Recomende um perfume: junho

Para atender todo mundo, a sessão Recomende um Perfume muda um pouco de perfil e vai acontecer todo início de mês. Resolvi mudar o jeito de fazer, a partir de agora o leitor faz o pedido, eu e os leitores respondemos. Já que a idéia é aprender e expandir, vamos fazer direito.

Como participar

Usando a caixa de comentários abaixo, descreva brevemente que perfume você procura. Quanto mais específico for, mais fácil da gente entender o seu gosto: você pode dizer em que ocasião pretende usar, os perfumes que já usa e gosta ou não gosta. Dar uma idéia do seu orçamento ou das marcas que você encontra para testar na sua região também ajuda a deixar tudo mais possível.

Depois, leia os comentários e veja se você pode responder ao pedido de alguém. A idéia é trocar experiência, informação, e nos orientarmos nesse mundo vasto — vai que o que você já cansou é o que alguém está procurando? Para responder, clique na palavra “responder” abaixo do pedido que você está respondendo.

Dica: se você entrar com seu e-mail (ou Facebook, Twitter ou conta Google) na hora de comentar, a cada nova resposta ao seu pedido você recebe um aviso na caixa de entrada. Assim fica mais fácil de acompanhar a conversa. O e-mail permanece invisível para os leitores do site.

Para ler todos os posts da sessão, clique aqui.

Foto: um buquê psicodélico de lírios.

  • liliana

    Ola. Meu sonho é encontrar um perfume que tenha o cheiro de maresia, mais especificamente,aquele cheiro que sentimos quando entramos numa casa de praia que ficou fechada alguns dias. Uma mistura de mofo com maresia. Fazer o que, se é o cheiro que mais amo desde criança? Se cheirar só como maresia, já fico feliz.Obrigada

    • Luciene Vieira

      se esse perfume existir, quero todo um lote!

    • Liliana, esse cheiro é fantástico mesmo. o mais parecido que conheço com maresia é o Sel Marin, do James Heeley, um pouco verde, bem salgadinho e meio iodado. O Bulgari Acqua tbm tem essa idéia de mar e vc encontra nas lojas, o Heeley só em viagem, mas acho que dá para comprar no site.

      O outro que tem tudo a ver é o Mr. Hulot Holiday, do CB I Hate Perfume, que tem cheiro de protetor solar e aquele “sujinho” de alga, de madeira molhada, que sempre lembra praia. é uma farra de usar, talvez esteja mais perto do que procura.

      • Dino Napoleão

        Alguns aquáticos com cheiro de maresia que eu indico: Acqua Azzura Gianfranco Ferré,Light Blue Living in Portofino Dolce&Gabbana,
        Acqua Roberto Cavalli Feminino,Acqua Roberto Cavalli Feminino,
        Blue Glow by JLO Jennifer Lopez,
        S by Shakira Aquamarine Shakira esse perfume é bem fresco e limpo vale à pena testar.

  • paula

    Oi Dênis, tudo bem?Também amo perfumes,e, para mim,dois perfumes são meus prediletos:elixir des merveilles,da Hermes e o eau the rouge, da Bulgari.Não são fáceis de achar,você conhece alguns que tem cheiro de laranja madura(o Hermes) ou figo(bulgari)?Obrigada,

    • Paula, a laranja mais madura que conheço, docinha e suculenta, está no Orange Sanguine, do Atelier Cologne – é bem de comer mesmo, parece uma ponkan bem madurinha. Até assustei quando conheci, testando novamente passei a gostar. Acho que eles entregam amostras no BR, dá uma olhada no site. Mas a Hermès tem o Jardin sur le Nil e o Terre, que tem grapefruit, que não é laranja mas é quase.

