Jasmin et Cigarette, Etat Libre d’Orange

le parfConversando sobre perfume polêmico é impossível não citar a marca francesa Etat Libre d’Orange. Ela nasce em 2006 com linguagem visual esperta, cheia de humor e apelo pop, inspirada pelo mote circular que ilustra o post: Le parfum est mort vive le parfum. É produto da mente de Etienne de Swardt, que convida e dirige perfumistas para dar forma a suas criações em torno de personagens como um Fat Electrician, Tom of Finland, Delicious Closet Queen e celebridades que a gente gostaria de ser amigo, como Tilda Swinton ou Rossy de Palma, por exemplo. Não conheci todos mas, dos que cheirei, a maioria tinha fixação baixa e nada marcou muito até que…

Jasmin et Cigarette (Etat Libre d’Orange)

Categoria: melhor alinhamento nome-perfume. Um jasmim bastante real, bonito, em cima de um cinzeiro. Não o cheiro de tabaco, meio caramelado meio palha, confortante e delicioso, mas cigarro queimado, fumaça. A reconstituição é perfeita e até onde sei não se destila bituca em Grasse: créditos do perfumista. É bem modulado, nem cigarro nem jasmim competem entre si, parecem se alternar num bom-e-ruim difícil de resistir. Nunca fumei, não gosto da fumaça em cima de mim, se tiver comida por perto é horrível, mas é o melhor símbolo da boemia, de algum tormento, e de uma certa decadência que os dois trazem. Como não amar? E, como diz um amigo, cigarro é cenicamente interessante — questões serão encaminhadas para Lauren Bacall. Esse é o perfume dela no fim da noite. Completamente usável, criativo e na hora certa. Anybody got a match?

Lauren Bacall

Jasmin et Cigarette, Etat Libre d’Orange.
$80 dólares (50 ml)

A venda apenas no exterior.

etatlibredorange.com (o site parece viver eternamente fora do ar, cotado no luckyscent.com)

  • Perfume + cigarro = cheiro de boite. Do tempo pré área de fumantes. Houve uma época que eu sofria no escritório, pois a senhora que sentava ao lado além de fumante usava perfumes bem fortes, de Amarige para cima. Não sei a marca do cigarro, mas a fixação era excelente. Mesmo ela usando a área de fumantes do lado de fora do prédio, o cheiro impregnava tudo, inclusive o hálito. Talvez ela usasse o perfume forte para encobrir o cigarro, mas só piorava a situação. A descrição que você fez do perfume acima me lembrou essa senhora.

    • Edu, confesso que senti falta do cigarro quando a proibição veio, achava (continuo achando) que ele estava no seu lugar certo, na noite e no meio de bebida. outras verdades vieram a tona…

      No colégio tinha uma professora folclórica, que tinha hálito de cigarro e café, era a coisa mais nojenta possível, azeda e vômito. e ela era ótima!

  • é o parfum noir…meio pecado/meio descolado…nem precisa fumar depois…só um cowboy sem gelo (na cama e no copo…rsrsrs)…gros bisou…fiquei curiosa…

    • parfum noir é o espírito, Luciana! perfume de contra-luz, encontros furtivos em becos escuros e perigo iminente!

  • Marina Rastelli

    De, to amando o blog, leio todos os posts e fico sempre com gostinho de quero mais! Esse perfume entao… fiquei curiosissima!! Vou procurar por aqui. Beijo grande!

    • Oba! to feliz com a resposta, muita gente que não liga muito para perfume está animada com a leitura e acompanhando. depois conta suas impressões quando achar o perfume!

  • Pingback: Secretions Magnifiques (Etat Libre d’Orange) | 1 nariz()

  • Guto

    Cara, que perfume é esse – o clima noir – misturado ao jasmim parecem realmente atrativos. Concordo com o seu amigo, cigarro é cenicamente interessante, kkk. Eu próprio não fumo, mas reconheço o charme do cheiro de um bom cigarro 🙂

    • Guto, é um perfume muito bonito, acabei comprando um frasco como souvenir de Paris. Tabaco, cigarro apagado, cachimbo frio tem um cheiro maravilhoso, vem de longe esse gostoso da fumaça. Ultimamente tenho achado o jasmim dele com um lado meio banana, vai entender.

  • Guto

    Escrevi errado na concordância, deve ser a vista. Onde estão meus óculos?

  • Pingback: O que é um perfume de nicho? | 1 nariz | é sobre perfumes()

  • Guto

    já percebi essa nota banana no jasmim, ela vem dependendo de como ele é tratado na fragrância, eu acho, parece-me que nesse caso foi algo do cheiro longe de tabaco queimado que contribuiu para isso

    • Dênis Pagani

      Guto, dei uma pesquisada por aqui e parece que alguns tipos de jasmim tem um aspecto banana. Coincidentemente estou usando o perfume hoje, que está um pouco de frio — tabaco é das fragrâncias mais elegantes e sensuais.

      • Guto

        Verdade. Também admiro o tabaco.
        Ah, e legal a informação sobre o jasmim. Nessa última semana estava estudando sobre esse óleo essencial, porque uso aromaterapia. Fascinante.

  • Dante21

    Dante, to com uma amostra do Black Saffron – Byredo. E sinto muito cheiro de cinzeiro, um aroma muito bom mesmo. Metálico limpo com framboesas e rosas eu acho. Sensual ao extremo.

    • Dante21

      Dante não, e sim Dênis*…haha, desculpa.

    • putz, os Byredo nunca bateram para mim, já testei e testei e nada. mas deixo anotado para uma próxima. cada vez mais estou gostando do Jasmin et Cig, comprei pelo registro e uso muito, o redondo madeira/caramelo do tabaco é delicioso, está virando uma nota favorita.

      • Dante21

        Eu já estou caçando ele, hehe…deve ser delicioso mesmo. Orbigado.

  • Carolina Massuca

    Fiquei curiosa com essa nota de tabaco e pela forma com que você descreveu o cheiro (particularmente odeio cigarro). Tem algum perfume fácil de encontrar com notas parecidas pra eu testar? Esse com certeza eu não vou ter a chance de sentir nem tão cedo.

    • Carolina, não tem. A melhor referência de tabaco é o bicho mesmo. Acha uma loja de charuto e pede pra dar umas cafungadas nas bolsas de tabaco solto, algumas bancas grandes tbm costumam ter. Ou fumo de corda, se conseguir achar. Se não achar nada um cigarro novinho ajuda. Alguns perfumes para procurar o elemento comum depois: Ck One Shock, John Varvatos Vintage e DG The One masculino.

      Pra um jasmim pesado como esse não consigo pensar em nenhum agora.

  • Katia Zuleika Souza

    Boa noite, Dênis…
    Queria ter mais tempo… Só pra ficar lendo e conhecendo, por você é claro, mais e mais delícias olfativas!!!
    Ia ser o máximo pra mim.
    Delícia como esta, caraca!!! Adoro cheiro do jasmim, adoro tabaco também… Meu pai fumava cachimbo com fumo que lembrava chocolate e avelã. Incrível!!!
    Com certeza vou visitar algumas destas lojas que citou!!!
    Abraços…

    • Katia, o cheiro do cachimbo apagado é delicioso, madeiras e cinzas frias. De tabaco sem queimar também, dos meus cheiros favoritos. É o tipo de nota que costumo amar em perfume.