Bêbada rosa – Resenha de Paco Rabanne 1 Million Cologne

Quanto mais vejo perfume, mais confirmo que tudo é igual a tudo. É mais fácil seguir a trilha de um campeão de venda que arriscar. Vai dando quase um tédio — até que vem alguma coisa interessante de algum lugar. Paco Rabanne 1 Million Cologne foi a última surpresa.

O mais legal é o começo. Um guincho metálico e cítrico faiscando no nariz, borbulhante, histérico. É um efeito cítrico não convencional — não dá pra dizer: oi, laranja; oi, limão — em cima de um acorde aquático que, fomos poupados, não lembra melão e melancia como os perfumes aquáticos dos anos 90 (alô, Issey Miyake!). É hipermoderno e dinâmico.

Mas o mais interessante de tudo é uma sensação alcoólica. Sabe aquele primeiro gole da caipirinha mais pro forte, que você sente o álcool queimar a língua? É isso, só que no nariz. Se os femininos viciam via açúcar, os masculinos vão pela cana.

E funciona pra mim. Não é meu tipo de perfume mas todas as vezes que testei pra avaliar não consegui desgrudar o nariz. Conhaque e whisky, com cheiro de madeira antiga e especiarias, tem um monte por aí — álcool em geral, eu não conheço. Muito esperto.

Se o início é cheio de energia e movimento, o restante do perfume vai na direção oposta. Aparece uma rosa escura, calma, lânguida na sua cama balsâmica de âmbar e com um beijo de canela.

Paco Rabanne embebedando os caras pra perderem o medo da rosa? Talvez.

É este o tema que cresce com o uso, que domina o perfume na segunda hora e que fica na pele no fim do dia. A projeção é bem grande e a fixação também. É pra todo mundo? Não é: a voz é alta e barulhenta (demanda mais energia do que eu tenho, por exemplo). E essa modernidade toda vai espantar quem prefere o velho estilo. É interessante? É muito.

Fiz uma pesquisa rápida e tem umas promos com preço de R$150/75ml. O nome Cologne é pra dizer frescor mas a concentração é de uma Eau de Toilette.

  • Fabio

    Boa resenha! Eu tb fique pasmo quando experimentei. De início, gostei, uns 15 minutos depois queria lavar a mão. Não podia, estava no metro. E fiquei pensando no que os outros estavam pensando de mim, este ser que exalava uma rosa doce, histericamente feminina e masculina… quase uma cruza de douche bag com drag queen… Too much for me, too…

    • haha, muito boa síntese, fabio! me parece que as melhores idéias nos perfumes estão vindo desse cruzamento do que é típico masculino com o que é típico feminino — tipo angel, dior homme…

  • André

    Super interessado em prová-lo. E as promoções que vi por aí, realmente são tentadoras. Eu tava a procura de uma fragrância leve, porém que fugisse das obviedades masculinas do mercado. Fiquei com o Pleats Please (versão L’eau), detalhe que comprei no escuro, e estou gostando bastante. Todavia a descrição da rosa presente nessa versão do 1Million me deixou ainda mais curioso. Porque não vi essa resenha antes?! Rsrsrs

  • Túlio Moreira

    Dênis, você já teve oportunidade de experimentar os perfumes da irlandesa Fragrances of Ireland? Os perfumes Inis Moonligh e Inis Ór foram as melhores coisas que senti em muito tempo! Eles vendem bastante em território Irish, mas também possuem pontos de revenda em NY e outros lugares dos EUA. Eu super recomendo!

    • Kátia Zuleika

      Fale mais um pouquinho delas para nós, Túlio…
      Ficamos curiosos!!!

  • Sigma

    Bom embora pouco duradouro. Perfume que deixa um rastro bem perceptível mas muito agradável, nada invasivo.