Cheiro de férias de criança | Resenha de Demeter Suntan Lotion

Minha melhor memória de infância é de estar queimado de sol. A memória mais viva, digo, não a mais prazeirosa. As noites acordado, chorando, deitado de bruços na frente do ventilador, com minha mãe ou vó passando algum creme, eram bem o contrário de prazer. Melanina nunca foi o meu forte.

Nas minhas explorações de perfumes esbarrei no Demeter Suntan Lotion, que me levou para algum lugar nesse passado, aquela mágica que só é possível pelo nariz. Nasci em 1983, devo estar falando de uma época até os anos 90, e protetor solar não existia ou minha família era negligente.

Em algum momento achamos um da marca Banana Boat, de frasco preto, que segurava o tranco de uma criança branca demais no verão brasileiro. Depois apareceu um Coppertone Kids, frasco verde e tampa rosa, que era mais fácil de encontrar e ficou sendo o protetor solar padrão. Pois bem. Suntan Lotion é uma cópia fiel do cheiro desse Coppertone.

Investiguei o que existe da marca hoje e as fragrâncias poderiam ser de qualquer coisa. Não sei o que aconteceu — vejo executivos falando em atualizar a marca… — este deveria ser o melhor caso de identidade olfativa. A fragrância é memorável, se usa o produto num período muito específico, de férias e diversão. Que associação melhor é possível?

Na borrifada de Suntan Lotion o primeiro momento é mais gelado, úmido e com algo de terroso, de húmus, só que sem a rigidez de uma madeira. O ouro vem logo em seguida: é uma mistura de floral parecido com a parte mais densa do jasmim manga, que é cremosa, leitosa, macia, junto com um momento picante de canela. Dá quase para sentir o sol esquentando a pele, com o aspecto floral e almiscarado complementando o cheiro da pele limpa.

Posso jurar que essa é a base memorial-afetiva que sustentou tantos perfumes inspirados em acordes solares, como Guerlain Terracotta, Tom Ford Orchid Soleil. Até Paco Rabanne Olympéa daria para incluir nesta lista. Estes são alguns favoritos meus, tem muitos outros mais recentes. Mas Suntan Lotion tem a melhor qualidade possível para qualquer coisa, que é uma dose de humor.

É fácil pensar em combater o calor com o perfume e partir logo para o mais fresco possível. Suntan Lotion e os perfumes listados acima são a prova que tem muita delícia para ser explorada se a gente desistir de bater de frente e quiser complementar o calor.

A marca Demeter é mais forte nos Estados Unidos e não é vendida no Brasil.

Foto de Denise Bossarte / Unsplash.com