Perfumes como sobremesa

Para falar de perfume a gente recorre o tempo todo a palavras de outros sentidos. Pensar em cheiro é pensar em texturas, cenas, sensações. O paladar aparece o tempo todo, até porque tem uma coincidência de ingredientes: os temperos todos, as especiarias, frutas, e os chamados perfumes gourmands — perfumes que atiçam o desejo numa intenção de sobremesa. Na melhor hipótese são deliciosos de fazer salivar, na pior, pesados para um estômago de avestruz, agradável como comer uma leva inteira de bolinhos de chuva.

Com o tempo fui desenvolvendo a teoria que o que torna alguns perfumes insuportáveis costuma ser mais floral que só doce, sendo floral e doce a pior combinação possível. O floral parece mais volátil, etéreo, que pula na cara e ocupa todo o cérebro como uma dúzia de rosas enfiadas na cavidade nasal. Veja Pink Sugar, um algodão doce sabor morango — extra doce e ótimo.

Ultimamente a bancada aqui de casa, numa coincidência, tem sido de perfumes untuosos, cremes amanteigados, fofos e ricos. Na mesa ou no perfume o creme ideal é com pouco açúcar, faz sua mágica como um torresminho mítico, derretendo na boca e envolvendo a língua, aquela textura dos céus. O primeiro foi Hypnotic Poison, que colocou a barra bem alta. É o mais untuoso de todos que passaram, como um chantilly pecaminoso, com um ponto de baunilha e dois de amêndoa. Aqui do meu lado está L’Instant de Guerlain na versão Eau de Parfum, que é, mais ou menos, creme com uma gardênia por cima.

Mas minha sobremesa olfativa favorita é outra. Por sorte de ter uma vizinha colecionista (perfumes, pequenos animais) e generosa, que atende aqui, também está do meu lado Guerlain L’Heure Bleue. Graças as maravilhas da perfumaria é um torta de amêndoa virtual, você pode sentir a massinha crocante, o creme, o leve açúcar polvilhado, as lascas de amêndoas. Sobremesa no melhor estilo e como o melhor dos elogios, falsamente simples e totalmente deliciosa do começo ao fim.

Para ter outras visões sobre esse tema, visite os blogs:

Le Monde est Beau | Perfumes Bighouse | Estante PerfumadaVillage Beauté | Templo dos Perfumes

Pimenta Vanilla | PerfumartVanessíssima | Parfums et Poesie | A Louca dos Perfumes

  • Diana Alcantara

    Pois é, sempre recorremos a outros sentidos para falar sobre o olfato! Acho que não temos palavras claras o suficientes para falar de cheiros… E vc tem razão sobre tais perfumes cremosos, aquela massa levemente doce que derrete na boca (olha o paladar aí), são tentadores de forma velada, convite nas entrelinhas…

    • Diana, no fim das contas complica para o leigo mas a linguagem ganha muito. Para gostar disso tudo tem que gostar muito de palavra, que é a nossa arma.

  • Dâmaris – Blog Village Beauté

    Preciso conhecer esta hora azul….

    • Dâmaris, é um dos rastros mais poderosos que tem por aí e cheio de coisas interessantes para perceber. Tenho certeza que vai gostar.

  • Cassiano

    Foi ótimo ler e lembrar de Hypnotic Poison, um dos melhores (se não o melhor) da linha Poison, na minha opinião. E que venham as calorias virtuais!

    • Cassiano, é o meu favorito da linha hoje – mas estou na busca de um Poison na versão antiga, é um perfume que amo e está bem machucado pelas reformulações.

  • Elisabeth Casagrande

    Oi Dênis. Durante muito tempo fiquei a margem destes pecaminosos olfativos embora adore doçuras culinárias. Minha rendição se deu com Angel ( após uma fase de ódio que caminha perto do amor) e hoje suspiro pelos extremamente doces, inclusive Pink Sugar. A vida dá voltas , e que sejam doces! Beijocas de Elisabeth

    • Elisabeth, sobre o Angel não achei melhor definição que a da Tania Sanchez: perfumes bonitos existem muitos mas quanto são excitantes? São perfumes que admiro, poucos consigo usar: Bulgari Black, Lolita Lempicka…

