Falando perfumês: Nota e Acorde

A universo da perfumaria usa termos de diferentes áreas para ampliar uma experiência olfativa que na fala está confinada ao cheiro de [coisa] + [adjetivo]. Falar de perfume vai do tátil ao visual sem aviso prévio, chegando na metáfora: para tudo o que não fotografa bem resta a palavra. Na seção Falando perfumês vou explorar alguns termos do jargão e os descritivos mais comuns para que a gente tente se entender.

piano keys

Nota, Acorde

Nota e acorde são termos da música usados para falar da construção de um perfume. Quando falamos de nota estamos nos referindo a uma matéria prima sozinha, por exemplo, a lavanda. Como na música, quando essa nota é combinada a outra (ou outras) é formado um acorde: lavanda mais cumarina forma o acorde fougère — leia mais sobre o acorde fougère aqui. Outro exemplo é o âmbar, uma combinação de resina vegetal com baunilha — leia mais sobre esse acorde aqui.

Antigamente o móvel em que o perfumista trabalhava, uma espécie de mesa de escritório com vários andares onde ficam as matérias primas, como esse, era chamado de órgão do perfumista, como o órgão de uma igreja. Não era à toa.

  • Pingback: F de: Fougère | 1 nariz()

  • henri345que

    Uma coisa interessante de se ressaltar é que nem sempre o que vemos listado nas pirâmides olfativas são as essências extraídas diretamente daquela matéria e engarrafada no perfume. Muitas vezes são exatamente acordes, combinações de outros elementos, naturais ou sintéticos, que nas proporções certas são capazes de passar o aroma/idéia daquela nota listada na pirâmide.

  • Pingback: Alfabeto: A de Âmbar | 1 nariz()

  • Pingback: Falando perfumês: madeiras e o vetiver | 1 nariz | é sobre perfumes()

  • John

    boa tarde, tenho lido sobre perfumes a três dias, e me interessei pelo assunto, pois estou vendendo uma linha de perfumes que trabalha com essências dos originais. Seria algo custo/benefício. A coisa mais interessante é a sensação que causa nas pessoas, tanto homem como mulher; pois andei lendo que existem notas de entrada, notas do corpo ( ou coração) e notas de saída. Sendo assim, como sou professor de música, considero necessário três acordes básicos por perfume, sendo que cada acorde pode ser formado por três notas apenas. Se forem somente duas é um bicorde, mas a expressão é menor, ou seja nao sabera se é maior ou menor, o que é de extrema importancia. Acredito que na perfumaria aconteça o mesmo. A terceira nota, define então o tipo e tom do acorde em questão. Vejo que os amadeirados, mais utilizados pela minha região (onde moro) , tem no corpo um toque de notas de pimenta, e na saída (fundo) baunilha.Temos então, pelo que entendi , tres momentos de precepção para o perfume, a entrada, o processo do meio onde o corpo do perfume busca manter a interação com os nossos sentidos e nosso cerebro que recebe a mensagem, e o terceiro, onde está a sensação final deixada pelo produto. (se eu estiver errado , me corrijam ).
    Isso é fantástico, pois podemos criar um perfume entendendo a relação entres essas notas, assim como ensino o campo harmônico, rsrs. Claro que eu precisaria varios laboratorios e salas para experimentar e testar , e também ter um olfato treinado. Mas a empolgação é contagiante, pois vc vê algo da natureza se tornar parte de você tambem. abr