Um vetiver ensolarado — Heeley Vetiver Veritas

Já é antigo o preconceito quanto a fragrâncias ditas sintéticas, numa crença de que natural é espontaneamente melhor e não faz mal. Na verdade, óleos essenciais naturais são mais propensos a causar alergias pois são compostos de milhares de moléculas diferentes, enquanto os sintéticos são compostos por uma só. Me parece que acusar de sintético é uma maneira de dizer que não gostamos, enquanto preferimos outro perfume… também com matérias primas não naturais. E é isso que tem que contar — o perfume é bom ou não é?

James Heeley continua estendendo sua linha e o penúltimo lançamento, Vetiver Veritas, tem essa proposta, tão do nosso tempo:  100% das matérias primas são de origem natural, com pelo menos 72% com certificação orgânica. É legal a coincidência, se é que é: óleo essencial de vetiver tem cheiro de terra molhada, de juta, reforçando o ponto de partida.

Frequentemente os perfumes a base de vetiver são secos, escuros, com um aspecto amargo como tinta nanquim, como no excelente Lalique Encre Noire (o masculino, a venda no Brasil), ou defumados como Chanel Sycomore, da linha Les Exclusifs. Vetiver Veritas é um vetiver ensolarado pela grapefruit, a nossa toronja, com seu acento cítrico moderado, mais ou menos um tom abaixo da vibração da laranja. O vetiver em si nunca a chega a ser profundamente terroso, embora a impressão esteja lá, e a fruta da uma sensação untuosa que contrapõe com a secura do vetiver. Ao longo do uso a grapefruit fica cada vez mais evidente, com seu brilho alaranjado. A duração na pele é excelente.

Por tradição, a nota vetiver colocada em evidência pertence ao universo masculino, sendo a referência o Vetiver da Guerlain (a venda no Brasil), que veste homens e mulheres com a elegância de uma camisa branca. Vejo cada vez mais mulheres que buscam cheiros de natureza, de campo, de raiz, gostando desses perfumes — James Heeley não faz distinção de gêneros para Vetiver Veritas. E o esquadrão de perfumaníacos por vetiver pode ficar tranquilo: mais uma boa peça chegou no mercado. A marca vende amostras de 2 ml, suficiente para vários usos, no site.

vetiver-veritas ptit

Vetiver Veritas Eau de Parfum, Heeley – 135 euros / 50 ml – jamesheeley.com

 

  • Polly

    Oi Dênis, tudo bom? Primeiramente PARABÉNS pelo seu site, é um arraso! Descobri ontem e já li uns 6 ou 7 textos acho, tô viciadinha rsrs

    Eu vim aqui pra fuçar umas dicas ou sugestões de perfumes para ambiente de trabalho, mas não achei nenhuma postagem sobre. É o seguinte: Eu não entendo nada de perfume! Até anteontem não sabia a diferença de EDT/EDP, pra mim era tudo igual (sempre fui mais louca por body lotions – por eu ter pele hiper seca portanto não posso viver sem) Bom, começo em um emprego novo daqui a 2 semanas. Vou trabalhar na GAP que vai abrir aqui em Fortaleza e tô mega ansiosa! Aê ontem estava pesquisando umas marcas, acabei descobrindo que a GAP tmb tem perfumes! Estava pensando que seria uma boa usar o perfume da própria loja. A minha dúvida é: você já testou algum dos perfumes da GAP femininos? São 4, o Near, o Close, o Stay e o 1969. Eu queria pegar esse descontão que tá rolando na Sephora agora, os de 100ml tão em torno de R$100! Vou esperar a loja abrir pra experimentar os cheiros, mas não sei se terá perfumaria, então no caso vou ter que comprar pelo site no escuro mesmo. Qual desses 4 tu indicaria como sendo mais “cara de labuta”? E tens outras sugestões? Tenho preferência por cheiro doce porém fresco. Será que dá certo/existe alguma mistura de baunilha com lavanda? Pode ser levemente cítrico, desde que não tenha aquele cheiro de aquático. Pessoalmente, acho super cafona esses cheiros de água… Se possível não atalcado (acho atalcados mais próprios p/ cargos de gerência/diretoria, que não é meu caso). Tem que ser eau de toillete (Fortaleza é um forno!) e se possível por menos de 200 dinheirolas (já que pro dia-a-dia não precisa ser essas coisas ultra fancy né?).

    Já deixo essa dica, de fazer um post sobre perfume ideais pra ambiente de trabalho. Desde já muito obrigada pela atenção, desculpa o tamanho do comentário!

    • Polly, lavanda + “baunilha” (na verdade é fava tonka, que tem muito de baunilha) = Caron Pour Un Homme. É um clássico masculino mas não tem nada dos masculinos atuais ou daqueles dos anos 70, ficaria lindo numa mulher. Vi que está em promoção por aí! Mas lavanda é coisa fácil de achar boa em preço bom, a da Yardley’s é bem legal e super barata. Não conheço os GAP para comentar.

      Obrigado pela idéia de pauta, vou por na lista 😉

  • Hélio Augusto

    Parabéns pelo site! Já li diversas resenhas suas logo no dia que o descobri!
    Este perfume é muito bom! Acho diferente de outros vetiveres que encontrei. Para clima ameno fica ótimo! Com boa projeção e excelente fixação!

    • Também gosto dele, Hélio — a linha toda do Heeley é bonita, “bem cortada” e elegante. E obrigado pelos elogios.