Água, frescor e os anos 90: calone

Calone é o ingrediente que engolfou os anos 90 na persona límpida e cristalina de L’Eau D’Issey, tanto na versão masculina quanto feminina. Ao que parece a matéria prima foi usada antes de L’Eau D’Issey mas é com ele que conquista o mundo.

A origem do material é totalmente sintética, simplesmente não existia antes na natureza. Dá aos perfumes um efeito chamado ozônico, em referência ao cheiro do ozônio, como o cheiro de começo de chuva. Às vezes parece cheiro de melão, de geladeira (limpa), ou de ar condicionado começando a funcionar — a idéia de sintético/limpo/químico ajuda a localizar, junto com uma impressão gelada.

O estilo preciso, pontual de L’Eau D’Issey vem na contramão do barroco-rococó e overdose para os sentidos de Poison, Opium. Como não imaginar pessoas chegando dispostas no escritório pela manhã, limpas, imaculadas, munidas de eficiência e espírito prático, usando L’Eau D’Issey? Vampiros que usam Poison ou Opium, não se vêem a luz do dia porque passaram a noite se entregando a prazeres mundanos.

Nessas voltas que o mundo dá, a cobra comendo o próprio rabo, encontrei um limpa vidros com perfume bem parecido ao L’Eau D’Issey feminino. Hoje o calone é mais usado como acento num perfume, sem tanta proeminência. Algo me diz que tem um tanto na ótima colônia Bergamotto Marino (Gianfranco Ferré), e o Nautica Voyage faz bom uso, combinado com uma saída verde/aromática e um fim que lembra protetor solar. 

 

  • Diana Alcantara

    E eu, que já achei papel higiênico com o cheiro do Angel…

    • hahaha, quando a brincadeira vai longe demais. é o ciclo da novidade, o fougère virou perfume de tudo ligado a homem, todo o resto vai acabar em perfume de papel higiênico.

  • Rodrigo Costta

    O L’Eau D’Issey foi meu primeiro perfume importado, ganhei da minha mãe quando fiz 21 anos. A sua fragrância me trás as melhores memorias que um perfume poderia trazer. Realmente ele tras essas sensação que o Dênis descreve “…Como não imaginar pessoas chegando dispostas no escritório pela manhã, limpas, imaculadas, munidas de eficiência e espírito prático…”

    Parabéns pelo post.

    • Também passei por ele, Rodrigo, usei com frequencia até enjoar. é até engraçado de escrever a respeito — o que precisa ser falado sobre algo que todo mundo conhece? as vezes quero recomendar CKbe e desisto, deixa para daqui dez anos.

  • Carlos

    Estou fazendo um treinamento Olfativo, mas tenho bastante dificuldade de caracterizar o Calone. Bem no começo consigo sentir as referencias marinhas, aquosas, melão…mas de forma nenhuma sinto que é um cheiro intenso, fácil de descrever…Dênis, sabe se isso é normal?