Comecei o e-mail saudando em francês, pedindo desculpas para passar ao inglês. E recebi resposta em português. Céline Verleure morou no Rio por alguns anos, onde importou vinhos. Ela é uma francesa de gargalhada fácil, apaixonada pelo Brasil, criadora e diretora artística do Olfactive Studio, perfumaria de nicho cujo conceito é todo ligado a fotografia. Quando trabalhava na Firmenich, foi avaliadora de Olivier Cresp para o desenvolvimento de L’Eau par Kenzo. Também é seu trabalho a criação do osmoz.com.br, site da mesma empresa que funciona como comunidade e banco de dados para fragrâncias. Nos encontramos na Global Art, feira de perfumaria em Berlim que aconteceu nos dias 8 e 9 de junho. E ela deu uma informação em primeira mão para o 1 nariz: vai lançar a marca no Brasil ainda esse ano, já tem a importação aprovada, está apenas acertando detalhes de ponto de venda.
Foi da experiência junto a casa de fragrância que surgiu uma certa frustração. Os custos de desenvolvimento e marketing são altíssimos, que aumentam a pressão sobre as vendas e ninguém quer arriscar: “As palavras para os briefings [de criação de um perfume] são iguais e tudo fica igual: é um perfume para uma mulher moderna, que ganha seu dinheiro, que viaja…”, conta ela. Para mudar o jogo resolveu mudar o briefing e fazer dele uma imagem.
Mantendo a estrutura do Olfactive Studio enxuta, contou com a internet para criar barulho. Criou o Blog du Parfum qui n’existe pas (encore), Blog do Perfume que (ainda) não existe, em que apaixonados por perfumaria foram convidados a decidir tudo — o frasco tem o formato de uma Polaroid, o rótulo é como uma fita crepe rasgada e anotada, como se usa nos estúdios. Os participantes elaboraram uma lista de nomes ligados a fotografia que são usados em todos os laçamentos.
A linha já conta com cinco perfumes. O mais recente é Flashback, desenvolvido por Olivier Cresp. Com o nome e a foto nas mãos, Cresp partiu para uma memória de infância, a torta de ruibarbo — vi uma mulher experimentando numa loja e ela caiu numa gargalhada, reconhecendo. Para quem tem pouca experiência de ruibarbo (eu, no caso): come-se o talo cozido de algum jeito, o sabor é ao mesmo tempo muito ácido e leguminoso, com um sujo terroso que lembra pimentão. Tive a chance de entrevistar Olivier Cresp, ele de Angel e Light Blue e perguntei se essa foto foi o briefing mais difícil que recebeu. Disse que não, “o mais difícil é quando me dizem: eu quero o cheiro de uma mulher caminhando na areia da praia. Não é possível, hoje, com as matérias primas que tenho, fazer o cheiro da areia.” E em seguida completou, feliz: “Ela me deu a foto e dinheiro para a fórmula.”
É um perfume bem fresco que sai dos óbvios limão/laranja, além do ruibarbo conta com um acorde maçã verde delicioso. Céline diz que ruibarbo e grapefruit (toronja!) precisam de vetiver para dar esse ângulo sujo, terroso, com textura de madeira (e frequentemente grapefruit em perfume tem cheiro de suor, que é um aspecto do vetiver também).
O meu preferido da casa e o de Céline também, é Lumière Blanche, criado por Sidonie Lancesseur. Ela conta a história: “eu tinha acabado de esquiar, estava morrendo de frio e me deram um copo enorme de leite quente com xarope de pain d’épices, que é um bolo com mel e especiarias. Aquilo foi tão confortante, tão gostoso. Eu uso esse perfume para dormir”
A imagem é de Massimo Vitali — isso que parece um iceberg é uma praia na Sicilia. A maior virtude do perfume é o equilíbrio, não tem ponta, nada se destaca demais. E cheira a branco. Cedro, íris e um toque de amêndoa dão um aspecto leitoso, envolvente e morno, sem sufocar. Especiarias frias dão contraste ao calor e alguns pontos de cor, como na foto, um pouco de cardamomo, um pouco de anis. É claro e envolvente, a impressão geral é de conforto, carinho, não parece com nada disponível no mercado.
E você, que perfume usa para dormir? A que perfumes você recorre naqueles dias mais difíceis, quando precisa de conforto e carinho? Que notas ou cheiros te trazem essas sensações? Deixe sua participação nos comentários.
A marca entrega no Brasil sem frete e identificado como presente, inclusive amostras: http://www.olfactivestudio.com/
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