A melhor pergunta para encontrar o perfume certo

A pergunta de um milhão de dólares, convertidos na cotação atual, para quem está procurando um perfume não é feita pra vendedora da loja. É feita para você: — Como eu quero me sentir?

Semana passada eu tava batendo papo com a Priscilla, leitora do 1 nariz, e ela tem os perfumes que usa quando tem que negociar com os chineses. Não sei o que ela faz exatamente. Imaginei uma mesa de madeira comprida, ela e sua equipe de um lado, chineses do outro, negociando cláusulas num contrato. Se ouve um murro na mesa de vez em quando. Com certeza não são perfumes com que ela se sente caminhando na praia.

Quando você se perguntar “como eu quero me sentir com esse perfume?” vale qualquer resposta. Pode ser um estado de espírito, uma cena, um país que não conhece, pode ter a ver com conforto térmico, sensação, textura. Não dá pra fazer um painel no Pinterest — quer dizer dá, sim. Use o Pinterest, se quiser.

O mais legal de perfume é que dá espaço pra gente se colocar, para viver as próprias fantasias — mas primeiro você tem que imaginar quais são elas. O perfumista conta uma história no frasco, que quem usa reconta pro mundo como quiser. Saber que história quer contar prepara seu nariz para encontra-la.

Comprar um perfume pode ser um movimento de consumo — mas não precisa ser. Jogando um pouco de autoconhecimento nessa história ela se transforma em uma coisa bem mais interessante. Até porque se a vontade é só de consumo, qualquer coisa serve. Tem um andar inteiro de gente do Boticário até a Chanel pensando em como fazer você esquentar o cartão na loja deles: com (muita) propaganda, pagando viagem de imprensa, botando desejo em tudo que produzem. Quem não sabe bem o que quer é presa fácil dessa sedução.

E não precisa saber que cheiro isso vai ter, que notas olfativas vão te levar pra lugares exóticos. Mesmo que soubesse, que chegasse numa loja com sua lista de notas, o vendedor provavelmente vai te apresentar o último lançamento.

Sabendo como você quer se sentir, sabendo que história procura (mesmo sem saber o nome que tem) você vai saber quando ela passar pelo seu nariz.