Tudo que você precisa saber sobre fixação de perfume – parte 2

vimos que a concentração de fragrância e a própria fórmula do perfume são fatores que influenciam na duração de um perfume na pele. A série de posts sobre fixação de perfumes continua, olhando para que condições da pele e do ambiente também jogam aí.

Na imagem: GrungeTextures via Visualhunt / CC BY-NC

Hidratação da pele

Essa é uma daquelas frases repetidas a exaustão: peles bem hidratadas ou mais oleosas fixam perfumes por mais tempo. Mas por que? Com a ajuda da casa de fragrância Symrise consegui descobrir. Quem explica é Adelino Nakano, diretor de pesquisa aplicada para fragrâncias:

“A pele possui células que podem ser representadas pelo modelo de tijolos de um muro. Quando a pele está saudável (hidratada), a barreira está íntegra e isso faz com que a sua superfície possa reter mais a fragrância comparada com uma pele seca, cuja estrutura está danificada. Basta pensar na qualidade de uma pintura de parede num muro novo comparado com aquele que já está velho e faltando alguns tijolos.”

Além disso os óleos que compõem a fragrância tem relação de afinidade com os óleos naturais da pele — mais um elemento que favorece a duração de perfumes.

 

Temperatura e umidade de onde se usa

Quem viaja para encontrar o inverno já percebeu: no frio precisa mais borrifadas do mesmo perfume para ter a mesma perfumação que no calor. E nem é que o perfume gruda na roupa e não sai mais. O mesmo vale para o climas secos — os perfumes típicos do oriente médio, criados para um clima de deserto, são super opulentos e em base oleosa. O fato é que o que leva o perfume da pele para o nariz é um misto de calor e umidade. Mexer nisso é mexer na sensação de perfumação e de duração de um perfume.

Juntando tudo o que foi falado, já dá para concluir: aquele cítrico delicioso que refresca a gente no verão nunca vai durar um dia inteiro.