Tem um tipo de escritor que faz o leitor parecer inteligente, que encontra nexo entre assuntos sem relação aparente. Luca Turin, meu escritor favorito para o assunto perfume, biofísico e colecionador de perfumes, é um desses. Ele acaba de lançar uma coletânea com textos que escreveu para a revista suíça Folio, de 2003 a 2014. Quem faz a apresentação do livro é Tania Sanchez, sua mulher. É também por conta dele e seu primeiro livro que o 1 nariz existe.
Turin é um mestre das imagens, de transpor algo aparentemente abstrato para outro reino, apontando o denominador comum com precisão e concisão. Junte com excelente humor e você tem um grande frasista.
Para falar de Diorama (Dior) e da criatividade na perfumaria, recorre a uma sensação da adolescência: a inveja que sentia dos mais velhos, capazes de identificar e se acostumar com a beleza em instantes. “Todas as pinturas, livros e músicas que um dia me fizeram uma pessoa melhor, primeiro pareceram bacalhau: nutritivo mas duro como uma tábua.” Perfume, nas mão dele, é ponto de partida para a pensar a beleza, a cultura, falar sobre música, química, ciência.
Mas o livro não é só isso. As colunas sobre perfumaria na Folio se estenderam até 2010. Nos anos seguintes foi substituída por outra coluna, o nome era qualquer coisa como Um ou outro. Nelas, compara dois assuntos: chocolate X café (escolhe chocolate), Boeing X Airbus (Boeing), creme de castanha X Nutella (Nutella). Sobre dor X luxo:
O propósito do luxo talvez seja manter uma espécie de anestesia com dignidade, baseada no princípio que a vida é uma longa consulta no dentista. Mas, como opiáceos, você se acostuma ao luxo e começa o problema.
São preciosas.
A última parte inclui três ensaios, sempre para a mesma revista. O último é sobre um tio em particular, um acerto de contas light, que serve de pano de fundo para falar sobre a avó e a infância, sempre com as suas tintas. Tania Sanchez conta que este texto faz ela pentelhar para que Turin escreva mais sobre lembranças e convida para que o leitor, se concorda, pentelhe também. Conta comigo, Tania.
Folio Columns 2003-2014, de Luca Turin, está disponível em inglês na Amazon brasileira, em papel e para o Kindle (aplicativo grátis para iOS, Windows e Android). Não existe tradução em português.