Esse não tem meio termo, ou se gosta ou não se gosta. É uma combinação de especiarias, o cardamomo com seu aspecto floral, chá, meio etéreo, aparece na frente. O drama vem agora: cominho! A associação direta é com o cheiro de suor. A pimenta do reino também entra, pinicando o nariz — e reforçando a ideia de suor? Na secagem a impressão maior é da pimenta, com aspecto de madeira bruta, terrosa e cheia de ângulos, que é bem interessante. Em volume é tudo bem ajustado, nada pesa ou entope.
Aqui uma anedota real: um amigo não come queijo de cabra porque, ele me disse, sente o gosto da cabra. Contei para um outro amigo que se identificou, também não gostava e pelo mesmo motivo. O segundo é um glutão, não comprei a história.
— Mas você come queijo de cabra, não come?
— Como.
— E a cada pedaço pensa se ele tem mais gosto de cabra ou de queijo, até acabar?
— É.
— Então você ama queijo de cabra.
Estou com Kouros (1981) no braço esquerdo, Déclaration (1998) no braço direito. Kouros tem o tamanho de tudo dos anos 80 e é barroco, a explosão do detalhe. Déclaration tende ao límpido e legível, falsamente simples, que é o estilo do seu criador, Jean-Claude Ellena. Mas penso se não falam do mesmo tema.
Em algum do seus livros Ellena conta a memória de, ainda menino, acompanhar a colheita do jasmim para destilação em Grasse, no sul da França. Era uma atividade feita apenas pelas mulheres, sob o sol, enquanto ele brincava. E se lembra com carinho do perfume daquele trabalho: uma cesta de jasmim nos braços suados das mulheres.
Em mim o efeito de Déclaration é parecido com o do queijo de cabra para meu amigo. Fico encantado entre cardamomo e cominho, resolvendo o que prevalece, sem chegar a conclusão nenhuma.
Pingback: Un Jardin Après la Mousson (Hermès) | 1 nariz()
Pingback: Resenha: Un Jardin sur le Toit (Hermès) | 1 nariz()
Pingback: Livro: Journal d’un Parfumeur, Jean-Claude Ellena | 1 nariz()
Pingback: A hora e a vez de Mathilde Laurent | 1 nariz()
Pingback: Jean-Claude Ellena em São Paulo: Um livro, Épice Marine e outras histórias | 1 nariz | blog sobre perfumes e resenhas()