Verão do 1 nariz: Nautica Voyage

Um dos caminhos para as tarefas difíceis é o humor. Se é para fazer um perfume masculino no meio de dois caminhos batidos e cheios de maus exemplos, como são os aquáticos e os fougères, não é só o humor que vai segurar, vai precisar de uma mão bem boa.

Fougères correm o sério risco de soarem vulgares (comuns, banais) de tanto que foram reproduzidos, estão em todos os produtos masculinos e em grande parte dos lançamentos para esse mercado. Os aquáticos são a família que vão na trilha da molécula calone, que apareceu em overdose nos anos 90. No perfume dá uma impressão de “água”, um amplo, gelado e meio monótono, que você conhece de L’Eau d’Issey (o masculino tem cheiro de melão de geladeira). E o risco é exatamente esse: é tão amplo e frio que fica árido.

No Nautica Voyage a saída é potente com o calone e uma nota verdosa levemente mentolada, um flash herbal e aquático em força total. Água e verde — estamos na praia? Com o tempo a coisa amansa e aí, depois de uma hora aparece a graça, aquela fantasia legal num perfume: um acorde protetor solar, levemente cremoso, naquele registro familiar a todos que passaram as férias com as costas queimadas. É uma lembrança do protetor, aquele fim de dia, voltando da praia com um restinho na pele. Dá um pouco de calor humano e um twist de humor que é sempre bem vindo. Fora isso a impressão toda é bem acabada, sem aresta, raridade nesses dois gêneros tratados a tapa. E o preço não é nada mal, cheira mais caro que muita coisa que custa mais. Se essa linha frescor/aquático é para você, aproveite. Criação do grande perfumista da mão pesada Maurice Roucel.

Voyage, Nautica.

Voyage, Nautica.
R$119,90, 50 ml.

Nas lojas.

* Aviso: a amostra deste perfume foi fornecida por assessoria de imprensa.

  • O feminino é bem bonzinho. Tem cheiro de água perfumada. Não sou fã dos aquáticos, mas curto o dito cujo.

    • To indo pra loja me debruçar sobre a linha, xá comigo 😉

  • Ciça

    Ótimo post!
    Foto incrível!
    Fui lançada furiosamente para o Le De Givenchy, Eau Folle, Eau de Patou, Ô de Lancome, perfumes de antigos verões. Nostalgia a parte possuir e saber usar um bom perfume de verão é uma redenção numa atmosfera como esta nossa. Nesse momento estou usando Eau Rose de Diptyque. Fresco, suave mas com personalidade.

    • Ciça, acabaram de relançar três fragrâncias de Jean Patou, o Eau de Patou entre elas. Aliás, uma é Chaldée, que nasceu como um óleo bronzeador mas as pessoas ficaram tão malucas com o perfume que resolveram envasar. Conhecedores falam que estão a altura dos tradicionais, quem sabe não é um bom momento para um flashback?

      • Ciça

        Isto sim é uma ótima noticia. Só espero não decepcionar minha memória. Eau de Patou ocupa longos anos de recordações. Vou experimentar loguinho. bjs

  • Laura

    oi denis. sou amiga do lühmann e irmã da shendel, sua leitora fiel. estava aqui lendo sobre o jean patou e deparei-me com essa resenha do chaldée:
    http://civetteauboisdormant.blogspot.com.br/2013/10/jean-patou-2013-le-retour-de-chaldee.html
    me deu uma vontade de experimentar!
    abraço

  • Laura

    aliás, parabéns pelo site, cada dia mais lindo e inspirador. meu nariz tem delírios olfativos ao ler seus textos… acho q isso é o melhor indicador!

    • uau, parece sensacional, Laura. obrigado por enviar. eu cheirei rapidamente mas vindo de uma maratona na loja do lado, confesso que não me lembro. fico feliz de conseguir transmitir um pouco das sensações. obrigado por acompanhar!

  • Pingback: Água, frescor e os anos 90: calone | 1 nariz – blog sobre perfumes. Resenhas, guias, entrevistas e mais()

  • Júnior Mendes

    Dênis, você tem uma visão bem diferente da grande maioria, com resenhas muito bem feitas, sem aplausos para “queridinhos da moda” . Eu já gosto dos aquaticos, mas que tenham alguma qualidade, como é o caso desse Nautica. Você conhece o Insense Ultramarine, Givenchy ? Dizem que é um aquático potente também.Seu site é bem costruido, gostei bastante. Parabéns.

    Júnior Mendes

    • Júnior, testei o Ultramarine rapidamente em algum momento mas não me lembro para dizer, o que não é um bom sinal, certo? O tradicional é _muito_ bom, corre num outro trilho, mas mesmo assim. o Bergamotto Marino (Ferré) tem um acento aquático e é muito gostoso, numa linha colônia, tem resenha no site. obrigado pelos elogios.