Resenha: Trésor, Lancôme

Canna Red and Orange, Georgia O'Keeffe

Canna Red and Orange, Georgia O’Keeffe

Rosa é um assunto legal em perfumaria. Assim como na vida real, em que cada cor tem seu cheiro distinto, são tantos os tratamentos possíveis que daria para passar uma vida mapeando. A perfumista Sophia Grojsman é mestra no assunto. É dela o transbordamento de pétalas de Paris (Yves Saint Laurent), a rosa suave e macia — depois da abertura dramática — de 100% Love (S-Perfume), de que volto a falar, e também Trésor (Lancôme). Essa é a primeira resenha pedida pelos leitores do site através deste formulário. A amostra estava rodopiando por aqui há algum tempo, nada melhor que um pedido para fazer alguma coisa acontecer. Deixe o seu, atenderei todos na medida do possível.

Antes de mais nada é engraçado notar o perfume na época de hoje. Minha primeira impressão ao cheirar foi: isso é doce mas perto de um monte de coisa feita de lá pra cá, é uma bobagem. Trésor foi criado em 1990, Angel, uma bomba de açúcar que alargou a definição de doce e de invasivo, é de 1992.

Trésor é uma rosa em calda delicadamente combinada com pêssego. Os dois elementos estão bem lado a lado. Neste entrevista, a perfumista Mônica Rossetto destacou Trésor como um exemplo de perfume que utiliza o sintético Damascona, que tem esse caráter rosa e frutado ao mesmo tempo. A impressão não é em formato de nuvem envolvente, talcada, como Paris, para ficar na mesma perfumista, é mais translúcida como xarope/geléia, que considero mais fácil de usar, e as vezes parece aquele cheiro antigo, levemente oleoso, de barbeiro e brilhantina.

Entra uma bela dose de sândalo, com sua textura bruta de madeira esculpida no machado e um aspecto seco, empoeirado, que lembra mofo. Talvez o galho retorcido da roseira? Isso acrescenta um ponto de contraste que só aumenta o interesse, um fundo brutal para a rosa aparecer com sua carne de pêssego. Mas o fato é que não consigo tirar o nariz desse sândalo: é meio duro e pontudo. Prefiro o perfume depois de cerca de uma hora, quando a madeira dá um pouco de trégua e fica mais delicada, com um toque levemente salgado que é bem interessante. De qualquer forma, sândalo pontudo ou não, tem muito mais coisa a dizer para o nariz que uma batelada de floral recente. E um viva para o perfume (e não a propaganda) que consegue apontar uma história, sugerir uma fantasia. Que mais se quer para quando a gente se sente preso no Dia da Marmota? A projeção é enorme, manuseie com cuidado.

Trésor, Lancôme

Trésor, Lancôme
R$259, 30 ml

Nas lojas.

  • Ciça

    Você foi generoso no Manuseie com Cuidado. Trésor é um perigo. Se comprado ou ganho, como tesouro é melhor ficar guardado. Ele combina com poucas personalidades (na verdade com aquelas pessoas que é sempre bom manter distancia,rsrsrs) e estas personalidades deveriam saber que ao usá-lo tem que esperar 2 horas antes de sair e sujeitar seus vizinhos a dividir seu cheiro. É a mesma sensação que o Eternity de Kalvin Klein causa: dor de cabeça por estimulação indevida do fígado. Como tudo na vida gostar ou não gostar de algo, no caso perfumes, é muito pessoal. Tenho uma sobrinha que adorava o cheiro de gelol e de salompas e viva dizendo que queria comprar um perfume com aquele cheiro.

    • hahaha, eu gosto do Eternity, até passei numa loja para conferir. mas eu gostava de Poison tbm, intoxicante como dama da noite, pode te matar por excesso de exposição. tem um pessoal que não tem noção tbm, montanhas de perfume para ir ao cinema, para ir jantar. tudo tem hora e tem lugar — e com esses perfumes a situação errada é fatal.

  • Cleide Vieira

    Oi Ciça, acho que já conversamos em pensamento rsrsr. O Eternity já foi a busca do pote de ouro no fim do arco íris, ou seja, não via a hora de uma certa viagem para poder trazê-lo, pois não havia no Brasil. Comprei, usei, usei, mas antes da metade do frasco eu já estava tão enjoada que acabei doando a uma pessoa que trabalhava comigo, mas tive o cuidado de pedir: use fora do escritório.

    Quanto ao Tresor ganhei uma amostra quando do lançamento, inserida naqueles gifts que a Lancôme nos dá em certas oportunidades, e usei uma única vez. Nunca gostei dele e a miniatura foi repassada a alguém. Um outro que nunca tive, e que não gostava de sentir nas pessoas era o Poison de Dior e ele era uma febre, t-o-d-o-m-u-n-d-o usava kkkk

    Acredito ser algo indescritível o gostar ou não de uma fragrância, algo que não se sente nem se sabe o porquê, mas simplesmente gostamos daquilo que outros odeiam e vice versa.

    Certa vez vi uma entrevista com um Professor da USP, em psicologia, Dr.Amélio e ele disse que se 2 mulheres se aproximarem de 1 homem cego, ele vai preferir uma em detrimento à outra, ele não as viu, mas algo o conduziu naquela direção. Acho que com as fragrâncias é a mesma coisa. Abraços a você e ao Dênis que sempre nos presenteia com estas resenhas maravilhosas. Cleide

    • Eu gosto bastante do Eternity em toda a sua espessura vamp. sem dúvida odiaria alguém que usasse no trabalho ou simplesmente ter que sentir o perfume todo dia. também é questão do jeito de aplicar. estou cada vez mais sensível, usando perfume só no peito, embaixo da roupa. ajuda a modular o volume num tamanho que seja mais confortável pra mim.

  • Pingback: Um susto e uma rosa de aquarela: 100% Love, S-Perfume | 1 nariz | blog sobre perfumes e resenhas()

  • Lola

    é incrível como nosso gosto pode mudar conforme o amadurecimento: Quando mais nova achava esse perfume um horror. Hoje em dia, acho bom.. bom de uma maneira diferente, ele tem um quê de amargo, que não é envolvente nem sensual mas mesmo assim é viciante. Gostei da comparação com o galho de roseira quebrando. Parabéns pelo blog

    • Lola, é por aí, o gosto é plástico, nossas experiências vão modificando ele. O amargo, como você falou, é o caso clássico do gosto aprendido quando falamos de comida – precisa de exercício e várias tentativas para passar a ser desejado.

  • Alessandra Castro

    Olá Denis !
    Sou apaixonada por perfumes e o Trésor é a minha perdição… Amo de paixão esse perfume….
    Ele traduz exatamente a minha personalidade e combina muito comigo…
    Sucesso em seu site.
    Alessandra Castro
    http://www.encontrodebeaute.com

    • Alessandra, é um perfume poderoso que tem aquele poder de aumentar a confiança de quem usa, ótima escolha.

  • Vera Peres

    Sedutor, fino, discreto e ao mesmo tempo marcante.