  • Careimi

    Essa rodada de posts está incrível…amo esse perfumes que nos levam a salivar.
    E a versão eau de parfum do Dior Hypnotic Poison? Recupera as glórias perdidas?
    Curiosa para saber…

    • Careimi, ele não tem exatamente tudo a ver com o outro. é com bastante alcaçuz na saída e mais baunilha/açúcar/amêndoa depois, de um jeito seco, sem o creme luxuriante. E sai a tuberosa e entra o jasmim. mais no caminho gourmand…

  • Li

    “Uma dúzia de rosas enfiadas na cavidade nasal” kkkkkkkkkkkkkkkkk. Adorei! Quase um soco na cara com um ramalhete.
    Olha, já começa pelo frasco…toda a delicadeza que o L´Heure Bleue tem, com sua baunilha única. Biscoito fino, viu!
    bjs
    Li

    • Li, eu imagino o ramalhete no bolso da camisa cobrindo a cara inteira, hahaha.

      esse frasco era da coleção de colônias dos clássicos da marca, que não fazem mais. Estou até cogitando revirar o Ebay atrás de um vintage inteirão

  • Cris R.

    Pena que nunca conheci o HP em seu melhor momento…esperando pra conhecer o novo HP.
    Querendo sentir as amêndoas, as sensações untuosas…
    sobre l’heure bleu: fofissimo!
    beijocas dênis, estava ótimo como sempre.

  • HP arrasando corações.

  • Neuber Gonçalves

    Adoro o Revelar de Natura. Sinto doce de ameixas em calda, acuçaradas… deliciosas…

  • Tassi

    Olá Denis, estava caçando algumas resenhas de perfumes gourmand e achei seu site. Adorei os posts, mto interessante e fácil de entender as descrições, sinto como se estivesse passando os perfumes e percebendo as notas sob seu ponto de vista.
    Também sou apaixonada por perfumes, e de curiosa sempre costumo pesquisar e entender sempre mais sobre esse tema.
    Meu queridinho é o Hypnotic Poison (o toillete), e uso /usei mais alguns com essa pegada bem doce (amo perfumes marcantes!) mas sinceramente, até hoje eu ainda não encontrei O PERFUME PERFEITO que tenha as notas q amo.
    Gostaria de saber se vc pode me ajudar (e até o pessoal q comenta aqui), citando perfumes q vcs acham q essas notas se sobressaiam mais:

    BAUNILHA: Mas não com a pegada refrescante porem doce do Hypnotic Poison edt. Quero sentir a baunilha enjoativa, aquele perfume “quente” que da vontade de ficar sentindo o tempo todo. Tive uma decepçao qndo peguei a promoção do Hugo Boss Orange edp, e pela descrição imaginei ser um perfume quente e enjoativo, com bastante baunilha e calda de laranja mas na verdade é um cheiro suave (porém fixa bem), levemente doce e bem fresco 🙁

    CARAMELO: Dizem q em mim, o Egeo Dolce parece açucar queimado, mas não é esse tipo de caramelo q estou procurando, seria mais algo parecido com o caramelo de bala.

    CEREJA: Do tipo adolescente mesmo. Aquela cereja no sabor de balas, pirulitos. Docinho e q sobressaia mais do q outras notas. Uma vez vi resenhas sobre o Hidden Fantasy ter notas mas nunca tive oportunidade de sentir, já estava fora de estoque (pesquisei bastante e não achei pra comprar)

    Tem uma loja que vende aquelas sementes caramelizadas (castanhas, nozes, avela, macadâmia…) no shopping, e toda vez q vou lá sinto aquele cheiro delicioso de longe, será que existe algum perfume que lembre esse cheiro? A loja chama NUTTY BAVARIAN.

    E por fim, mas não menos importante kk, algum perfume que pareça bastante com o creme de inverno que a Natura vende: CEREJA COM AVELÃ. Achei esse creme doce e maravilhoso! Aconchegante, marcante (mesmo sendo creme o cheiro durou horas) e doce. Um doce gostoso, não é enjoativo do jeito q eu gosto mas é muito bom. Achei q o avelã foi bem mais evidente.

    Eu falo demais, eu sei kk, mas se vc pudesse ajudar nessa caça ao perfume eu ia ficar mtoo feliz! 🙂