O que é um perfume de nicho?

Este texto foi escrito a convite da Dâmaris para ser publicado no blog que ela escreve, o Village Beauté. Achei que valia republicar aqui mesmo que o leitor antigo já tenha sido apresentado as marcas que falo.

Perfumaria de nicho é um termo que serve para falar de um modelo de negócio diferente da grande indústria da perfumaria, como Issey Miyake, Kenzo, Nina Ricci. Ao focar em uma fatia menor do mercado, num nicho, marcas como L’Artisan Parfumeur, Heeley, Diptyque, Frédéric Malle, entre muitas outras, podem fazer uma proposta mais surpreendente que se quisessem atingir milhões de consumidores. Para agradar todo mundo é preciso nivelar por baixo, quem visita perfumarias com freqüência percebe que os lançamentos são todos meio parecidos.

Geranium pour Monsieur, Frédéric Malle

Ilustra de Konstintin Kakanias para Géranium pour Monsieur, Frédéric Malle

Para atingir esse grupo menor não é preciso vender em todos os lugares mas nos lugares certos: talvez uma loja própria ou nem isso, algumas lojas de departamento selecionadas, lojas especializadas em perfumes de nicho e pronto. Ou seja, além de possibilidade criativa, estamos falando também de exclusividade: você vai ter um perfume que pouca gente tem, talvez ninguém tenha ouvido falar do Etat Libre d’Orange… Com exclusividade você atiça o desejo, gente como eu e você que fica meio louca atrás de alguém que tem aquele Serge Lutens que só se pode cheirar em UMA loja no mundo. Muitas casas não fazem propaganda, contam mais com o boca a boca e um bom conceito como divulgação. O Olfactive Studio, que falei semana passada, pede ao perfumista que crie a partir de uma foto e do nome que vai ser dado.

Autoportrait, Olfactive Sutdio

Foto para o perfume Autoportrait, Olfactive Sutdio.

Economizando na distribuição e na propaganda vem o pulo do gato — sobra dinheiro para investir na fórmula do perfume, como matérias primas naturais de excelente qualidade e sintéticos de ponta. Isso garante que o resultado final vai ser bom? Não. Se você misturar chocolate belga com o melhor bacalhau da Noruega vai criar um desastre caro. Assim como existe perfume da grande indústria que é uma obra prima (Bulgari Black!), existe perfume de nicho ruim ou igual a todos os outros. Mas comparando com uma indústria que quer a fórmula mais barata com a maior venda possível (que é igual a muita propaganda, maior distribuição, ou seja, custos que vão cortar a fórmula), é uma vantagem.

Além de estreitar a distribuição, outro jeito de focar num mercado menor é aumentar o preço. Então são sempre perfumes mais caros? Não. O Etat Libre d’Orange vende Jasmin et Cigarette, um perfume que cheira como um galho de jasmim florido em cima de um cinzeiro, a 69 euros (R$204 no momento da escrita, e subindo). Mas o céu é o limite, um Jubilation XXV, de Amouage, custa 250 dólares (R$562), ambos num frasco de 50 ml.

Etat Libre d'Orange

Tem gente que faz mil distinções, diz que perfume de marca de roupa não é de nicho. Mas a marca de roupa japonesa Comme des Garçons lança perfumes de distribuição restrita, com conceitos de vanguarda. Um exemplo é Avignon, que tem o cheiro do incenso da missa católica. A linha Les Exclusifs de Chanel também tem distribuição menor mas olha para o passado: parte dela é de perfumes clássicos da marca que foram relançados. No fundo acho besteira essa discussão. Se for ou não for, o que isso acrescenta para a conversa? Gosto de categorias que ajudam a entender melhor o assunto ou quando a diferença entre elas é radical. Não é o caso.

E porque é quase impossível encontrar perfumes de nicho no Brasil? A resposta que coça a língua é “por causa dos impostos” — mas acho mesmo é que alguém está dormindo no ponto. Claro que vai custar muito caro, as taxas de importação são enormes, eu iria na loja só para experimentar e bater papo. Mas se existem compradores para Louis Vuitton — original — a preços de Brasil, e é claro que esse consumidor pode comprar em qualquer lugar do mundo, existem compradores para perfumes de nicho mesmo que fora de preço. Alô, empresários! Abram multimarcas de perfumaria de nicho com excelentes vendedores, treinem eles muito bem, façam a coisa direito. Perfume de nicho, mais que os de grande mercado, tem uma história por trás e nada melhor do que ser muito bem apresentado a ela. Essa loja vai ter que ser num shopping mas paciência. E podem me chamar para fazer a curadoria de marcas.

