Onde comprar perfumes de nicho em Paris

Paris tem uma quantidade enorme de perfumarias, das gigantescas lojas de departamento até bibelôs focados em marcas desconhecidas, passando por lojas de bairro que costumam ter uma seleção maior que várias lojas de shopping brasileiras. Esse não pretende ser um guia exaustivo de perfumarias em Paris.

Por mais entusiasmado que seja o leitor, por maior que seja a paixão pelo assunto, é quase desanimadora a quantidade de lojas na cidade e de frascos dentro das lojas, tudo pedindo para ser conhecido ao mesmo tempo — tantos perfumes, tão pouco tempo. No fim das contas qualquer estada em Paris é minúscula, visitar a cidade é riscar uma lista com sola de sapato e também escolher o que não ver. Então segue um roteiro muito possível, para ser mesclado com outros rolês e não marear ninguém.


Ver num mapa maior

Preferi privilegiar as lojas das próprias marcas, quando elas tem, ou multimarcas de perfumaria de nicho. Porque são menores e o vendedor pode te indicar perfumes semelhantes de marcas diferentes. Clicando nos nomes você vê o que já escrevi sobre a marca aqui no site, os endereços estão no final.

Você pode começar direto pelo mítico Serge Lutens, para conhecer os perfumes que só são vendidos nessa loja e via internet. Fica no Palais Royal que para mim tem efeito de marco-zero da cidade, é onde tenho que ir no primeiro dia para ter certeza que cheguei. Não se intimide com a luz baixa, com o serviço, é só uma certa solenidade francesa. Entre no protocolo que não tem erro.

Pela rue Saint-Honoré você chega na Colette, sempre cheia e barulhenta, desvie das massas e pegue a escada, os perfumes ficam no segundo andar. Deixe os Comme de Garçons para a loja só deles, mas tem alguma coisa de Demeter (que faz perfume de terra, cupcake, massa de modelar), que não se encontra em nenhum outro lugar, além de Memo e outras.

Agora sim, a Comme des Garçons Parfums fica bem perto, na Place du Marché Saint-Honoré e tem a linha completa da marca incluindo as séries Synthetics, Incenses, Green e tudo mais. A Maison Francis Kurkdjian você vai achar pelas bolhas de sabão na porta, na pequenina rue d’Alger. Além dos perfumes, incenso e bolhas de sabão, peça para conhecer o cheiro do dinheiro que Kurkdjian, ele de Le Mâle, Narciso Rodriguez for Her e Elie Saab, produziu em colaboração com a artista Sophie Calle. E também Le Parfum de la Reine, reconstrução do perfume de Maria Antonieta feita de acordo com a fórmula encontrada no espólio. Frédéric Malle está na rua transversal, casa do maravilhoso Parfum de Thérèse. Na visita babei com a vela Chez Monsieur, com cheiro de biblioteca, poltrona de couro e charuto.

Quase na rue de Rivoli fica a Jovoy. Você vai encontrar várias marcas de nicho num lugar só, a equipe entende muito do assunto e vai saber te recomendar o que quiser. Aliás, mais ou menos em qualquer perfumaria os vendedores são muito bem treinados. Aqui tem Olfactive Studio, Heeley, Arquiste, Amouage, Humiecki & Graef, Neela Vermeire, entre vários, vários outros. Também não deixe de conhecer as maravilhosas velas Cire Trudon, que são construídas como um perfume, com nota de cabeça, corpo e fundo. Vale uma vista oficial a loja, no 6ème. Embaixo da mesma sequência de arcos, na direção da Place Vêndome, está Annick Goutal. Depois, atravessando a praça, fica a única loja Cartier que tem a coleção Les Heures de Parfum. Todas até aqui são próximas umas das outras.

Nas suas voltas pela cidade vai encontrar várias Sephora e Marionnaud, elas tem a coleção de exportação de Serge Lutens e podem atender desejos perfumísticos mais mundanos. E é nelas que se vende Rochas, a marca que misteriosamente sumiu. Outra multimarca com atendimento excelente fica no 2ème, perto do Halle. É a Nose, que está num simpático quarteirão fechado aos carros. Espere encontrar Kilian, Etro, Miller Harris, Biehl, Juliette Has a Gun e vários outros. E pode aproveitar para repor o calçado, nessas ruas estreitas ficam as melhoras lojas de tênis da cidade.

No Marais tem duas lojas L’Artisan Parfumeur mas o imperdível é ir no Etat Libre d’Orange para conhecer seus perfumes pop, bem feitos e relativamente baratos — tem que cheirar e fazer careta com o famigerado Sécretions Magnifiques e talvez comprar Jasmin et Cigarette como souvenir olfativo dessa cidade que fuma sem medo de ser feliz.

