Eu não sei identificar notas num perfume!

Se você acha difícil pesquisar perfume na internet por que não sabe identificar nota, não tema. Em junho eu lanço o Inspira. Um guia passo a passo focado em autoconhecimento para quem tá procurando um perfume pra chamar de seu. Neste vídeo eu explico como o Inspira acontece.

 

Vê se você se identifica. Você fica sabendo do lançamento de um perfume. Fica curioso e joga o nome no Google pra tentar saber como ele é. Encontra que algumas das notas são pimenta de szechuan, ambroxan, gerânio e elemi — o exemplo é real, de um lançamento recente. A menos que você seja perfumista ou especialista, a reação normal é ficar com cara de ???. E se achando ignorante por que não sabe identificar notas num perfume.

Imagem de Pat Joyce.

Essa informação te ajudou? Respondeu sua dúvida? Você está melhor, pior ou igual a antes de saber disso? Pra seu consolo, mesmo se soubesse identificar nota, mesmo se conhecesse cada uma dessas matérias primas, só com isso você teria uma idéia bem ruim de como é este perfume.

A lista de notas numa fragrância — a que está no Fragrantica, no site da marca, nas revistas e nas lojas — é divulgada pela marca. Junto com o filme, o ator que faz o filme, as fotos da campanha, o frasco e tudo mais, a lista de notas faz parte da estratégia de comunicação do perfume. Ou seja, ela tem a função de comunicar um conceito, uma idéia — e não como o perfume é de verdade.

A lista de notas do perfume que mencionei no começo não fala de notas aquáticas, não fala do acorde frutado. Coisas evidentes no perfume mas não estão comunicadas. Notas aquáticas foram uma idéia original nos anos 90 (pense no L’Eau d’Issey), acorde frutado pode confundir o público alvo.

Não estou falando que lista de notas é mentira (às vezes é) mas que ela não mostra tudo. Mesmo se mostrasse — o que é improvável, nada prático e não faria sentido, mas vamos imaginar — e o consumidor entendesse exatamente o que é cada uma, o problema continua. Qual a proporção de cada coisa? Como cada uma contribui pro efeito final? Nota é só um dos jeitos de falar sobre um perfume.

Agora vamos imaginar outra situação.

Você pesquisa o mesmo perfume mas não procura lista de notas, você procura uma descrição feita por uma pessoa comum, não pela marca. Alguém como eu e você, que fala de perfume por que gosta.

E encontra isso: “tem cheiro de produtos masculinos de barbearia.” Tanto a lista de notas quando a frase aí em cima saíram exatamente da mesma página. Como o perfume do nosso exemplo é masculino, homens procurando ele vão entender o que é isso. Que informação transmite melhor como é o perfume?

Se você quer estudar para identificar notas e conhecer cada uma individualmente, tem todo o meu apoio. Não vai resolver esse problema mas vai ajudar. Só que procurar uma descrição feita por um consumidor, não pela marca, ajuda muito mais se só quer encontrar um perfume para si.

Use sites como o Fragrantica, pesquise “nome do perfume” + resenha (ou review, se entende inglês). Comece procurando os perfumes que conhece, que usa, para ver se concorda com o que lê. Se concordar, essa pessoa fala a sua língua. E, alegria total, tem gosto parecido.

Com o tempo você vai encontrar seus comentaristas de perfumes favoritos. Gente que descreve perfumes de uma forma que você entende, com a quantidade de detalhe que faz sentido pra você. Eles estão em blogs, nos comentários do Fragrantica, no Youtube, em grupos do Facebook. É só procurar.

 

Se quer aprender comigo outras estratégias para filtrar o mercado de perfume e ficar só com o que interessa, clique aqui para conhecer o Inspira.

  • Felipe Américo

    ótimas dicas!!!