Falando perfumês: flor de laranjeira, neroli, petitgrain

Quem está lendo sobre o assunto já esbarrou nessas palavras compondo notas de perfumes, e provavelmente seguiu em frente sem entender muito bem para não estragar a leitura. Então caiu um vidrinho de neroli na minha mão e fui esclarecer. Tudo vem da mesma planta, Citrus Aurantium, chamada bitter orange, bigaradier ou laranja amarga. Surpresa: neroli e flor de laranjeira são a mesma coisa processada de modos diferentes, com dois resultados diferentes.

Neroli é o óleo essencial de flor de laranjeira, ou seja, é a flor de laranjeira tratada por destilação a vapor (o produto da destilação a vapor é o óleo essencial e a água de flor de laranjeira). Neroli cheira delicadamente floral, fresco, um pouco verde e um pouco frutado, um alaranjado de leve. É ingrediente fundamental nas águas de Colônia. Se quiser uma boa referência procure a colônia 4711, Dior Homme Cologne ou Acqua di Parma Colonia Assoluta. O neroli está logo na saída.

bigarrade 3

Se você encontrar numa lista de notas “flor de laranjeira” quer dizer que se busca o efeito rico e intoxicante da florada. Se encontrar “absoluto de flor de laranjeira” que dizer que as flores foram tratadas com solvente. O resultado vai chegar mais perto do floral espesso, cheio de curvas, da flor natural, que o frescor ligeiro do neroli. Dior Pure Poison e Elie Saab Le Parfum tem flor de laranjeira mas os dois tem alguma coisa que não bate para mim, pega na boca do meu estômago. Jean Paul Gaultier Fleur du Mâle também tem flor de laranjeira, na saída se percebe mais fácil, antes da avalanche de fava tonka e almíscar tomar tudo. A de Givenchy Absolutely Irrésistible é bonita, a de Hermès 24, Faubourg é linda, se você conseguir encontrar alguma coisa dentro dessa igreja barroca. A minha atual favorita é a de L’Artisan Parfumeur Séville a L’Aube, com a faceta mel bem acentuada.

(Regra geral para entender a origem da matéria prima natural: o que é chamado “essencial” ou “óleo essencial” foi extraído por destilação a vapor.  O que é chamado “absoluto” foi extraído com solventes químicos. Exceções: a maior são os cítricos, cujo óleo essencial é extraído a frio da casca. Ainda existem outras mas isso dá conta da maioria.)

O petitgrain é o óleo essencial extraído do conjunto de folhas e botões de flor de laranjeira. O resultado é mais verde, intensamente fresco, não muito longe do cheiro da folha da laranjeira amassada. Também muito presente nas águas de Colônia. Gianfranco Ferré Bergamotto Marino tem uma nota bem presente de petitgrain.

Foto no topo: Tim Samoff via Flickr. Abaixo, ilustração botânica.

  • Careimi

    Já sentiu essas notas no Eau de Cologne da Chanel?
    Puras e elegantes!

    • Sim! Todas num super equilíbrio. Estou aqui contando minhas moedas… haha!

  • Neuber Gonçalves

    Hummmmm! Adoro!
    Uso o Secrets D’Essences Neroli de Yves Rocher. Acho Magnífico!

    • Neuber, estou doido para conhecer a marca! As lojas ficam super longe da minha casa

      • Neuber Gonçalves

        Dênis, a marca Yves Rocher é fantástica. Os perfumes são excelentes!
        Ela já esteve no Brasil na década de 90, através da venda direta, e encerrou as atividades em 2000.
        Em dezembro do ano passado, a marca resolveu abrir uma filial no Shopping Morumbi e outra no Shopping Center Norte. A estimativa é abrir mais de 300 lojas em todo o país em até 10 anos.
        Uso Yves Rocher desde 94. Quando vou a Europa, não deixo de visitar as lojas da marca, e agora no Brasil, posso desfrutar da “Cosmètique Vegetále”.

        Loja virtual:
        http://www.yvesrocherfrance.com.br

        • Neuber, vou passar em uma loja quando tiver oportunidade, você tem alguns favoritos para me indicar?

          • Neuber Gonçalves

            Amigo Dênis, não sei se é só comigo ou acontece com mais alguém,
            mais na minha cabeça, não consigo separar perfumes masculinos ou femininos. Eu particularmente uso o que gosto! Então, da marca YR já usei de ambos gêneros. Os meus masculinos preferidos, disponíveis no Brasil: Nature Homme, Comme Une Evidence Homme, Comme Une Evidence Green. Os “femininos” Secrets D’Essence Neroli, Voile D’Ambre, Moment de Bonheur (um dos meus preferidos), Nature (uso desde 1994), So Elixir, Comme Une Evidence.
            Na França, o portfólio é enorme! Aqui no Brasil, aos poucos teremos toda a linha.

            No site da marca, todos os perfumes estão com 30% de desconto até o dia 12. Comprei 10 frascos!

          • Neuber, acabou de surgir uma pauta para um site em que os perfumes Yves Rocher vão funcionar muito bem, vai ser minha oportunidade de conhecer. Obrigado pela dica!

