Recomende um perfume: julho

Hoje roda o nosso tópico mensal Recomende um perfume, que é o lugar para pedir e deixar sugestões de perfumes para os leitores do site. A idéia é trocar experiência, informação e nos orientarmos nesse vasto mundo do perfume.

Ilustração de René Gruau

Como participar

  1. Usando a caixa de comentários abaixo, descreva brevemente que perfume você procura: além das características, você pode dizer em que ocasião pretende usar, os perfumes que já usa e gosta ou não gosta. Dar uma idéia do seu orçamento ou das marcas que você encontra para testar na sua região também ajuda a deixar tudo mais possível.
  2. Depois, leia os comentários e veja se você pode responder ao pedido de alguém. Para responder, clique na palavra “responder” abaixo do pedido que você está respondendo.

Dica: se você entrar com seu e-mail (ou Facebook, Twitter ou conta Google) na hora de comentar, a cada nova resposta ao seu pedido você recebe um aviso na caixa de entrada. Assim fica mais fácil de acompanhar a conversa. O e-mail permanece invisível para os leitores do site.

Para ler todos os posts da sessão, clique aqui.

  • vivi

    Bom dia. Já mandei essa mesma mensagem para algumas pessoas….. jajajajja.
    Bom, eu estou aqui pra pedir uma dica de um perfume pra chamar de meu.
    Usei um chamado Moments da Priscilla Presley. Mas nem por decreto encontro aqui em Uberlândia- MG.
    Gosto de perfume que deixa rastro. Sabe aqueles perfumes que chegam a incomodar?
    Mas não queria um doce. Já gostei de perfumes doces. Mas agora acho que eles cheiram a piriguete. rs
    Queria um que cheirasse mulher rica.
    Tenho vontade de ter um Shalimar. Mas impossível achar por aqui.
    Na Sephora tem, mas é o Initial. Não é o Shalimar. Alguém conhece ele?
    O chanel N5 eu gosto. Comprei original em uma loja conceituada aqui, mas não fixa.
    Tenho um Jour de Hèrmes, um Allien, um Coco Mademoiselle, Um Lolla, e já usei vários mas nenhum que eu amasse de morrer. O Moments da Priscilla Presley eu morreria rs, mas não consigo encontar…

    Por favor, desculpa, mas alguém poderia me indicar algum?
    Besos
    Vivi

    • Adriana Zanella

      Vivi, tente o Valentina de Valentino.. muuito bom! Tem o Dior addict da Dior.. (frasco rosado).

      • vivi

        querida obrigada pela dica.
        vou sim dar uma olhadinha.
        e esses eu sei que consigo achar por aqui….
        besos
        vivi

    • Vivi, o Shalimar seria uma opção fantástica! O Carolina Herrera Carolina Herrera é um floral poderoso, que, pelas notas, tem algo a ver com o Moments. Talvez vc goste também do Paloma Picasso Paloma Picasso (os mesmos nomes para perfume e marca!), do Clinique Aromatics Elixir, ambos chypres clássicos e bem distintos. Num caminho mais opulento e rico, Chanel Coco.

      Num outro caminho, sempre acho que mulher rica cheira a floral talcado, então alguns no estilo: Chanel No19 Poudré, Yves Saint Laurent Paris, Gianfranco Ferré eau de parfum (esse é chato de achar).

      E teste com calma, use um dia, volte, teste de novo, não tem outro jeito para achar o que ame de morrer. Obrigado por vir aqui comentar! 😉

      • Flavia Crespo

        “sempre acho que mulher rica cheira a floral talcado”

        Dênis, então só me falta o saldo da conta bancária!

        • vivi

          obrigada linda…
          sabia que adoro talcados?
          vou tentar cheirar com sua mãe e
          parecer uma mulher rica.
          quero muitooooo
          besos
          vivi

        • Haha, mas não é? Eu queria fazer um manual traduzindo este tipo de pedido, como cheiro de mulher rica, de banho tomado, pra chegar chegando. Porque é como as pessoas se referem e adoro esse tipo de expressão.

          Vivi, vou fazer coro nos aldeídicos, Rive Gauche é meu favorito mas o Calandre é excelente e mais fácil de achar.

      • vivi

        Obrigada mais uma vez.
        Bom só consigo achar o Shalimar Initial na Sephora.
        Ele também é bom? Pois é releitura né?
        o que acha?

