Como usar perfume no cabelo

Hashtag #polêmica! Cabelo é sabidamente um lugar legal para perfume: a cabeça é um ponto quente do corpo, o que ajuda a difusão, reforçada pelo movimento do cabelo comprido, e os fios parecem agarrar os óleos, fazendo com que a duração seja ótima. Cabeleireiros vão discordar dizendo que cabelo não gosta de álcool. Espíritos aventureiros podem arriscar uma borrifada de vez em quando, ou ainda outro truque: espirrar o perfume na escova e pentear (e ter uma escova para cada perfume?) Será que dá para ter o melhor dos mundos?

Grace Coddington e seu mega cabelão. Foto de Valentine Avoh

Algumas marcas lançaram versões de seus mais vendidos em base silicone, chamados hair mist ou brume pour les cheveux. Aí sim, tudo certo: cabelo gosta de silicone. São variações mais leves, fáceis de usar. É neles que aposta Marco Antonio de Biaggi: “O mais recomendado é usar produtos criados especificamente para esse fim. Mas, já li que depois de fazer escova pode borrifar um jato de perfume há uma distância de 30 centímetros dos fios. Não recomendo para as minhas clientes, mas acho que colocar um pouquinho na nuca, atrás, é ótimo,” conta. E a nuca tem o bônus de não sufocar: aplicando longe do nariz você não sente o perfume o tempo todo. Assim o nariz não se acostuma e você é surpreendido quando o perfume aparece.

Frederic Malle conta que não queria fazer uma versão light de Carnal Flower, que é um floral gigantesco. Resolveu pelo perfume para o cabelo. Uma amiga usa essa versão e ela é de fato mais leve que o original. Contou que a duração é excelente, até o dia seguinte, mas que tem que ter cuidado para aplicar de forma difusa: se o jato for concentrado numa área pequena o cabelo fica com aspecto molhado e pesado.

Já vi por aí versões de Thierry Mugler Angel, Dior J’Adore, Miss Dior, de um perfume L’Occitane. No exterior é possível encontrar também de Guerlain La Petite Robe Noire e de Chanel Coco Mademoiselle.

Você usa perfume no cabelo? Qual sua experiência e jeito de aplicar?

 

 

  • bete

    Gosto de nuca e têmporas, mas bem pouco, só uma limpadinha dos pulsos nas têmporas.

    • Bete, nas têmporas é curioso, nunca tentei. Vamos arriscar!

  • Uso o Hair Mist da Eudora! É Simplesmente maravilhoso, não tem quem não note, é muito marcante e despensa até o uso de perfume no corpo!

    • Ah, que legal! Não sabia que eles também tinham, vou explorar essa linha. Obrigado pela dica.

  • Francimeyre Teixeira

    Uso na nuca, na parte interna dos cotovelos, pulsos e entre os seios. Duas vezes, até. Ainda dou aquela borrifadinha pra cima e entro na “nuvem” que se forma pra ficar cheirosa por inteiro.

  • Ubiratan

    Espirro sempre na nuca, pegando um pouco o cabelo, e atrás da cabeça, pegando cabelo mesmo, Dênis, fica legal, parece durar mais, como falou. Agora…..o cabelo da figura ruiva da foto parece que já sofreu muito com o álcool de muito perfume sobre ele, ein? Rs….

    • hahaha! Ela é mega mega editora da Vogue americana, cuidado pra não levar um pito da Anna Wintour! ;D Se gosta do assunto, vê o documentário September Issue que vai amar a Grace.

  • Diana Alcantara

    Ufa, pensei que era editorial pra ter o cabelo da Grace! Dênis, vem pegar suas amostras!

    • hahaha! 😀

      É mesmo, tinha esquecido, vou te escrever

  • Larissa Figueiredo

    nos cabelos sempre. borrifo nele solto, por dentro e prendo. quando me da saudade do perfume desfaço o coque e aí é delicia pura. rsrsrs

    • hahaha! que demais, Larissa, amei a técnica. prazer instantâneo!

  • Raquel

    Sempre borrifo o perfume no ar e entro debaixo da “nuvem”. É tão bom mexer no cabelo e ainda sentir o perfume durante o dia…

  • Carolina Gloria

    A dica de borrifar em baixo do cabelo, é sensacional!!! Sempre fiquei intrigada por nao sentir meu cheiro, e com essa dica consigo sentir que estou cheirosa, usava fazer a nuvem mais em tempos de escassez e crise fico com a impressão de que estou desperdiçando, a dica foi ótima. Adorando o blog!!! bjx

    • Carolina, é legal esse jeito, não? O perfume aparece de surpresa (pra gente) e não chateia. Legal que foi útil!