O 1 nariz quer saber: quais são suas dúvidas?

Uma das minhas primeiras resoluções de ano novo foi a seguinte: terminar um pequeno vocabulário de termos de perfumaria que estava fazendo para o 1 nariz. Escrevendo, nem sempre dá para começar tudo do começo (o que é o vetiver, o que quer dizer animálico), pelo risco de nunca sair dele. Então seria uma pequena referência, uma linha sobre cada palavra, para ser consultada rapidinho quando surgir uma dúvida.

Fotos: Leo Reynolds via Flickr (CC)

Tenho uma idéia do que incluir mas devo estar esquecendo alguma coisa bem óbvia, como quem procura o óculos com ele na cabeça. Então pergunto para quem lê: que termo da perfumaria te traz dúvidas? Aquele que você leu, não entendeu muito bem, mas seguiu, e ficou com uma idéia vaga. Lembro que não existe pergunta idiota, vale tudo. Com certeza não vou dar conta de todas — mas tenho para quem perguntar! Deixe suas dúvidas nos comentários. (Para quem recebe os posts no e-mail: é só responder que eu estou do outro lado.) E muito obrigado pela ajuda! 

  • Levi Callegario

    Lembro-me de assistir o filme ‘Perfume: a História de um Assassino’ e, na cena em que Jean Baptiste Grenouille chega a casa de Baldini, ele pega em suas mãos uma fragrância que até hoje não sei o que é: storak (não sei nem se é assim que se escreve).
    De onde provém essa fragância?

    • Levi Callegario

      Correção: assistir ‘ao’…

    • É estoraque, uma resina. Vou incluir no vocabulário, Levi, obrigado pela dica.

  • Pedro

    Sei que são termos de categorias diferentes, que eu já fui atrás do significado mais ainda me restam dúvidas: pungente; balsâmico; aromático (não serviria pra qualquer coisa com cheiro?); fougére (seria o “equivalente” masculino do chypre? O que diferencia o chypre de um floral? Os aldeídos?); o que são os aldeídos?
    Tenho procurado conhecer mais das notas isoladas, e as especiarias e as notas frutadas são mais acessíveis. Já as resinas, madeiras, substâncias animais etc são as que mais me confundem. As notas florais também são inúmeras e mais difíceis de procurar pra provar…

    • Pedro, muito legais suas dúvidas. Não sei se cabe tudo no vocabulário (a idéia é ser curto), mas tive várias idéias para posts futuros.

      Se vc tiver uns pinheiros por perto vc vai achar umas bolotas de resina que ele expele, são uma boa referência. Quanto a madeira: lápis! Se for lápis de cor importado, são feito de cedro. Pimenta do reino e cominho tem final amadeirado, também é uma referência.

      Os florais, concordo totalmente: difícil achar, mil espécies semelhantes. Em São Paulo o pessoal faz excursão ao CEAGESP, que tem uma feira de flores enorme.

      • Pedro

        Obrigado pelas dicas. A do pinheiro é até mais fácil, já a do lápis eu acho confuso, o cheiro da resina não se sobrepõe ao da madeira? Já li que íris lembraria lápis recém apontado, mas pra mim íris remete mais ao cheiro de maquiagem. Recentemente provei uma colônia de cedro da Granado e eu acabei achando uma madeira bem mais “cremosa” e “soft” do que esperava.
        Quanto ao chypre/fougére e ao termo “aromático”, espero uma resposta num post futuro

  • Ubiratan

    Dênis, vejo rotineiramente a nota de ameixa em perfume…..e fica aqui a minha dúvida: não consigo imaginar o que seja “o cheiro de ameixa”. Seria frutado e/ou doce, amadeirado, amendoado ou especiado?

    • Ubiratan, umas boas referências de ameixa são Rochas Femme e F. Malle Le Parfum de Therèse. É bem comum em chypres clássicos, como nestes casos, para dar uma arredondada. Pensa na fruta bem madura (as vezes BEM madura), é mais esse caminho que ameixa seca.

      • Ubiratan

        Ok, querido, vou farejar à procura do Rochas primeiro, hehe. Obrigado!

  • Alize

    Dênis, procurei no google, vi um vídeo falando sobre, mas ainda não compreendi muito bem o que é silagem. Não sei se é o mesmo que projeção ou se é outra coisa. Seria ótimo se tivesse no vocabulário.

    • Legal, Alize, vou incluir, obrigado!

      • Alize

        Lembrei de mais um termo que me deixa encucada: Drydown.

  • Marisa

    Dênis, tenho lido seus textos e procurei alguma indicação sobre o perfume Oriens Eau De Parfum Spray, Van Cleef & Arpels, que ganhei no natal. Vc conhece? Obrigada!

  • Edna Santos

    Dênis, Bom Dia!
    Sou o tipo louca silenciosa… meu vício por perfumes ultrapassa minha condição financeira… leio TUDO sobre perfumes, fico horas pelas lojas cheirando TODOS os perfumes, estudando todas as notas e criando poesias… (como hobby apenas)… meu sonho desde criança é encontrar meu cheiro… tenho 34 anos e ainda não o encontrei… como posso definir isso de uma vez por todas??? Com carinho, uma admiradora de seu trabalho, Edna Santos

    • Edna, acho que o caminho é o que vc já faz. Mas vai ver achar esse perfume é só um pretexto para fazer todo esse movimento. Imagina se vc acha mesmo, que chato que ia ser? Não sei se meu palpite tá certo. Estando ou não, as vezes se apaixonar pelo processo, encontrar prazer e alegria nele, e não só no resultado do processo, costuma ajudar a deixar o passeio mais divertido. E eu também posso te ajudar com a consultoria, veja se interessa: http://1nariz.com.br/consultoria-de-perfumes