          • Neuber Gonçalves

            Ahhh e sem esquecer: Os perfumes Yves Rocher são assinados por Marie Salamagne, Annick Menardo, Phillippe Romano, Olivier Cresp, Jacques Cavalier, Olivier Pescheux…

  • Jacque

    Oi Dênis, tudo bem? Invadi aqui mesmo pq tenho um dúvida grotesca! ahuahuahauahuu
    Tempos atrás mandei um email pra ti no “Recomende um Perfume” mas depois do post do casamento entendi pq ainda não tive o meu postado…rsrssrsr
    Enfim, a dúvida é a seguinte: no email eu citei estar apaixonada pelo 212 Vip e acabou que comprei o bonitinho….DETESTEI!!! Ai que tragédia! ahuahauaha
    Na vdd continuo adorando o cheiro…na pele dos outros…na minha, vem um “gosto”(?!) de sabão horrendo na boca, que dura até eu tomar um banho escaldante na agonia de tirar aquele cheiro da minha pele…e outra decepção: o desgraçado tem um fixação maravilhosa! rsrs se encostar no meu cabelo, fico dias sentido o cheiro, mesmo depois de várias lavagens…
    Enfim…acabei passando pra frente e troquei pelo Armani Code (*—*) mas notei vários outros perfumes, com cheiro semelhante do 212 e que me dão o mesmo “deja vu” da minha mãe brigando: vou lavar sua boca com sabão menina! rsrs cômico se não fosse trágico! ahuahaua
    São eles: Elixir da Shakira (não lembro se o normal ou o wild) e um da Quem disse Berenice? (acho que é o “A noite veste Prata”)…
    Bla bla blás à parte…a dúvida mesmo é sobre qual ingrediente que poderia me trazer essas “amedrontadoras” lembranças da infância? Pre-ci-so fugir dele numa próxima compra! hauahauaha
    P.S: Minha mãe nunca lavou,de fato, minha boa com sabão tá?! Hahuhauahauhahua

  • Fernando

    olá, gostaria de saber quais perfumes masculinos mais tem semelhança com o perfume das flores de laranjeiras. Desde já obrigado

  • daniela allam e giacomet

    O flor de laranjeira do Serge Lutens é um escandalo de bom!

    • Verdade!

    • fernanda

      doterra disponibilizou no Brasil só este mês para nós o oleo essencial de flor de laranjeira , faz seu cadastro e aproveita, é um kit com 5 florais preciosos rosa, magnolia, neroli , jasmin e lotus azul…. http://www.mydoterra.com/vantagem, olha lá, se não conseguir pode me chamar no whats 61981450659 Fernanda

  • Levi Callegario

    Primeiramente gostaria de agradecer toda a atenção que me deste, respondendo a todas as minhas perguntas anteriores. Obrigado :’)
    Em segundo lugar gostaria de fazer mais uma pergunta (até imagino você dizendo: “lá vem esse chato novamente”): qual a diferença entre ‘flavour’, ‘key accord’, ‘fragrance oil’ e ‘essential oil’?

    • Levi, flavour é aromatizante (para comida), key accord é uma combinação de notas para representar uma coisa mais complexa, fragrance oil é um acorde comprado pronto do fabricante, essential oil é o óleo extraído de um produto natural. A página deles é meio confusa mas dá uma fuçada que você consegue esclarecer.

  • Fatima Gomes de Araujo

    Ola Dênis, gostaria de saber se vc já fez a resenha sobre os perfumes Yves Rocher. Senti o Voile D’Ambre e achei muito bom.

    • Não fiz, Fátima, nunca consegui amostras da marca. Gosto do Momento de felicidade e o Vanille Noire, são perfumes bons e o preço é imbatível.

  • Maiara Miranda

    Descobri que flor de laranjeira me dá enjoos. É altamente toxicante para mim mesmo eu achando o perfume gostoso no início. Tive que me livrar do Armani Code EDP por isso.

  • Carolina Hall

    Olá! Adorei ver esse post aqui, pois AMO o aroma da flor de laranjeira, especialmente em EDPs. Meu primeiro com esse aroma foi o Kiehl’s Orange Blossom & Lychee, que para mim, que sou apenas uma consumidora amadora de perfumes, é maravilhoso demais!! Na verdade me achei nessa fragrância, e me arrependi até o último fio de cabelo por não ter comprado o frasco de 100ml, já que essa linha de fragrâncias da Kiehl’s foi descontinuada. O que gostaria de te perguntar, além do que você já escreveu nesse post sobre flor de laranjeira, é: se eu gostei desse perfume da Kiehl’s, qual outro semelhante eu também poderia gostar? Muito obrigada e espero que possa me responder! 🙂

    • Vanessa de Carvalho

      Olá! Já tentou Neroli e orquídea do Loccitanne en provence? Ganhei esse perfume e com descobrir o q é Neroli e tive a grata surpresa ao descobrir sobre a laranjeira, pois amo tudo que vem desta planta! Espero que goste! Abs Vanessa

      • Elaine Santos

        Esse perfume é maravilhoso, o único de neroli que não me dá dor de cabeça.