        Vale à pena investir?
        besos
        vivi

        • Vivi, é bom mas acho que não é o que você procura. É mais seco, austero, menos “redondo” e cheio de curvas que o original. Marca menos presença.

          • dede

            Denis, vc sabe se o shalimar initial saiu de linha?

          • Sim, ele foi substituído pelo Shalimar Souffle de Parfum

  • Dani

    Bom dia! Procuro um perfume em que a gardênia fosse a estrela. Tenho o Amarige, mas aqui ela se apresenta com uma faceta terrosa. A gardênia perfeita (na minha opinião) teria que ter uma textura cremosa. Alguma sugestão?

    • Dani, já li que Tom Ford Velvet Gardenia vai por esse caminho cremoso (e também terroso/cogumelo), mas foi descontinuado. O Marc Jacobs Woman tem uma gardênia bastante limpa e um pouco leitosa, talvez seja o que procura. Num caminho mais arejadol, com algumas notas cremosas no fundo e com projeção linda, tem o Annick Goutal Un Matin d’Orage, que é a gardênia mais bonita que conheço.

      • Dani

        Dênis, obrigada! Pesquisei em alguns sites e vi que o Marc Jacobs Woman tbm foi descontinuado. Consegui encontrar um dando sopa e já adquiri, rsrsrs. Acredito que é exatamente o que procuro.

  • Isac Donisete

    Ando a procura de um perfume de incenso, misterioso, um caminho meio olíbano, já ouvi falar de alguns nessa direção, todos nicho o que é inviável devido a localização onde estou cravado e também a parca resistência de minha conta bancária. O ideal é que seja designer… se alguém tiver sugestões! Agradicidim… como se diz aqui em Minas!

    • Dino Napoleão

      Olá Isac, Bem o que indico para você com incenso e olíbano é o perfume La Collection Nu de Yves Saint laurent, o vintage é um dos melhores incenso que já provei na vida e depois foi descontinudado infelizmente e recentemente relançaram o perfume com algumas notas incluindo o olíbano e ficou uma ótima versão, claro que não supera o original mas vale conhecer e ter, um dos perfumes mais andróginos/eróticos que conheço, acredite o incenso aqui é levado pro território carnal, sexual . Outro incenso ótimo é o Messe de Minuit da grife Etro você se sentirá dentro de uma catedral gótica, Costume National Scent Intense possui nuances incensadas. John Galliano Eau de Parfum possui notas aldeídicas na saída e depois a magia acontece o incenso surge para dar um decadente/retrô sem ser datado, Oscar Wilde usaria sem dúvida. A série Incense da Comme Des Garçons: Avignon, Zagorski, são designers fácil de serem encontrados em sites e ebay.
      Sou fã de incenso!

      • Isac Donisete

        Obrigado… iniciando procura! 🙂

    • Isac, faço coro para o YSL Nu, é fantástico e até ontem dava pra achar. Dos designers acho que é o que mais “real” no incenso (naquele caminho frio/quente do olíbano). Mas o YSL Opium tem incenso num caminho resinoso, balsâmico, enfumaçado, com cheiro de vela apagada, e é excelente também. O Spicebomb segue o mesmo caminho com menos mistério e rococó. O Opium é bem fácil de achar! Depois conte como está a busca.

      • Isac Donisete

        Iniciando buscas!!!!

      • Isac Donisete

        Nessas de procurar perfume de incenso trombei com Éden Cacharel, achei diferente, não sei se gosto, mas não acho nenhum pouco ruim, seria ele desajustado para um homem? O preço também não é dos melhores para 30ml (apesar de ser um frasco vintage). Só que o bicho ficou na minha cabeça, tá aqui martelando e martelando… não seria um blind, mas das anticonvencionices esse eu acho o mais anticonvencional… O que acha Dênis? Me fale algo sobre ele, se o conhece… quero perfume novo, pra ontem… rsrsrsrs… desde já agradeço!
        P.S.: A procura pelo incenso não anda bem, não encontro NU, e não me dei com OPIUM… e SPICEBOMB não sei se é o caso!

        • Acho nada convencional! Gosto muito, um verde plasticoso, é só ele no mundo. Se conseguir que alguém compre no exterior vale a pena, que Cacharel é uma marca barata, especialmente nos EUA. Outro que não parece com nada, e definitivamente cheira a plástico, é o Gucci Rush, mas esse só no exterior mesmo. do Rush tem resenha aqui.

