Perfumes para ressaca

Por que será que alguns cheiros  — nem precisam ser perfumes — ficam insuportáveis quando a gente está de ressaca? Talvez pelo mesmo motivo que colocar o pé no chão fica insuportável nesse estado? Você tentando reconstituir os momentos finais através de fotos borradas de celular e palavras incompreensíveis no Notas. Já li que com a desidratação provocada pelo álcool o cérebro encolhe um pouco. Mesmo se não for verdade a sensação é essa, um cérebro pendurado por capilares delicados, igual jaca forçando o galho.

Ilustração de René Gruau para Club Magazine

Uma amiga com mão de Playmobil, aquela no formato de copo, se trata com litros de misoshiro — sem julgamentos se for de pacotinho. Se tem alguém que goste muito de você por perto, mas demais mesmo, dá para pedir para cozinhar arroz no chá verde (ou qualquer chá). Mais para o bem cozido e com caldo, que você vai comer frio, de pouco, para consertar o estômago. E o perfume?

Eu fugiria de qualquer coisa talcada, envolvente, quente, grandiosa, ou muito complexa, por risco de sufocamento. E qualquer perfume que costume usar a noite, com um copo na mão. Florais, só se forem límpidos, luminosos, como Tommy Girl, Clinique Happy, Estée Lauder Pleasures, Acqua di Gió. Tudo que é amplo e transparente parece cair bem, como o cardamomo de Voyage d’Hermés, o aquático de Kenzo Homme. Colônias estimulam, dão vigor, e não correm o risco de chatear durando demais: 4711, Ferré Bergamotto Marino, Roger & Gallet Jean-Marie Farina, o que você costumar usar. Para evitar excesso de estímulo, afinal você já sente o corpo todo ao mesmo tempo, melhor aplicar longe do nariz: só nos punhos, só na nuca, embaixo da roupa. E lembrar que vai passar antes que você consiga varrer todos os confetes de casa.

  • wellington

    ola Denis, tudo bem? cara, adoro a maneira como você usa para descrever um perfume, seu olfato e as sensações que ele lhe passa e você transmite de maneira lírica e primorosa para nos. essa maneira poética de descrever cheiros comparando a elementos da natureza, situacoes mundanas, lugares, e paisagens, pois perfume é isso, poesia, recordacao, abstrato e concreto ao mesmo tempo. suas resenhas sao perfeitas em minha opniao. perfume é uma das coisas mais passionais que existe sem duvidas, e voce traduz isso em suas resenhas de maneira unica. tem um perfume da casa espanhola loewe que eu particularmente amo, que é o solo loewe, perfume com uma saida fantastica citrica e ao mesmo tempo quente, com uma base que mistrua tangerina com goiaba que o torna unico e um otimo coringa. adoraria que um dia se possivel voce fizesse uma resenha dele. para mim ele é o melhor para o dia a dia ao lado do versace pour homme e do grey vetiver da tom ford. obrigado pela atencao cara, no aguardo de sua resennha… rsrsrs…. abracos

  • Diana Alcantara

    Mão de Playmobil! Já tive… adorei o termo, ri muito!

  • Acho o Bvlgari Pour Homme e o Lalique White bastante confortáveis, nessa direção que aponta o post.
    PS: Também adoro os termos que usa e a maneira com que descreve os perfumes. Posso dizer que já foi responsável por algumas das minhas compras.

    • Que bom que ajuda, Sérgio. Quando bate (os estilos, as preferências), o texto é um bom intermediário entre a gente e o perfume, ajuda a pinçar um da prateleira.