quase me dando um, no escuro. Conhece? Vale uma resenha?

    • oi!
      ACHO que tenho uma amostra do herba fresca aqui, vou dar uma revirada e te digo. super vamos trocar, me cobra? a minha desorganização essencial…