3 perfumes néon pink: Insolence, Pleats Please e Dahlia Noir edp

"Gente, que perfume é esse?" (James Turrell, Breathing Light)

“Gente, que perfume é esse?” (James Turrell, Breathing Light)

Perfume pink, na minha cabeça, gira em torno de açúcar, de fruta e de flor. Bingo! Mais da metade da prateleira feminina desde Angel (1992) para cá, corresponde a isso. Angel foi o primeiro a descer a mão no etil maltol, molécula encontrada no algodão doce, mais ou menos inventando o gênero gourmand (francês para guloso, comilão). Me lembra a história duma empresa americana de batatas fritas que, fazendo pesquisas, descobriu que o ponto máximo de prazer e de venda, é uma equação que envolve quantidade de gordura, de sal e o barulho que a batata faz ao quebrar. É mais ou menos isso na perfumaria atual, com todas as variações no mercado ao mesmo tempo. Com objetivo científico, escolhi três — e uma delas é muito boa.

Insolence, Guerlain

Rá! Se isso não cheira pink e brilhante vou largar tudo e realizar meu sonho de ser marceneiro. Abre com uma bela dose de violeta, direto do começo do século XX, quando a molécula ionona foi sintetizada, ficou muito barata, e esse foi o cheiro da época. Mas é a única referência ao passado, daqui para a frente é um néon pink escrito POP.

Então ele segue floral, frutal, abstrato e artificial, sem paralelo na natureza, “aroma artificial de” — e nada disso é ruim. Me lembra Trident tutti-frutti, se alguém conseguir comparar lado a lado pode contribuir nos comentários. Não é doce no sentido açúcar do termo mas como aspartame, sabe quando você abre o pacotinho e entra o pó no nariz?

Me parece que é para uma noite de farra, para enfiar o pé no tutti-frutti anunciando para o bairro inteiro as suas intenções. Insolence se espalha por um raio de quatro quadras e entra pelas frestas da janela. É bom ou é ruim? É enorme, pop, barulhento e bagaceira de um jeito legal — use, divirta-se mas não leve a sério, é só insolência.

Insolence, Guerlain.

Insolence, Guerlain.
R$203,00, 30 ml

Nas perfumarias.

Pleats Please, Issey Miyake

Um grande floral, com muita fruta e uma grande quantidade de açúcar. Quem segura tudo para não dar cárie no nariz é uma nota entre pêra e maçã, que tem acidez, transparência e alguma semelhança com chá. Ufa. Dá alguma crocância para a combinação que é muito doce, para alívio de todos. Ufa. Não tem novidade, é perfeitamente usável, vai passar, o vidro é bonito, é fruta, é flor, é doce.

Pleats Please, Issey Miyake.

Pleats Please, Issey Miyake.
$199,00, 30 ml

Nas perfumarias.

Dahlia Noir eau de parfum, Givenchy

A dália negra está contando mentira, na verdade ela é uma rosa muito cor-de-rosa e muito doce e com uma tonelada de musks, que contribuem com um efeito macio e talcado. Entra também um patchuli atacando por terra, que ajuda a fazer um bloco exagerado. Para antecipar o desastre: sim, é pesado, é sufocante, cheira pretensioso e vulgar, daqueles candidatos a dar uma bela dor de cabeça em quem está sentado do lado.

Dahlia Noir eau de parfum, Givenchy.

Dahlia Noir eau de parfum, Givenchy.
R$199,00, 30 ml.

Nas perfumarias

E você, o que acha desse tipo de perfume? É um estilo polêmico, ame-ou-odeie: qual seu favorito, qual você detesta? Por serem grandes e espaçosos podem perturbar um vizinho de cinema ou restaurante — o que fazer? Participe nos comentários.

  • Insolence? Não, thanks. Não toleramos.

    E acabo de tirar o Dahlia Noir da minha lista. Tava quase indo nele por causa da íris, mas sei não. No escuro jamais! Você me salvou. rs

    • Dênis Pagani

      ah! super entendo! O Insolence acho engraçado mas não queria alguém do meu lado usando no cinema. fiquei pensando que é o mesmo caso do Angel no sentido ame-odeie.

    • liz

      não concordo com a publicação .. este perfume é simplesmente MARAVILHOSO ele é totalmente suportável e chega a ser bem suave . totalmente floral não tem nada de doce

      • Liz, você fala de que perfume?

