L’Air de Panache – ele existe e eu senti

Estreou em julho O Grande Hotel Budapeste, do diretor Wes Anderson, de A Vida Marinha com Steve Zissou, para ficar em um só. Além de Ralph Fiennes no papel do concierge Gustave H e Tilda Swinton como coadjuvante, atores de filmes anteriores do diretor fazem micro-papéis. Pois bem, Gustave H se banha no perfume L’Air de Panache, que é quase um personagem — panache pode ser traduzido como pena mas também como uma atitude vistosa, pavoneante.

lair de panache 2

O perfume tem papel importante no filme — não vou contar e acabar com a graça. O que importa é que o pessoal da Nose, a multimarcas bacanuda de perfumaria de nicho em Paris, e o perfumista Mark Buxton deram vida a L’Air de Panache. O 1 nariz deu a notícia aqui, em abril. Estou na cidade, vim pensando no assunto. Achei que podia ser tarde demais mas ele estava lá, L’Air de Panache em seu frasco com bomba.

Ele não está a venda mas se pode sentir. Como um todo ele vai pelo caminho fresco, a saída é como as colônias clássicas, verde-folha e com uma camadinha floral, de petitgrain e néroli. Daqui ele passa a descolar da tradição. Um acorde maçã verde puxa mais o brilho e o frescor, e faz um aceno para Boy With Apple, a pintura que Gustave H herda. Quanto mais tempo passa mais moderno fica o perfume: reforça o borbulhante da coisa um acorde incenso levemente picante e amadeirado, que apareceu antes no Comme des Garçons 2 Man, também de Mark Buxton, é esse acorde que se destaca na evolução. Curiosamente o final lembra o cheiro de folha de pitanga, pelo menos no papel.

Os Jetsons e Barbarella são um futuro antigo, Grande Hotel Budapeste é um filme de época moderno — a chapação de cores, a velocidade e tudo mais — e o perfume respeita esse espírito. Grande farra!

  • Elisabete Rocha Pagani

    Cheiro de folha de pitanga!!! Minha paixão, junto com cardamomo e maracujá doce.
    Você sabe porque não está a venda?

    • Acho que é só uma peça de promoção, de certo não quiseram bancar a empreitada. Mas com a divulgação assim começada já tem meio caminho, não?

      • Elisabete Rocha Pagani

        Pode ser, direitos, etc. Mas vale muito a pena se a fragrancia é tão interessante.

  • Priscila

    O Ralph Fiennes está impagável nesse filme, adoro, assim como “Os Excêntricos Tannembaums” muita cor, muita ironia. Traz um “L’Air de Panache” para mim, Dênis? hahaha Beijão e aproveite muito sua viagem!!