  • vivi

    Alguém pode me indicar um site seguro, rs que eu possa comprar um Shalimar original?! Mas, tem que ser um em português pq a pessoa aqui num sabe nadica de nada de inglês. E ainda quero dar uma de fina que sabe das coisas….. jajajajaja
    Andei vendo alguns mas, estou com meda, rs pois nunca comprei em site assim. Eles falam que demora até 90 dias pra chegar. Daí bate aquele medo de perder meu rico e suadinho dinheirinho…. jajajjajajja
    besos
    vivi

    • Pedro

      A cheirovip.com.br tem bons preços e é confiável. Tem também a época cosméticos, top internacional, shopluxo, sephora etc. São todas lojas nacionais, ou seja, não há preocupações com atrasos e impostos, mas se prepare que Guerlain aqui no Brasil é bem caro. Ultimamente não vale a pena importar, estão taxando praticamente tudo e atrasa demais…

    • Vivi, eu sou o pior para esse tipo de dica, nunca comprei em loja do exterior. A informação que eu tenho é a mesma do Pedro: estão taxando praticamente tudo e demora bastante.

    • Lucia Rigueiral

      Vivi,você pode comprar o Shalimar Initial Eau de Parfum ou Toilette na Sephora que é um site confiável faço muitas compras neste site.No Mercado Livre que também compro e nunca tive problemas, e na Micbras que também já comprei e chegou tudo certinho.Quanto aos sites internacionais não compro mais pois além de serem tachados,está saindo mais caro que comprar aqui e demoram muito para chegar.A última compra que fiz no Ebay uma compra de 40 dólares me saiu com frete(caro) e mais as taxas da Receita Federal e impostos estaduais e IOF do cartão(o valor do dólar é muito alto no cartão de crédito) 108 dólares,não valeu a pena.Vão aí as dicas e espero que faça uma boa compra,abraços!

      • Lucia Rigueiral

        Em tempo,as lojas que o Pedro falou são ótimas e super confiáveis!!

      • vi vi

        Muito obrigada querida….
        Ficarei atenta as dicas.
        Besos
        Vivi

  • Grand Amour Annick Goutal, ganhei de uma amiga e estou curtindo… Não é um cheiro original, já o vi la pelos idos dos anos 90, mas nao me lembro de onde o conheço… Alguém sabe?

  • Thiago Menezes Souza

    Olá!

    Busco um perfume com a mesma proposta do maravilhoso Xeryus Rouge da Givenchy, que está cada vez mais difícil de encontrar. Gosto de perfumes especiados, quentes, que marquem o olfato e façam bombar a circulação de tão sensuais. Ressalvo que prezo por “exclusividade” pelo menos evidenciada na exoticidade da fragrância.

    Obrigado!

    • Thi!
      Agora me ocorre o Cartier Déclaration, cheio de cominho, cardamomo, bem seco e estimulante, acho muito sexy. Apesar de funcionar super no calor e de dia, fica muito chic a noite. Tem vários como vc descreve mas mais pops, como Chanel Bleu, a família YSL L’Homme. O Déclaration é meio esquecido e um perfume excelente. (To com a sensação de estar esquecendo vários, volto se lembrar de mais)

      • Thiago Menezes Souza

        Obrigado Dênis! Já está devidamente registrado na minha “to try list” hahaha! Se lembrar de mais algum, serei grato se me disser.

        O que você acha da família Dior Homme (incluindo os recentes Cologne e Eau for Men)? Para uso cotidiano, o que me sugere como assinatura, na linha do L’Eau D’Issey (excelentes longevidade e projeção), mas que tenha notas doces, exóticas ou coisa do tipo? Atualmente tento me acostumar ao Dior Homme Eau for Men, mas me parece que falta algo mais marcante na fragrância. Andei pesquisando e cheguei ao Versace The Dreamer, seria uma boa opção? 🙂

        • Thiago Menezes Souza

          E então Dênis?

          • oi! perdi essa mensagem.

            Eu gosto muito dos Dior Homme, são perfumes incríveis, mas o Eau for Men não conheço. A colônia é parecida com Thierry Mugler Cologne, que vale conhecer (acho que pararam de importar). O Dreamer testei bem rapidamente, não consigo opinar. Vc pode testar o Valentino, que se parece com o Dior Homme quando lançaram (o que está a venda hoje é mais seco).