A mítica Guerlain no número 68 da Champs-Élysées ficou fechada para uma longa reforma e reabriu em 2013 mais luxuosa do que nunca. Vale a pena conhecer tudo na versão Extrait de Parfum, feitos com qualidades superiores de matéria prima em alta concentração. O Mitsouko voltou a sua glória original depois de ter sido adaptado as regulações restritivas de uso de certos ingredientes. Essas versões ficam guardadas, é preciso pedir a um dos vendedores.

E você, qual loja você vai correndo quando estiver em Paris? Que perfumarias ficaram faltando nesta lista? Que lojas são imperdíveis de conhecer? Participe nos comentários.

  • (link para o mapa)
  • Serge Lutens, 142 Galerie de Valois 75001
  • Colette, 213 Rue Saint-Honoré 75001
  • Comme des Garçons Parfums, 23 Place du Marché Saint-Honoré 75001
  • Maison Francis Kurkdjian, 5 Rue d’Alger 75001
  • Frédéric Malle, 21 Rue du Mont Thabor 75001
  • Jovoy, 4 Rue de Castiglione 75001
  • Annick Goutal, 14 Rue de Castiglione 75001
  • Cartier, 13 Rue de la Paix 75002
  • Nose, 20 Rue Bachaumont 75002
  • L’Artisan Parfumeur, 34 Rue des Francs Bourgeois; 32 Rue du Bourg Tibourg 75004
  • Etat Libre d’Orange, 69 Rue des Archives 75003
  • Guerlain, 68 Avenue des Champs-Élysées, 75008
  • Viajei junto. Delícia de post! Quem sabe um dia eu não gasto minha sola de sapato da roça em Paris? Lojas de perfume pra mim atualmente só as virtuais.

    • Dênis Pagani

      oba! todo mundo que ama perfume um dia chega em Paris, não é? vai preparando essa bota Zebu que mais dia menos dia você tá lá.

      • Lembrar a bota Zebu foi genial:)

        • Dênis Pagani

          angélica de franja, de jeans, olhando o horizonte com olhar bovino…

      • Olá! Compre no site .www.faneshop.com.br lá eles tem os melhores perfumes. Não é preciso ir a Paris.

      • ELIETA PEREIRA BARBIERI

        Não foi comentado nada sobre a sisley adoro os perfumes e maquiagens da sisley.

  • Lorena

    Gente, que maravilha! quero essa vela com cheiro de biblioteca e charuto.
    Ah, se eu tivesse visto esse guia quando eu tava lá…

    • Dênis Pagani

      Lorena, agora já sabe onde encontrar essas informações! As velas do Frédéric Malle são sensacionais mas essa é de longe a minha favorita.Também não deixe de conhecer as do Cire Trudon, a de musgo é maravilhosa.

  • Eduardo

    Dênis, que texto bacana!!! Deu vontade de sair de Olinda e ir direto à Paris 🙂
    Preferencialmente sempre vou à Annick, esta mesmo que você indicou, na esquina paralela entre Vendome e Rivoli. Com vendedoras simpáticas e cheias de fábula__ certa vez ouvi que Madonna passa recorrentemente ali, para comprar o Hadrien e usar nas suas corridas por Paris__ há uma formalidade típica , mas um pouco mais atenciosa que a Jo Malone da Saint Honore, outra perfumaria que faz parte do meu roteiro. Na Annick tudo fica mais agradável qdo elas nos identificam como brasileiros, mesmo com o esforço do francês: Je remarque um petit accent? Vous venez d’où?E aí acontece o de sempre : Brasil, plage, Rio de Janeiro, Samba , Ronaldinho e o comentário que é muito grande o número de brasileiros que são fiéis à marca, como eu e meu amigo assinatura Hadrien . Por fim, gosto tb de passar na L’artisan e em outra loja meio cowboy, tipicamente inglesa, que tem produtos da Geo F Trumpers e meu imbatível extract of limes!! Na última passagem por lá, descobri uma loja da Fragonard, logo em frente ao observatório de Montmartre, sempre vazia e com excelente atemdimento, um lugar que também recomendo.
    Na verdade, prefiro os lugares com vendedores menos impostados no trato, lojas que se ande mais à vontade, sem muitas intervenções e que não te olhem dos pés a cabeça, pq vc está de bota Timberland e com uma mochila nas costas, afinal, mochileiro tb pode ser apaixonado por perfume 🙂

    • Dênis Pagani

      Edu, eu também sou do tipo que prefere ficar sozinho na loja mas nem sempre dá certo. mas sabe que acho engraçada a formalidade? é tão antigo, tanto protocolo, agradecimento, aceno de cabeça que participo do teatro. A vendedora da Annick foi mesmo muito gentil — e conseguiu me atiçar para levar um Duel numa próxima viagem.

      Me conta dessa loja com produtos ingleses? Eu ainda não cumpri meus anos de Prestobarba mas fiquei bem curioso.

  • Elisabete

    Bacanao esse guía. fiquei louca pela vela com cheiro de biblioteca. Delicia de escrita. Anotado para a próxima, ochala próxima, visita a Parri, Parri.