        • liz

          o Dahlia Noir , eu uso este perfume e sou apaixonada por ele

  • Selma Araujo

    Amo Insolence… acho diferente, original, inesquecível. Claro, já recebi reclamação … mas os elogios são muito mais numerosos.

    • Selma, concordo com você sobre o perfume. e acho que se não exagerar não tem problema. quem foi que fez essa reclamação que você fala? tem que ser muito pentelho para reclamar do perfume de um estranho…

  • Tenho preconceito com perfumes cor-de-rosa desde criança. Aliás, não só com perfumes, tenho preconceito da cor rosa. Acho infantil e meio patrícia. Não sei explicar. Tenho pouquíssimas coisas nessa cor, e mesmo assim sempre desejo que elas fossem de uma cor diferente. Amo apenas um perfume cor-de-rosa e ele é do Boticário. Interessante, não? Pois é. Hahah… Trata-se do Cecita. Tenho uma relação afetiva longa e linda com esta delícia!

    Eu ainda não conheço todos os perfumes famosos que gostaria, pois o meu interesse em conhecê-los de fato se deu ainda recente. Mas já fiz um teste no site da Guerlain para saber qual perfume da marca eu seria, e como resultado recebi dois Insolences e um terceiro que não me lembro. Achei estranho porque eu tenho a forte impressão de que não gostaria do Insolence. Em contrapartida, amo o Sansara da marca.

    Quanto ao Dahlia Noir, eu ainda não o conheço, mas me interesso por todo perfume que traz a palavra ‘noir’ no nome. Não sei, geralmente esse tipo de perfume traz um ar de mistério e feminilidade acima do normal. O que me deixa com o pé atrás é apenas o fato de ser da Givenchy. Vou ver se o encontro para experimentar… Tenho a sensação de que podemos nos entender. Hahah…

    Obrigada pela visita no meu blog, Dênis. Sou fã do seu e jamais o esperei por lá. Fiquei muito feliz com a sua visita e comentário!

    Beijo.

    • Haha, olha eu passando por esnobe! é um atrapalhamento geral e desorganização mas estou prestando atenção em tudo.

      Maná, entendo e compartilho seu preconceito, o mundo já sofreu o bastante com mulheres adultas usando papel de carta da hello kitty!

      vou tentar te desconvencer do Dahlia Noir. (o perfume é ruim!). vc fala bastante em feminilidade e tem um efeito “pé na porta” em vários perfumes que vc comenta. vc já testou umas tuberosas? algo me diz que vai bater.

      • Não quis dizer que você é esnobe, Dênis. Acho normal que alguém que ame perfumes há tanto tempo queira elevar os níveis da coisa. Respeito a sua experiência e conhecimento.

        Quando falo de perfumes, falo apenas de impressões e sensações. Essa é a base em que fico.

        Se você diz que o Dahlia Noir é ruim, eu acredito. Eu realmente andava com o pé atrás pelo fato de ser da Givenchy. Quando se trata desta marca, eu preciso ser convencida, e não desconvencida. Hahah…

        Eu já testei algumas coisas com tuberosa sim e realmente gosto. Mas o perfume tem de ter um certo equilíbrio “Manaístico” (padrão maná de qualidade – kkkkkk) para que a química role entre nós.

        Eu não sei ao certo o que quer dizer a expressão “pé na porta”, mas não me pareceu bom esse negócio. Pareço teimosa, insistente, e/ou durona demais nas minhas opiniões?

        A língua escrita é uma coisa muito ingrata mesmo! :p

        • estou dizendo que vc gosta de perfumes potentes e exuberantes — e sem julgamento quanto a isso. me pareceu que era o espírito da tuberosa. estou doido para comprar um poison antigo, igual o que minha mãe usava, o de hoje está tão estranho.

          • Sim, sim. Potentes e exuberantes. Mas eu também sei o valor dos suaves. Hahah…

            Não gosto quando mudam os perfumes… Nem o cheiro (claro!), nem os frascos. Me bate uma imensa tristeza.

  • NATHALIA

    kkkkkkk Desses que vc citou tenho 2: Insolence e Dahlia Noir…o Insolence é exatamente tudo que vc falou..recebo mais críticas que elogios, mas fazer o quê, né, se eu amo…
    O Dahlia cheira a talco…o Noir dele ficou só no nome…
    Foi bom descobrir teu site, amo perfumes e amo ler sobre eles..

