O leitor André Cruz pediu e aqui está: um post para esclarecer sobre concentração de perfumes. Aliás, tentar esclarecer, porque é um tema impreciso — as porcentagens variam em janelas, os nomes misturam três línguas. A indústria regula e controla muitas coisas mas não a porcentagem de fragrância pura em cada estilo, cada marca é que toma a própria decisão.
Perfume é uma mistura de matérias primas diluída em alguma base. Nos países árabes é comum que esse solvente seja um óleo, existem perfumes sólidos cuja base é cera, mas o mais comum é uma mistura de álcool e água. É a esse tipo que vou me referir.
Uma mudança de concentração é uma mudança de intenção — e a fórmula do perfume muda com isso. Quanto menor a concentração de fragrância pura, mais leve, efervescente e borbulhante tende a ser o perfume. Os mais concentrados tendem a valorizar matérias primas mais pesadas, ricas e preciosas. Compare Dior Hypnotic Poison Eau de Toilette com Dior Hypnotic Poison Eau de Parfum. São perfumes diferentes. O mesmo vale para Guerlain La Petite Robe Noire.
Encare isso como uma orientação — quanto mais pesquiso, mais números diferentes encontro. Nunca compre sem testar. A única sensatez é esperar que concentrações maiores tenham duração e preço maior que o mesmo perfume numa concentração menor. Vamos lá:
- Colônia, eau de cologne, água de colônia, body splash: tem até 7% de fragrância pura diluída em álcool e água
- Deo colônia, desodorante colônia, colônia desodorante, eau de toilette: até 10% de fragrância pura. Nos Estados Unidos também se chama a concentração eau de toilette de “cologne”.
- Eau de parfum: 10 a 15%
- Parfum, absolut, absoluto, extrato, extrait ou elixir: de 20 a 40% de fragrância pura. Complicação: também se usam palavras como absolut, extrait e elixir para nomear uma versão de um perfume, como Azzaro Pour Homme Elixir, que é uma eau de toilette.
O André pediu que discutisse também adequação da concentração ao clima. Eu esbocei continuar mas me parece que envolve mais que isso, então preferi guardar para explorar melhor, com mais calma, num próximo post. Obrigado pela sugestão, André!
(editado em 5 de janeiro de 2016)
Pingback: 3 perfumes néon pink: Insolence, Pleats Please e Dahlia Noir edp | 1 nariz | é sobre perfumes()