  • SE PROCURAR DIREITINHO ACHA SIM AQUI NO BRASIL PRINCIPALMENTE EM SAO PAULO O PROBLEMA E QUE NAO GOSTAMOS DESTE TIPO DE PRODUTO

  • A MAIORIA DOS MEUS CLIENTES AQUI NO RIO PREFEREM FRAGRANCIAS SINTETICAS E MARCAS FAMOSAS

    • Dênis Pagani

      Alexandre, os perfumes de nicho não são necessariamente feitos só com matérias primas naturais. Matérias primas sintéticas são bem vindas.

  • erika

    eu ia AMAR abrir uma multimarcas de perfumarias de nicho, tendo vc como consultor!
    o plano já começa a ser traçado, só falta a liberação do departamento financeiro 😉
    beijos!

    • Dênis Pagani

      Oba! vamos maquinando esse plano, Erika, guardando moedas no cofre e tudo mais. bj!

  • Ciça

    Ótimo texto Dênis e ótima discussão. Sempre gostei disso que você chama de perfume de nicho. Sei que em cada pessoa o mesmo perfume pode cheirar diferente, mas mesmo não me recusando a dizer os nomes dos perfumes que uso como muita gente faz, confesso que não gosto muito de sentir meu perfume em determinadas pessoas…
    Em todo caso vivo a cata de um bom cheiro exclusivo. Descubro um perfumista e vou logo buscando as rosas dele e, também o Vetiver, se gosto compro, relaxo e experimento os outros. Costumo ter ótimas surpresas (l’ombre dans l’eau, Diptyque maravilhoso), foi assim com os que você citou, mas tb com Byredo, Different Company, Le Labo e algumas marcas obscuras (pelo menos pra mim) como Florascent e outras bem antigas como Piver, Floris, Penhaligon’s, uma espanhola e outra italiana que esqueci o nome, depois menciono adequadamente. E viva os nichos e um pouco de exclusividade e estilo!!! Bjs e sempre obrigada por suas informações.

    • Dênis Pagani

      Ai, ai — ainda está para aparecer um vetiver tão incrível como o Sel de Vetiver, crocante e salgado. Preciso escrever sobre ele. Ciça, não deixe de passar na Jovoy para fazer suas descobertas, é muito legal.

  • Muito bom Blog.Parabéns Dennis!

    • Dênis Pagani

      Obrigado por acompanhar, Mauricio

  • É.. se o nariz não estiver “treinado”, rola um estranhamento ao experimentar um nicho. Qualidade inquestionável.

    • Será, Luize? Tem um monte de coisa que não é tão diferente assim, florais grandes, frutais em tratamento acessível. Não é sempre que eles bancam chutar o pau.

  • Renata Maria

    Adoro perfumes de nicho ,isso não quer dizer que são melhores , são perfumes mais exclusivos . É possível perceber como cada um trabalha a matéria prima a seu modo . Tem um loja em Miami que se chama Babalú , fica na Lincoln Drive e lá tem muitos perfumes de nicho , quase cai dura ao ver tantos Amouage , Keiko , Comme des Garçons , Killian , Etat Libre e tantos outros de UMA ÚNICA VEZ. Queria muitos mas o orçamento não dava . Sai de lá com dois Comme des Garcons , o Avignon e o 888 .
    Outra diferença é o preço que são muito , mais muito mais caros do que muitas marcas famosas que encontramos as toneladas por aqui .

    • Obrigado pela contribuição, Renata, sempre tem alguém indo para Miami, vai ser útil.

  • Chaiane Souza

    Oi gostaria saber se você poderia me indicar um site seguro, onde eu pudesse comprar a Linha l´Artisan, sou apaixonada por perfumes, sou de fortaleza e as lojas que costumo Comprar só vedem sintéticos, ou quando vendem nicho, não tem a linha a l´Artisan, já queria Muito usar este perfume, tinha visto ele em um filme cujo os protagonista só usava produtos De alta qualidade e diferentes, e depois de ver você sitar ele em seu belo texto, a vontade de usar só Aumentou..

  • Cinthia B.

    Oi Dênis, você pode me indicar perfumes de Nichos femininos e doces?! 🙂

    • Cinthia, tem tanta coisa… doce no caminho floral gosto muito do Seville a L’Aube (L’Artisan Parfumeur) com flor de laranjeira que tem um tico de mel, o Serge Lutens tem orientais fantásticos, como Ambre Sultan, que é mais caramelado, Féminité du Bois e Bois de Violette, que tem uma doçura de violeta, Jeux de Peau e Santal Majuscule tem cremosidade e o último, algo de damascos. são só alguns, é um universo enorme.

