Chegou aquela época do mês que a gente recomenda um perfume para o leitor. São tantos os lançamentos, tantas as marcas em todas as faixas de preço que é difícil achar alguma coisa para resolver aquele desejo. Essa leitora apareceu pelo Instagram (instagram.com/1nariz), ela é psicanalista e disse que sempre procurou usar algo “que não fosse muito marcante porque
fico próxima as pessoas e acho que essa neutralidade é boa, uma forma de respeito. Sempre gostei mais dos perfumes masculinos porque são menos doces. Também me incomodam as interferências de desodorantes, cremes, shampoos e perfumes. Amo a idéia de que seja uma fragrância só para os vários itens. E acho bom usar colônia de corpo todo, evitando a mistureba.
Queria, então, pedir socorro! Sugestão de perfume nada doce! Quase salgado! Sabe que até os drinks prefiro os salgados tipo Bloody Mary, Bullshot e vinhos bem secos.
Falou em salgado eu já penso na hora em Sel de Vétiver, que falei outro dia, é salgadinho e com difusão moderada. E recomendei os vetiver em geral, uma das melhores saídas para um homem perfumado: Vétiver Cologne de Annick Goutal, mais cítrico e solar, Vétiver Guerlain é uma alternativa mais elegante, tem grande difusão mas se usado só na pele, embaixo da roupa, funciona para o que a leitora pede. Voltando para o salgado tem o Sel Marin, de James Heeley, que fala de mar mas no caminho do sal e do iodo, não no aquático dado pelo sintético chamado calone — pense no L’Eau d’Issey.
E pensei em cítrico como Cologne Mugler, com um conforto sexy de almíscar, ou na dupla cítrico/amargo das colônias mais clássicas, como Chanel Pour Monsieur e Eau d’Orange Verte (Hermès), cítricas de encher a boca d’água e com um fundo amargo de musgo de carvalho.
Quanto a mistura de cheiros de perfume, cremes e tal eu não soube responder na hora. Mas checando um dos meus blogs favoritos, o excelente Bois de Jasmin, de Victoria Frolova, revi esta dica de perfumar um creme com sua fragrância favorita. Ela chega a sugerir que teste com vários cremes, prepare uma porção grande para uma semana, esterilize o frasco para não estragar… mas eu gostei mesmo é do jeito mais simples: um pouco de creme sem perfume na mão, alguns espirros do perfume favorito, misturar bem e aplicar. Para mais detalhes leia o post em inglês no site. Das marcas de creme sem perfume que já vi na farmácia ela recomenda Eucerin e Bioderma. Não sei o que mais está disponível mas parece tão simples, porque não testar?
E você? Dentro do pedido que ela fez — um perfume não doce, talvez masculino, que não seja invasivo do outro –, quais suas recomendações para a leitora? Participe nos comentários.
Como participar: para receber recomendações minhas e dos leitores do 1 nariz, me escreva no e-mail denispagani @ gmail.com. Conte o que você gosta e não gosta numa fragrância, quais seus perfumes favoritos e quanto pretende gastar. Isso ajuda a receber sugestões mais próximas do seu gosto
Pingback: Outro jeitos de usar perfume | 1 nariz | blog sobre perfumes e resenhas()