    • Nathalia, seu comentário me passou. as mina pira no Insolence, ontem mesmo cruzei uma. tomando cuidado pra nao exagerar é um perfume maravilhoso. que bom que vc achou o site, estou por aqui.

  • Dia desses conheci o Dahlia Noir e, olha, realmente não senti nada de noir nele não… Foi um tanto quanto decepcionante nesse ponto.

    • e o resto? gostou, Amana? compra ou não compra? eu acho o irmão dele, o L’eau, mais simpático.

  • Pingback: Outros jeitos de usar perfume | 1 nariz | blog sobre perfumes e resenhas()

  • Leandro Ricardo

    Senso comum, fato, de bonito no Dhalia Noir só a propaganda !

    • Eu achei o Dahlia Noir L’Eau bem mais interessante, vc já sentiu?

  • Gabriele

    Engracado,o dahlia foi o perfume que mais me rendeu elogios ate hoje! Eu acredito que a compatibilidade que o perfume tem com a mulher que o usa e tudo! Tenho uma anatomia de menina,sou bem pequena,com tracos mais angelicais! Deve ser por isso que o cheiro de talco cai bem em mim! kkkkkkkkk

    • Gabriele, que bom que encontrou um perfume que goste e funcione em você. A questão não era com o cheiro de talco mas com o perfume em si, que acho exagerado. Mas cada um com seu conforto. Se é uma nota que vc curte, testa o Dior Homme, é lindíssimo e fica excelente em mulher.

  • Amanda

    Nao adianta… sei que muita gente nao suporta o Insolence, especialmente minha mae quando o uso para sair. Ja meu noivo ama, e ate me estimula a comprar um novo, pois o meu deve restar pra duas vezes no maximo. Esse perfume é feito pra mulher de personalidade, não adianta uma songa monga usar pois irá ficar incoerente e destoante.
    Quem o usa já tem em mente que vai chamar a atenção, se usar e reclamar disso, é nao saber nem um pouco escolher seus perfumes…

  • Sophia

    Nas liquidações de inverno na França neste mês de janeiro, pilhas de Dahlia Noir estavam sendo vendidas a preço de banana em várias lojas. Pelo jeito, o perfume não desagradou só a você, Dênis.

    • haha! que mais vc viu na pilha dos descontos, Sophia?

  • edna toscano

    afirmar que um perfume é bom ou ruim, isso vai de gosto. Bom pra uns ruim pra outros. Eu tenho o Dalia Noir e acho fabuloso. Adoro o cheiro doce, atalcado, abaunilhado e fresco que ele tem. Uso durante o dia e me dá uma sensação muito boa. Perfume é muito particular e bom ou ruim depende do prazer que ele te traz

  • Priscila

    O Insolence? Ah, pretensioso, desaforado e engraçado! Ele pede, sim, uma posição adulta e comedida ao usar (uma borrifada embaixo da roupa, e só!), mas tem aquele atrevimento, de piscadinha de canto de olho, que me agrada demais. É malandro, não é boboca estilo Prada Candy, lembra maria-chiquinha, pirulito e saia colegial, bem naughty girl.

    • Adorei sua descrição, Priscila! Ele é da escola Angel de ultraje e absurdo — e um grande perfume.

  • Magaly G.

    Amo o Angel e amo o Insolence!! Mas, concordo com a Priscila: dou uma borrifada no ar e passo embaixo da nuvenzinha cheirosa!! Pronta prá o que vier!! kkkkkkkkkk

    • É isso, Magaly. Tenho uma amiga que se perfuma desse jeito, só que usando o desodorante do Angel. Outra reclamava que o spray do Angel é assassino, borrifa o suficiente para 5 usos. Controle nessa mão!

  • Pobre Dahlia Noir, gosto tanto… :/

  • Marcella Ciasca

    Sou fã do Insolence. Um amigo trouxe da Europa para mim quando ainda não vendia aqui no Brasil e foi amor à primeira “espirrada”. Que ele é doce, bem doce, é ineguável! Mas acho que conseguiram equilibrar bem a doçura desse perfume, pois a doçura dele é incomum e misteriosa. É um perfume extremamente marcante e que se diferencia facilmente frente à outros perfumes doces. Diferentemente do que algumas pessoas temem, não nos remete à elementos infantis, muito pelo contrário, tem uma personalidade forte e extremamente sedutora.

    • Marcella, também gosto dessa personalidade forte, insolente, que ele tem, da mesma raiz de provocação que o Angel. Fico muito feliz que esses perfumes existam e que as casas tenham coragem de colocar, de tempos em tempos, essas coisas no mercado.