  • Katia Zuleika Souza

    Boa noite, Dênis Pagani…
    Adoro ler os posts e acompanhar seu blog… Acredito que perfumes são um mundo a parte e sem igual… Moro no norte do nosso país e tenho acesso apenas nas viagens, uma pena… Sempre gostei muito de perfumes, mas há um certo tempo tenho me dedicado a estudá-los e conhecê-los melhor e realmente é fascinante!!!
    Parabéns e continue sempre nos presenteando com belas informações e experiências…

    • Katia, Natura, Boticário e a Avon são muito boas de distribuição, não funciona para você? Sempre tem uma coisa que funciona. E a internet? Sou contra comprar sem testar, mas nesse caso… Boa sorte na busca – e obrigado!

  • Katia Zuleika Souza

    Que tal falarmos um pouquinho do asiático Al Haramain com seus óleos concentrados e sobre Berdoues? Abraços.

    • Katia, obrigado pela dica, são marcas que não conheço. Está anotado.

    • Eduardo Lima

      A Berdoues é muito bacana! As águas de colônia são muito boas !

  • Katia Zuleika Souza

    Sim, Dênis… Os brasileiros são encontrados realmente em todos os lugares… Mas, a fixação, pra mim, deixa bastante a desejar. Estou numa fase de Annick Goutal, Balenciaga e com muita vontade de conhecer Creed, Bond No 9 e Amouage, e é aí que está a dificuldade… Como alguns são de nicho, mesmo viajando é difícil conseguir testers… E o preço!!! Na net são encontrados na Perfumes Originais e alguns sites importados, como morangão e emporium… Abraços!!!

  • Angelo Luiggi Montfort

    Há perfumes nacionais de excelente qualidade e de fixação extraordinária. Basta pesquisar pelas marcas de Perfumaria de Nicho Brasileiras. Lá estão os verdadeiros tesouros.

    • Angelo, aponta o caminho desses tesouros pra nós! Que marcas vc recomenda?

      • Angelo Luiggi Montfort

        Denis,

        Boa noite.

        Estou bastante entusiasmado com três marcas nacionais de Nicho que alguns amigos Perfumista lá do site Fragrantica me indicaram, foram as que já conhecia. São a Amberfig lá do Crato no Ceará (totalmente fora do eixo convencional São Paulo – Rio e Sul do país) e as outras duas ainda mais inusitada, lá do interior da Bahia na região da Chapada Diamantina, uma região montanhosa deslumbrantes e que está produzindo perfumes de nicho de excepcional qualidade uma é a Abraxas e a outra é pertence a um Templo dedicado ao Deus Antinous, último deus clássico, e se chama Antinous Emporium. Essa últimas duas, foram apresentadas por dois Franceses que conheci nos Grupos do Fragrantica, e eles me enviaram alguns decantes dessas duas marcas, quando cheguei eu fiquei impressionado com a qualidade e das criações, quem se engana com a apresentação das simples das embalagens (diria bucólica) não sabe a preciosidade esses esses vidrinhos “bucólicos” guardam. Não sei se foi todo o deslumbre e nostalgia da região, mas quando fui até a esse Templo (1 dia de trilha a pé) e cheguei lá no topo do mundo e vislumbrei aquele pequeno templo branco em estilo romano e toda a natureza ao redor com toda a sua exuberância e fiquei fascinado com os aromas que me apresentaram. Minha esposa é muito exigente, foi contra a vontade, e se encantou com todas as criações. Tanto o Abraxas (divinas as criações) quanto a Antinous são comercializadas aqui na região, creio que a Abraxas (o dono se chama Jorge Galvão) vende em um site (que não é o da marca, segundo ele me disse) e o do Templo só pessoalmente no local. Os dois locais são muito frequentado por turistas estrangeiros o ano todo, então o principal público deles são esses estrangeiros que visitam a Chapada durante todo o ano. Além disso existe marcas maravilhosa como a da Ju Monteiro do Armazém Natural da Terra Saboaria (Perfume Karma genialíssimo) que nos traz preciosidade olfativa com sua genialidade e exclusividade.

        • Eduardo Lima

          Excelente comentário, Ângelo! Informações diferenciadas! Obrigado

  • Samuel

    Denis, boa tarde!
    Você conhece algum site internacional que vende os perfumes da Amouage por um preço bacana, e que entregue no Brasil?

    • Samuel, não conheço. Eu sou bem ruim de compra em loja internacional, nunca fiz, não sei recomendar. Mta gente compra na firstinfragrance.com — mas como te disse, nunca comprei.

  • anna

    Estou iniciando aqui , mas já estou adorando. Bjs