Chá de homem? Cadê o revisor do marketing? Ia ser melhor se fosse verdade, ia dar alguma emoção. Infusion d’Homme abre com pouco de raiz de íris, talcada, macia, de impressão chic e confortável. Raiz de íris às vezes cheira a maquiagem, a tecido, a lápis de cor — Dior Homme está cheio dela. Aqui vêm em pouca quantidade, é só uma lembrança e está tudo bem, então vem um corte dramático. Dos 15 minutos ao fim o perfume tem cheiro de sabonete e se altera em pequenas modulações, revelando camadas discretas em que no fim aparece o vetiver. E aqui vem a minha discordância estética.
Esse sabonete que aparece é tão inofensivo que nem precisava. Não tem graça, é de pressão baixa, falta pulso. Fico com a impressão que a melhor qualidade de quem usa é a limpeza, exibida e reforçada ao ponto do tédio. E tem ainda um terceiro ponto: acidentalmente, a segunda fase é muito parecida com a colônia Natura Mamãe e Bebê. Nada contra, o produto da Natura é um clássico brasileiro, mas Infusion d’Homme custa R$400 (100 ml), Mamãe e Bebê custa R$50 pela mesma quantidade. Por um preço oito vezes maior espero um perfume oito vezes melhor.
Tenho a impressão que foi feito para ser o que os americanos chamam de “office scent”, perfume de escritório. Aquele fácil de gostar, de projeção menor e mais íntima e que não vai ofender nenhum nariz. Se não é o que você procura, fuja.
Para um efeito sabonete mais interessante, veja Insensé. Tem camadas de uma lavanda cremosa e de lírio-do-vale (a flor de Dioríssimo), num tratamento delicadamente leitoso, de impressão limpa mas cheia de graça, cheia de coisa para ser descoberta pelo nariz. Ou talvez Mugler Cologne, que abre cítrico e depois acomoda numa cama de almíscar macia e envolvente, que é ao mesmo tempo limpa sem ser de plástico. Sabonete e limpeza eu considero pontos de partida, não de destino, mas se é o que você procura num perfume vale a pena pesquisar mais.
E você? Qual o seu perfume favorito que evoca limpeza e o banho? Essas são qualidades que você procura num perfume? Deixe sua contribuição nos comentários.
Este post foi atualizado em 1 de outubro de 2013.
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