Dear Rose, Chantal Roos acaba de lançar perfumes de nicho

Chantal Roos é um mito. Ela foi diretora criativa de marcos da perfumaria contemporânea. ou seja, aquela que colocava a idéia ao perfumista, acompanhava o desenvolvimento e, importante, dizia quando parar. Para Yves Saint Laurent desenvolveu Opium, M7, Kouros, Paris e mais; para Issey Miyake, L’Eau d’Issey e o grande fracasso Le Feu d’Issey; para Gaultier, Classique e Le Mâle, este último apostando num perfumista recém saído da faculdade, de nome Francis Kurkdjian. Entendeu?

No fim de 2014 ela lançou junto com a filha Alexandra, ambas na foto, a pequena marca Dear Rose. E que nome legal, já começa uma história e aponta para uma matéria prima, mas só para despistar: nem tudo são rosas em Dear Rose. Até agora são seis perfumes, testei cinco deles (Song for a Queen ficou de fora). Querida Rose, meus favoritos são os seguintes:

A Capella

Na saída é uma rosa vermelhíssima e cheia de umidade, com brilho e um aspecto vibrante que lembra um pêssego muito azedo. Rapidamente ela é quase engolida por um verde grosso, lembrando a espessura da pétala, do caule, e ganha umas ranhuras, um pouco de aspereza. Fica na esquina um pouco rara de uma rosa viva, fresca, mas encarnada e com dentinhos, sem virar um vestido romântico. Nada de rosinha. Dandis em potencial podem aproveitar.

La Favorite

Aqui a rosa ganha a companhia de açafrão e oud, acenando para o oriente árabe, que entrou na mira da perfumaria mundial nos últimos anos. A rigor o oud é uma matéria prima extraída de uma espécie de árvore contaminada por um fungo, que produz secreções para se defender. Essa madeira é processada e se obtém um ingrediente de perfil extremamente complexo, num caminho escuro, amadeirado, medicinal, defumado — a coisa vai longe. E como é o perfume? A saída é a mistura de rosa e açafrão, que faz uma rosa ligeiramente amarga e terrosa com. O desenvolvimento aponta para o oud, ganhando em textura de madeira e no aspecto medicinal, lembrando couro. Vai no oposto do doce, tem que gostar de notas mais secas.

a capella dear rose

A Capella, Dear Rose. 125 euros , 100 ml. Na Europa e online.

 

Os perfumes custam 125 euros (100 ml) e o pacote de 5 amostras, 10 euros. http://dear-rose.fr/

 

  • Ruskaya Rocha

    Denis, alguma loja física onde eu possa comprar ou só web mesmo? Obrigada.

    • Ruskaya, no Brasil só web, dá uma olhada no site que tem pontos de venda na Europa.