            Num caminho doce/exótico tem vários orientais legais, como YSL Opium, Spicebomb ou até o Angel Men, que é um perfume excelente, mas vc tem que prometer que vai borrifar pouquíssimo, se não vira um tormento. Com mais frescor e no exotismo, gosto muito do Hermès Jd Après la Mousson, do Yohji Yamamoto masculino (só em viagem mas é parecido com o Guerlain Homme). Boa sorte!

          • Thiago Menezes Souza

            Muito obrigado!!!

  • Vivi

    Dênis seu lindo…. depois de tantos coments… tantas dicas…. fui à caça do meu parfum metade. Já que não acho o Moments da Priscila Presley.
    Experimentei tantos… mais tantos… jajajajja no fim, fiquei entre dois.
    Ah, o Calandre eu amei na “fitinha”, mas na pele não rolou. E eu queria tanto… pq além de ser muito bom, o precinho de 100 ml é muito amigo.rs
    Bom dos dois que amei foram:
    Coco eau de parfum, que por sinal amei. E amei também o Chanel 19 Poudré. rs
    Mas o Poudré tem uma coisinha… rs Vc acredita que um dos corredores do Shopping tem esse cheiro?! Ou melhor, lembra muito. Quando cheguei em casa comentei isso com meu marido e ele concordou… jajaja.
    Bom, fato é que amei os dois, mas não queria cheirar a corredor de shopping. jajajajajajaja
    Procurei pela net resenha dos dois e não acho, será que ninguém usa eles?! rs
    O que vc me diz, uma vez que é o culpado por eu me apaixonar….
    “Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas”…
    Adaptando… “Tu te tornas eternamente responsável por nos apresentar a momentos mágicos, coisa rica”. rs
    Brincadeiras a parte, vc poderia me falar um pouco mais sobre essas duas jóias… longevidade, sillage e projeção? Qual deles é do tipo… “nossa que mulher rica”.
    Muito Obrigada.
    Hoje à noite vou lá resgatar o meu queridinho das garras daquela prateleira malvada….rs
    Desculpa se estou quereno demais….
    Obrigada mais uma vez.
    Besos
    Vivi

    • Vivi, vc pode testar também o Chanel No. 19 tradicional, ainda prefiro que o Poudré, talvez não lembre o shopping. Eu nunca testei o Poudré na pele, não sei da duração. O Coco dura para sempre, é um estilo mais barroco, quente, opulento, com rastro imponente. Mas agora é questão de estilo. Sugiro que vc teste com calma, na pele, várias vezes, ande fora do shopping (haha), se imagine usando. Os três são grandes perfumes.

      • vivi

        Obrigada!!!
        Você acredita que eu fui ao shopping e escolhi o Coco, antes mesmo de ler sua resposta?! hehehhehe
        Depois vou testar o 19 e o Poudré. Pois amei o Poudré apesar de cheirar a corredor de shopping.
        O Chanel 19 foi feito para a Coco em comemoração ao níver dela, que é 19/08 não é mesmo?!
        Pois é, você acredita que casei no dia 19/08?!
        Gosto de comprar coisas que tenham uma história ou um significado. Seria uma boa desculpa pra comprar um, não é mesmo?! jajajjaja
        Mesmo sem me conhecer, vc já sabe direitinho meus gostos.
        De todas as dicas sobre os perfumes que recebi, no seu e em outros blogs, suas dicas foram certeiras.
        Mas uma vez obrigada. E…. virei fã de carteirinha.
        Você realmente está duas borrifadas acima de nós, pobres mortais….
        Besos
        Vivi

  • Flavia Crespo

    Off-topic: alguém já fez compras no site Perfumaria Brasil? Achei tantos perfumes que não via há tempos por lá que até desconfiei de confiabilidade…

    • vivi

      Flávia, fiquei encantada com o site tb. Até liguei lá. MAs a atendente disse que pode demorar até 3 meses e que posso ser tarifada.
      Fiquei com medo. Comprei não. rs.
      É muito milagre pra pouco santo…. jajjajaja.
      Se tiver boas informações avisa… heheheh
      besos
      Vivi

