Não existe perfume sexy

Por mais que a indústria martele na outra direção, não existe perfume sexy. Existem perfumes que fazem homens e mulheres se sentirem sexy. Existem perfumes que pessoas percebem como sexy. Mas tem como a resposta ser a mesma para milhões (milhões!) de compradores de perfumes no mundo? Para a indústria é mais fácil martelar que sim. Para ficar só nos nomes: Extase, Pleasures, Seduction, Provoque, Delícias de Uma Paixão Envolvente — não precisa nem chegar nas propagandas.

Pessoas que vivem uma história particular, com seus medos específicos, fantasias privadas, valores individuais — o que elas enxergam como sexy quando olham o mundo desse lugar único? E num ponto ainda mais complicado, o que faz essas pessoas se sentirem sexy? Que perfume vai disparar a fantasia certa?

Por mais que eu aponte perfumes para o verão (por que são frescos), perfumes para o trabalho (por que não vão engolir o vizinho de mesa), esse tipo de definição está implorando para ser quebrada. É delicioso acordar com a colônia mais brilhante e borbulhante numa manhã cinza chumbo. Um perfume floral penetrante como jasmim ou tuberosa cresce e fica um delírio tropical numa tarde quente.

Mas eu nunca vou conseguir fazer uma lista de perfumes sexy por que ninguém é sexy do mesmo jeito. De saia rasa e decote profundo ou de vestido rodado? De terno e gravata ou com a camisa aberta e peito cabeludo? É no verão da Bahia ou calor da lareira?

Falou em perfume sexy a imagem que vem é de qualquer coisa floral, doce e grande. Pra muita gente vai ser. E tudo bem, sem julgamento.

O horror de uma cliente da consultoria era imaginar que o perfume chegasse antes dela. Tinha repulsa por tudo que era denso demais, espesso demais — “gosto de perfume que deixe aparecer a pele,” ela disse. O perfume certo (para ela) é a gaze mais fina e funciona para revelar, para mostrar a pele. Quer coisa mais sexy?

Na imagem: foto de Scoobyfoo no Flickr via CC.

  • Diana Alcantara

    Belíssima reflexão! A sensualidade é de fato tão particular e tão inesperada né! E adorei o ‘Delícias de Uma Paixão Envolvente’. Pareceu novela mexicana.

    • É um exemplo real, Diana! De um perfume do Boticário. Tem todo um angulo novela mexicana ainda para ser explorado nos perfumes. Ay!

  • Pedro Henrique

    Vc sabe me dizer em que ano o Poison da Dior sofreu a sua última reformulação?

    • não sei dizer, Pedro. mas não é o mesmo do lançamento há mto tempo. não sei sobre a história das maiúsculas que diz, não consigo te ajudar.

  • Pedro Henrique

    Outra pergunta sobre o Poison, o que começa com a letra P em maiusculo é o original, pq tem um q as letras são todas maiusculas, e um a a primeira letra começa com a maiuscula.

  • Marie

    O perfume que faz eu me sentir mais sexy é um, tecnicamente, masculino: notas de chá Earl Grey, o que a marca chama de fougère branco, folha de jasmim, musk, e fava de baunilha. Eu sou super feminina (e fazia a linha gótica suave antes de ser modinha, ok), mas os tais perfumes femininos sexy dão um efeito tão diferente… Adoro e tenho vários, mas é raro usar um pra me sentir sexy! Arrumada, provavelmente, e talvez bonita; mas quando o assunto é sexy, mesmo, eu tendo a pender pros neutros ou masculinos.

    Ajuda que a minha pele amplifica frutas, florais e baunilha como se não houvesse amanhã…