    • Dênis Pagani

      Essa vela é sensacional, o único problema é que custa tanto quanto um perfume — aí na negociação interna fica complicado. Gostei de ler o próprio Malle dizendo que não usa a mesma fragrância dos perfumes nas velas porque o que se quer na pele, quando se perfuma, é diferente da atmosfera que se quer numa casa. e não é que tem razão?

      • Guto

        Paris! Paris! Someday. Mas até lá em francês. Malle tem toda razão, cara esperto!

  • Muito bom esse guia, muito boa essa informações, apesar de eu ainda não conhecer Paris só os perfumes de lá mas achei muito interessante.
    Muito bom mesmo!

    • Dênis Pagani

      Mauricio, Paris já foi tão falada, tão escrita e tão mostrada que mesmo sem ter ido já é tudo familiar. Para quem ama perfumes é tão interessante quanto desanimador, tamanha a oferta. Obrigado por acompanhar!

  • Werenice Rezende

    Amei todas as dicas! Salvando para minha próxima viagem! Vou me “deliciar”.

    • Dênis Pagani

      Isso aí, Werenice, nada mais gostoso que chegar numa cidade com recomendações. Depois apareça para deixar suas impressões.

  • Mari

    Faltou a Caron!!! Só se encontra em Paris e os perfumes são inesquecíveis! Adoro seu blog!

    • Dênis Pagani

      Valeu, Mari! Conheço pouquíssimo da Caron, acredita? vou me dedicar mais a ela.

  • Pingback: 1 nariz em Paris: A madrugada em Sevilha, Denyse Beaulieu e uma história | 1 nariz | é sobre perfumes()

  • Pingback: Onde comprar perfumes em Berlim | 1 nariz | é sobre perfumes()

  • Pingback: 1 nariz em Paris: A Maison Francis Kurkdjian e Absolue Pour le Soir | 1 nariz | blog sobre perfumes, resenha de perfume()

  • Pingback: Tem 1 nariz na Revista I e na Studio W | 1 nariz | blog sobre perfumes, resenha de perfume()

  • Jaqueline

    Até mesmo no aeroporto de Paris se encontra os melhores perfumes. E mais, na Europa não é como no Brasil que há essa discrepâncias de preços, é tudo tabelado. Exemplo claro: Eu comprei um Ferrari Black por R$ 99,90 no site http://www.faneshop.com.br e há outras lojas que chega a custar R$ 270,00. Isso é um absurdo!

  • Sergio

    Dênis, boa noite! O Conexão Paris recomenda a loja Le Parfume D’Opera, você conhece?

    • Sergio, não conheço, não. Mas perfumaria não é alguma coisa que falte na cidade!

  • Valentina

    Dênis, qual a mais barata? os perfumes nas França são mais baratos que na península ibérica ou posso comprar na Espnha sem medo de ver mais barato em Paris? vou viajar próximos mês e primeiro vou para a Espanha !

    • Valentina, não sei informar. tendo a pensar que a Espanha é mais barata que Paris mas posso estar errado. Será que as lojas online não te dão uma pista?

  • maria chiquinha

    Na verdade comprar fora do Brasil não esta compensando muito, principalmmente se for como pessoa fissica, pois os impostos subiram, inclusive do cartão pré pago. Só vale apena se vc for importador e adquirir em grandes quantidades para revenda e ainda se vc tiver uma empreza LTDA. Que ai vc paga imposto mas reutiliza esse imposto na hora da venda. Indico a todos comprarem perfumes importados no site http://www.kalibashop.com.br/ eles tem um preço exelente, e entregam rapidinho, comprei e estou satisfeito. Abrçao a todos.

  • Cleiton

    Uma boa loja online para comprar perfumes http://www.belissa.com.br

  • Estive em Paris por duas vezes, e achei muito caro os preços, mas pode ser que não soube procurar lojas baratas e tal. Eu compro meus perfumes aqui no Brasil, online recebo na minha casa, então vejo o lado da praticidade, isso é importante, a não ser que a pessoa gosta de ir a loja e ficar provando vários perfumes até chegar a decisão de comprar algum, eu já tenho minhas fragrâncias preferidas e não sinto mais essa necessidade. Essa é a loja que compra aqui no Brasil, até hoje nunca tive problemas, está recomendada!

    http://www.druneshop.com.br/

  • Pereira

    Bom dia Elieta, uma boa opçao para comprar perfumes é maquiagens em Paris e a loja
    A vous de plaire( Parfumerie Duty free) localizada em frente do metro
    Bir Hakeim ligne 6 .Hà varias marcas de produtos cosmeticos é varias marcas des perfumes é adorei também o atendimento uma simpatica et prestativa
    brasileira Madjane. A gerante Tatiane estabelecida hà mais de dez anos em
    Paris oferece aos clientes 10% de desconto em todos os perfumes et
    produtos de maquiagens fora os 13% de tax free entao tudo é mais
    barato..Acho que so pela simpatia das moças ja vale a pena a ida na
    loja..