Cosmopolitan traz pequenas marcas francesas ao Brasil

Cristiane Villar e Evanete Santos
Cristiane Villar e Evanete Santos

Com a vontade de trazer produtos legais para o Brasil, Cristiane Villar e Evanete Santos fundaram a Cosmopolitan, um misto de e-commerce e distribuidora com foco no que chamam perfumaria confidencial. Elas evitam o termo perfumaria de nicho por entender (corretamente) que isso comunica pouco para o consumidor.

“Nosso país é extremamente burocrático, todo o processo de importação e legalização é caro e exaustivo. A idéia da Cosmo surgiu em 2011. No princípio a seleção de marcas foi por quem tinha energia para enfrentar isso. A partir daí escolhemos perfis que tinham a ver com o mercado brasileiro”, conta Cristiane Villar, uma das fundadoras. “Viramos referência em importação para cá: indicamos o laboratório para fazer os testes, explicamos os documentos, que o rótulo tem que ter validade,” ela diz.

Até o segundo semestre serão 16 marcas como Comptoir Sud Pacifique, Molinard, Frapin, Les Parfums de Rosine e Arty Fragrance, da historiadora de perfumes e referência fundamental para quem quer estudar o assunto, Élisabeth de Feydeau.

A Cosmopolitan inaugura com um showroom em Brasília e uma loja virtual prevista para o segundo semestre. “Precisamos desenvolver um mercado. Começamos por Brasília que é a nossa casa, que é onde a gente entende. Sem dúvida vamos expandir para o Brasil — mas no tempo certo, com os parceiros certos”, conta Evanete Santos, parceira de Cristiane na empreitada.

Não vai existir venda de amostras por dificuldades legais. “Tudo o que o consumidor leva tem que ser rastreável, com um número de lote. Não é possível fazer amostra na hora porque teria que ser preparada num ambiente controlado, quase um laboratório,” diz Evanete. “E mesmo as amostras fornecidas gratuitamente pelas marcas são tributadas na importação.” Os preços ficarão entre R$755 e R$1459.

http://cosmopolitandobrasil.com | SHIS QI 07 Bloco B Loja 104, Lago Sul, Brasília/DF (61) 3225 72 56

 

  • Nayara

    Oi Dênis,eu sou completamente apaixonada por perfumes.Tenho facilidade em distinguir cheiros,famílias olfativas e notas de um perfume.Sou uma pessoa mto sensitiva a cheiros.rsrs.Gosto mto de perfumes florais,frutais e até orientaisque tenham na sua composição notas de jasmim, baunilha e frutas vermelhas. Tenho dificuldade em escolher perfumes por causa das notas de fundo que geralmente são amadeiradas e particularmente não agrado pois me dão enjoo e cefaleia. Ah e os críticos me dão crises de espirro…rsrs

    • Legal, Nayara! Como vc aprendeu isso tudo?

      • Nayara

        Pesquisando e experimentando fragrâncias.

        • Nayara, as lojas de perfumaria seriam melhores se os vendedores tivessem a sua clareza. Já levei muita esnobada de vendedor por que estava testando perfume e não ia comprar naquele momento, como se empurrar fosse o segredo de vender. Parabéns pelo trabalho.

          • Nayara

            Obrigada pelo elogio…E uma pena que alguns vendedores não saibam vender…Acho que todo vendedor devia se informar sobre o produto que vende e as perfumarias deveriam oferecer cursos para seus funcionários…Porque é péssimo quando você quer comprar e o vededor não sabe te vender o produto…O segredo está em gostar do que faz,porque quando a gente gosta do que faz a gente se informa e vai aperfeiçoando…Meu sonho trabalhar diretamente com perfumes,digo na criação de perfumes… Parabéns pelo blog,muito bom…Adorei…