  • Gesian

    Insolence, eu amo mas não uso todos os dias. Perfume varia de pele para pele, em mim fica super agradável. O problema é que algumas pessoas tomam banho de perfume. Muito legal esse blog!

    • Concordo, Gesian, aplicando com cuidado dá para usar muito mais coisa sem ficar um monstro.

  • vilma

    ja procurei tanto este insolence tao adocicado e nao sei qual é ,comprei ate um errado,por favor me diga onde achar e como conseguir amostra gratis

    • Vilma, se não me engano a única loja online que vende Guerlain é a Sephora, que é do mesmo grupo. E sei que eles também tem os perfumes na loja física, onde vc pode testar. Sobre amostra, é difícil de conseguir, eles quase nunca tem.

      • Indiara

        Isso mesmo!!! Guerlain é exclusividade no Brasil da loja Sephora. Exclusivo!!!! ; )

  • Lucia Rigueiral

    Saudades dos anos oitenta quando se comprava o verdadeiro “Poison”……hoje também acho diferente….acho até que pode ser outra épocas,outros tempos do passado…. outras químicas ou o glamour de anos passados que não voltam mais…..

  • Carol lucas

    acho o insolence perfume de adolescente, não sei porque, o edt projeta muito mais que o edp, não gostei do edp, sumiu rápido da pele, não projetou…. estou adorando suas resenhas…

    • Carol, entendo o que fala. Insolence sem dúvida não é um perfume que transmite a idéia de uma mulher adulta, a dona da casa.

  • Dcosta

    Comprei o insolence na sephora apenas pelos os comentários (pelo o site), dizendo que tem cheiro de chiclete, mas sinceramente, só consigo sentir cheiro de talco.

    • Dcosta, testa o Diesel Fuel for Life masculino e o feminino — tem resenha de algum deles aqui no site. Os dois vão por um caminho chiclete, mais exatamente aquele chiclete japonês que vende nas mercearias orientais. Não é Bubbaloo mas sem dúvida é uma outra idéia do mesmo assunto.

  • Dcosta

    sigo na busca incessante de encontrar um perfume com cheirinho de babbaloo tutti-frutti, perfume esse que senti em uma amiga de infância que mora na suíça.

  • telma

    você é genial!!!! seus comentários são riquíssimos em sabedoria e nos ensinam com um humor muito prático! amei conhecer seu blog. obrigada por dividir conosco os seus conhecimentos.um abraço!

    • Telma, que delícia de comentário, to meio vaidoso aqui. Muito obrigado!

  • Rachel Chen

    E Ma Dame do Jean-Paul Gaultier?

  • Juliana

    Nunca testei o Dahlia Noir (tenho uma amostra envelhecendo no armário. Fico com bastante receio pelas resenhas daqui, do Bois de Jasmin e do Now Smell This, que também acompanho).
    Conheci o Dahlia Noir L’Eau por uma amostra que ganhei, gostei muito e aproveitei uma promoção para comprar. Gosto de ele ser um floral fresco sem ser abstrato. Não acho que é tão fresco para dias muito quentes, mas é bem gostoso para esses veranicos de inverno que estamos tendo agora 🙂

    • juliana, o dahlia noir l’eau ia funcionar bem num homem tbm, estou aqui pensando…

      • Juliana

        Oi Dênis! Fiquei curiosa e passei no meu namorado esse fim de semana. Achei que funcionou muito bem 🙂

  • Jessica Ueno

    Dênis, o que você acha do Dahlia noir EDT? Ele é tão sufocante quanto a versão EDP? Obrigada! Ps. sou fã do seu trabalho, parabéns

  • Carol

    Dênis, eu tenho um dos irmãos Insolence, o MY Insolence – o rosinha com branco-. Confesso que a primeira vez que senti ele foi numa amostra e era adolescente HUHUAUHA e amei. Mais tarde, nos meus 23 anos resolvi compra-lo e sério, continuei amando. Porém, de uns tempos pra cá ele ficou muito mais “forte” que chegou até manchar a tampa e nem preciso dizer que é impossível usa-lo, pois ele chega a me causar mal estar mesmo sendo só uma borrifadinha dentro da blusa. Me dá uma dó, pois o frasco nem chegou na metade, quando sinto o cheiro dele no borrifador continua sendo o mesmo, mas na pele é difícil.