Depois de um dia exaustivo, aquele em que o mundo foi duro demais e você quase começa a sentir pena de si, eu recorro a um banho quente demorado e algum perfume que me leve para um lugar melhor. Bem, o banho demorado está suspenso pela seca em São Paulo, na verdade tenho passado um pouco de frio quando fecho a água para me ensaboar. Restou o perfume.
Procuro alguma coisa quentinha que me abrace, seja de que reino for: na comida seria um caldo de músculo, que eu quase fico doente só para poder comer; se for inverno a roupa vai incluir um cashmere, este que é o Terceiro Segredo de Fátima. O perfume segue o mesmo caminho, uma textura macia, felpuda, abraçante, com uma certa espessura para acomodar uns ossos cansados. Isso se traduz em matérias primas como sândalo, tabaco, almíscar (da espécie mais quente, menos limpo), âmbar e resinas em geral. Acabo deixando as flores potentes de lado porque sinto que precisam da minha energia para funcionar. Idealmente eu gostaria de alguma coisa como Yves Saint Laurent Nu ou Gucci Rush depois de duas horas de aplicados, quando o aspecto cremoso de sândalo e almíscar fica mais evidente. Antes disso a parte floral exige muita atenção. Como não dá para acelerar esse filme, outras opções.
Habanita (Molinard) tem sido a minha escolha da vez, que cheira a tabaco e vela apagada, com um tico de mel. Cacharel Noa seria bem a medida, que é macio de musk e leitoso de lírio do vale. Cuir de Lancôme também serve, o benjoim entra com o caramelado e o couro me faz pensar num sofá antigo e confortável. Para uma coisa mais suntuosa a escolha é por Ambre Sultan, um delírio de resinas, incenso e especiarias quentes que abraça — este é um perfume que vai passear bastante no outono que chega. Se ataca um momento formiga as vezes pego o Lolita Lempicka, e pensando agora, talvez Body Kouros e Prada Candy sirvam. Hypnotic Poison com aquele amanteigado dos deuses, seria perfeito, Muscs Koublai Khan também, que cheira a pele quente.
Editado: como pude esquecer? Dior Homme seria completamente perfeito, Dior Homme Intense também!
Te pergunto: agora que já sabe que perfumes eu procuro quando quero conforto, quais você me recomendaria? E que perfumes você busca neste momento?
Para ter outras visões sobre esse tema, visite os blogs:
Le Monde est Beau | Perfumes Bighouse | Village Beauté | Templo dos Perfumes
Pimenta Vanilla | Vanessíssima | Perfume na pele | Parfums et Poesie | A Louca dos Perfumes