O escritor que faz o leitor inteligente

Tem um tipo de escritor que faz o leitor parecer inteligente, que encontra nexo entre assuntos sem relação aparente. Luca Turin, meu escritor favorito para o assunto perfume, biofísico e colecionador de perfumes, é um desses. Ele acaba de lançar uma coletânea com textos que escreveu para a revista suíça Folio, de 2003 a 2014. Quem faz a apresentação do livro é Tania Sanchez, sua mulher. É também por conta dele e seu primeiro livro que o 1 nariz existe.

Turin é um mestre das imagens, de transpor algo aparentemente abstrato para outro reino, apontando o denominador comum com precisão e concisão. Junte com excelente humor e você tem um grande frasista.

Para falar de Diorama (Dior) e da criatividade na perfumaria, recorre a uma sensação da adolescência: a inveja que sentia dos mais velhos, capazes de identificar e se acostumar com a beleza em instantes. “Todas as pinturas, livros e músicas que um dia me fizeram uma pessoa melhor, primeiro pareceram bacalhau: nutritivo mas duro como uma tábua.” Perfume, nas mão dele, é ponto de partida para a pensar a beleza, a cultura, falar sobre música, química, ciência.

Mas o livro não é só isso. As colunas sobre perfumaria na Folio se estenderam até 2010. Nos anos seguintes foi substituída por outra coluna, o nome era qualquer coisa como Um ou outro. Nelas, compara dois assuntos: chocolate X café (escolhe chocolate), Boeing X Airbus (Boeing), creme de castanha X Nutella (Nutella). Sobre dor X luxo:

 

O propósito do luxo talvez seja manter uma espécie de anestesia com dignidade, baseada no princípio que a vida é uma longa consulta no dentista. Mas, como opiáceos, você se acostuma ao luxo e começa o problema.

 

São preciosas.

A última parte inclui três ensaios, sempre para a mesma revista. O último é sobre um tio em particular, um acerto de contas light, que serve de pano de fundo para falar sobre a avó e a infância, sempre com as suas tintas. Tania Sanchez conta que este texto faz ela pentelhar para que Turin escreva mais sobre lembranças e convida para que o leitor, se concorda, pentelhe também. Conta comigo, Tania.

Folio Columns 2003-2014, de Luca Turin, está disponível em inglês na Amazon brasileira, em papel e para o Kindle (aplicativo grátis para iOS, Windows e Android). Não existe tradução em português.

 

  • WinnieLace

    Que tipo de escritor é considerado sábio? Eu acho que isso é difícil julgar, porque cada escritor tem seu próprio lugar único

    http://www.noradress.com/pt

    • Winnie, concordo que cada um tem seu lugar mas tem lugares mais especiais que outros. Avaliar é fundamental, se todos são iguais, todos são ruins.

  • Joao Pedro

    Muito interessante! E o guia atualizado de Paris, Dênis, sai quando? O antigo é muito bom, mas fiquei na expectativa de novas dicas, para um marinheiro de primeira viagem

    • Joao, o plano é lançar ainda no primeiro semestre! Estamos escrevendo. Vc já tem viagem marcada?

      • Joao Pedro

        Vou agora no final do mês, já anotei os endereços óbvios, das grandes maisons (Guerlain, Lutens, F. Malle…), mas fico com aquele sentimento de que os lugares menos conhecidos talvez escondam maravilhas que só os experts conhecem (besteira, talvez?)
        De qualquer forma, parece que é tanta coisa pra ver que nem um mês inteiro bastaria
        Abs

        • Joao, procura as lojas dos Parfums de Nicolaï — são de qualidade excepcional. Não fiquei intimidado com a marca e os frascos sem muita graça, tem muita coisa boa ali. Meus favoritos foram Odalisque e Maharanih.