Holograma de gardênia — Un Matin d’Orage, Annick Goutal

O perfume floral pode partir para um sketch, uma impressão da flor, que pode existir ou não, como digamos Tommy Girl, que é muito bonito mas é um samba de uma nota só. Outro caminho é emparelhar a flor com outras sensações, fazer uma interpretação, estender a história, como a rosa de aço banhada em musk de La Fille de Berlin. Ou ainda reproduzir ela mesma em sua riqueza: a simplicidade de uma flor só com complexidade de informação suficiente para segurar a atenção. Cada um com a sua graça.

É bonita essa Manhã de Tempestade. Melhor que se apegar a notas em separado, microcamadas de evolução, a composição é para construir a gardênia sem adereços. A saída é um holograma perfeito, está lá o aspecto cítrico feito limão e o fundo um pouco leitoso, que lembra côco, como na flor. E no coração tem umidade e frescor como uma maçã crocante, com um picante (e úmido) de gengibre. Fica num equilíbrio bonito entre opulência da flor e a leveza, sem partir para a simplificação ou abstração total. Para quem quer a flor ela mesma, num holograma complexo. Um belíssimo floral para o verão e noites quentes.

UNMATINDORAGE

Un Matin d’Orage, Annick Goutal
R$419,00 (100ml)

No belezanaweb.com

Foto: flickr.com/dermoidhome

  • Agora fiquei querendo. Amo gardênia. Só não sou muito chegada na vibe Annick de ser (acho tudo muuuito limpinho, muito tom pastel, sabe?). Mas se tem gardênia eu relevo. rs

    • suuuper entendo! mas lindíssimo esse bicho aí, recomendo provar. fui ver e tem o Passion Gardenia tbm, fiquei bem curioso. vc tem umas preferidas? to afim de explorar mais.

      • Minha gardênia preferida tá no Marc Jacobs Woman. Imbatível! Esquece os perfuminhos atuais da casa. MJW é outro departamento. Se trombar com ele, prove. Se você não achar (ele é mosca branca), posso te mandar amostra.

        PS: Adorei o layout novo! Ótimo que só!

        • iéié! demorou mas foi! (mas era pra gente estar comentando num sistema novo… haha).

          tenho lido bastante sobre esse MJ aí, todo mundo colocando como uma boa referência de gardênia. vou te escrever pra combinar.

  • Careimi

    UAU…lindas palavras para nosso querido Matin…tem sido uma benção nesses dias de quentura infernal na capital…

  • Ciça

    Annick trabalha muito bem com a Gardênia. Tenho o Gardênia pura e uma “corruptela” adorável chamada Passion Gardênia, mistura do meu perfume desde 199e pouco, o Passion com um pouco do gardênia puro. Tudo muito bem misturadinho, ótimo. Essa manhã de tempestade vai ser minha próxima experiência. Depois conto

    • Ciça, fui pesquisar o Gardenia Passion, no site é descrito como a flor colhida e aquecida na mão. ainda só conheço por escrito, não veio no pacote de amostras que ganhei na loja.