Grand Budapest Hotel e o perfume do filme: L’Air de Panache

Estréia em breve no Brasil o filme Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson, diretor conhecido pelos seus filmes de personagens desviantes, como A Vida Marinha com Steve Zissou, em que a personagem de Anjelica Houston fuma num submarino, e Os Excêntricos Tenembaums (além da bela paleta de cores). O filme se passa num hotel na Europa central no período entre guerras, e o concierge Gustave H, personagem de Ralph Fiennes, se banha do perfume L’Air de Panache.

Acontece que o estúdio contratou o perfumista Mark Buxton para trazer o perfume para a realidade, sem qualquer briefing, apenas inspirado na história. Buxton é um grande perfumista com a mão boa para o incenso, o que aumenta a expectativa. Ele é o criador de Black XS for Her (Paco Rabanne), das rosas modernas de Comme des Garçons 2 e 2 Man, Vetyver 46 (Le Labo), e muitos outros, além da linha que leva seu próprio nome.

boy with apple crop

Boy with Apple

O perfume tem notas de aldeído na saída, como os perfumes para damas da época — que Gustave H. atendia e se apaixonava no Hotel — maçã verde, em referência a pintura Boy With Apple, que é deixada em herança para Gustave por uma de suas amantes, uma senhora de 84 anos interpretada por Tilda Swinton. E “um toque de rosa usada pelos dandis mais refinados”, explica Nicolas Cloutier, sócio de Mark Buxton na loja Nose. “Começa muito parecida com uma colônia tradicional, depois de cinco ou dez minutos, fica muito amadeirado e animálico, bastante moderno,” ele diz.

Até o momento o perfume não está a venda, e não sabemos se vai. Quem passou pela Nose, em Paris, ou pelo lobby de alguns hotéis na cidade no período de lançamento pôde testar L’Air de Panache. A gente fica aqui morrendo de curiosidade e ansioso para ver o filme. O trailer está no fim do post.

panache old 650

larose_lobby_boy_air_de_panache_news

E aqui você vê o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=BngvDllHqAc

(Via Slate)