    • Não conheço, Flavia

  • JeJe

    O Halloween da Jesus del Pozo é o MEU perfume, muito difícil de encontrar, fiquei uns 2 anos sem achar em lojas confiáveis aqui no BR, ele simplesmente é perfeito para mim. Sou muito chata com perfumes, não gosto de perfumes doces (tipo Angel), já experimentei vários, mas o único que me apaixonei foi pelo Halloween e não acho nenhum outro parecido. Mas recentemente ganhei o hidratante do Acqua de Gioia e me simpatizei, estou analisando comprar o perfume. Me dê dicas de perfumes que possam me encantar…

  • Lia Martins

    Gosto muito de perfumes gourmands. Minhas últimas paixões foram Candy, da Prada, e Nina Ricci. Gostaria muito de uma sugestão de um perfume que tivesse cereja como nota principal. Alguém conhece? (:

    • Lia, tem o La Petite Robe Noire, da Guerlain. Vale a pena testar as duas versões, eau de toilette (meio um drops de cereja) e a eau de parfum (uma cereja escura).

      • Lia Martins

        Obrigada! Testarei.

      • Lia Martins

        Dênis, sabe onde encontro Guerlain em SP? (Em Fortaleza é impossível, mas vou a SP em janeiro, então queria testar o La Petite Rôbe Noire que você recomendou.) :**

        • Lia, eu sempre testo na Sephora, acho (posso estar enganado) que a marca é exclusiva deles.

          • Lia Martins

            Obrigada! ♡

  • Pedro

    Dênis, você me sugeriu Eau de Cartier e Chanel Cristalle. Provei-os e gostei bastante dos dois, principalmente o primeiro. Exatamente o que eu procurava, algo mais verde mas que não fosse agressivo e servisse pro dia a dia. Quanto ao Chanel gostei também, mas só consegui provar o Eau Vert, não sei se foi esse que você tinha em mente. Realmente é perfeitamente compartilhável, talvez mais masculino que feminino, porém não me surpreendeu. Usaria tranquilamente como colônia, pena que o preço não ajuda… Agora o que me surpreendeu de fragrância pro inveno foi o Midnight in Paris, da Van Cleef and Arpels. Sinto um couro macio e “amaciado” pelas amêndoas, denso e atalcado. Lembra um pouco o Bulgari Black, mas muito mais sutil e romântico, sem aquela agressividade e lembrança de borracha. Enquanto o Chanel poderia ser masculino, MiP poderia muito bem ser feminino.

    • Pedro, o Eau Vert é mais um verde mais “duro”, o clássico é mais legal. Os Chanel vale muito comprar fora, são só um pouco mais caros que os perfumes de sempre, enquanto aqui é esse terror.

      Nessa linha couro vc pode testar tbm o Chanel Cuir de Russie, que é um couro mais chic possível, longe da agressividade do Black.

  • Acymara Oliveira

    Denis eu gosto de perfumes florais e frescos, amo J’adore e Tommy Girl. Por favor me sugira outros perfumes nessa mesma linha. Obrigada.

    • Acymara, os dois são da mesma perfumista, a Calice Becker, esse clima fresco/floral, meio molhadinho, é a marca registrada dela.

      Outros de perfumistas diferentes: Marc Jacobs for Her (o primeiro dele, tem resenha aqui), Estée Lauder Pleasures (dá pra achar no Mercado Livre), Clinique Happy

      • Acymara Oliveira

        Obrigada, Dênis. Vou sentir todos e te dou um feedback.

  • Carolina Lyon

    Dênis, nossa enciclopédia brasileira de perfumaria,

    você saberia indicar perfumes parecidos com duas pérolas descontinuadas dos anos 90? O primeiro é o Byzantine, da Rochas. O que me agradava, nessa essência, era a habilidade em ter uma personalidade ao mesmo tempo escandalosa e fresca, A segunda pérola é o Vesace Yellow Jeans, jovial, despretensioso, mas ao mesmo tempo incomum – acho que é o cheiro de chá que dá o toque diferente nele.

    Obrigada!

    • Carolina,

      não sei dizer. Tenta pesquisar no Fragrantica americano que pode ser um bom caminho.

      Agora — enciclopédia é um pouco demais, hein? 😀

  • Isabel

    Olá Dênis, o perfume da minha VIDA é ou era o pleasures da Estée Lauder, porem ele não tem mais o mesmo cheiro, existe algum parecido?