      Sobre o figo, se for mais maduro, suculento (e doce e esquisito), tem o Womanity (Thierry Mugler). Mais verde/seco tem vários: Hermès Jd en Méditerranée é o meu favorito, Diptyque Phylosikos (mais cremoso/macio) e o L’Artisan Parfumeur Premier Figuier

      • Ana Dora Partos

        Posso dar um pitaco? Sobre figo, acabei achando um muito gostoso, o mais próximo do que eu vinha procurando (Gió, lembra-se Dênis?), é o Fico di Amalfi (EDT) da Acqua di Parma. Usei este verão todo. Bem italiano, maduro, lembra a árvore e depois o fruto. (O único problema, para mim, pra variar, é a fixação, é que eu sou mesmo complicada, rsrs…)

        • Ótima dica, Dora! sabe que lembrei de vc outro dia? Testei o Joy eau de toilette e sabe que me lembrou o clima do Gió? meio outonal e aquele brilho de fim de dia… mas tem que ser o eau de toilette, com os outros não funciona.

  • Thaís

    Olá, Denis!

    Tenho buscado uma fragrância para p dia que combine comigo. Já experimentei várias e nunca acertei, acho que também porque não gosto de usar esses perfumes populares que a gnt sempre encontra alguém com o mesmo cheiro.

    Não gosto de nada nem muito doce nem muito forte.

    Por acaso, vc teria alguma sugestão?

    Para noite, achei um que adoro, é o lbv notte. Dificilmente o encontro no Brasil e é um cheiro que adoro.

    Agradeço desde ja!

    • Thais, depende muito do que você gosta de usar durante o dia: mais floral, verde, fresco, etc. Algumas marcas para explorar numa viagem: Diptyque, L’Artisan Parfumeur, Annick Goutal. Se der mais elementos, como suas preferências ou o que já usou e gostava, fica mais fácil recomendar.

      • Thaís

        Oi, Dênis. Não sou muito de florais, no máximo gosto de uma colônia de lavanda que uso para malhar. Prefiro algo mais verde ou azul, fresco também é uma boa.

        Um cheiro calmante para aliviar o stress do trabalho. Me indicaram Un Jardin Après la Mousson, vi sua resenha sobre ele e me pareceu interessante, só fiquei meio na dúvida porque ele é floral frutal.

        • Thaís, verde recomendo o Chanel Cristalle, que é a coisa mais verde e fria disponível no mercado hoje, é o que me socorre no verão, mas não faz feio em qualquer tempo. No caminho frescor e fácil de usar, sem ser tão gelado, tem as colônias todas: Eau de Rochas (só no exterior, barata e _muito_ boa), as da Guerlain (completamente fantásticas, só exterior)

          O Mousson é o meu favorito da linha de jardins. Essa flor e essa fruta são acentos, são detalhes, não é nada opulento ou pesado que vá te engolir. Pode testar, tem muito a ver.

          • LILIANE

            Denis, eu sou apaixonada pelo Un jardin sur le toit. Foi o meu favorito da linha de jardins. Divino. Maravilhoso. Distinto. Indescritivel.

          • Thaís

            Gente, experimentei Un Jardin Après la Mousson na minha pele. No começo, gostei, mas depois achei que ele fica com um cheiro bem forte de melão, não gostei. Obrigada pela dica de todos, vou experimentar também as outras sugestões!

          • Isac Donisete

            Talvez o Eau du Sud Annick Goutal, o que acha?

          • Excelente dica, tem tudo a ver.

  • Pedro

    Oi Dênis,
    Adoro a flor de laranjeira. Os perfumes que mais me atraem e têm essa nota são Ô de Lorangerie – Lamcôme e Fleur du male – JPG. Essa notas são encontradas mais facilmente em perfumes “verão” pelos acordes cítricos, embora eu não veja essa característica no Fleur du male. Não gosto das colônias a base (que sobreponham) a lavanda. Qual a recomendação para mim? Abraço, parabéns pelo site (guia de perfumaria) que você criou.

    • Pedro, vc já testou o Dior Homme Cologne? Tem uma flor de laranjeira bonita numa linha verão, com fundo almiscarado. A 4711 e Acqua di Parma Colonia Assoluta tbm são opções sem a lavanda marcada. Minha atual favorita é L’Artisan Parfumeur Séville a L’Aube, uma flor de laranjeira mais opulenta, cheia, um pouco mais quente, mais perto do JPG Fleur du Male. Infelizmente só vende no exterior.

      • Pedro Cristiano

        Opa! novos itens adicionados a wishlist. Obrigado Dênis!!

    • (O leitor Neuber recomendou Neroli Secrets D’Essences edp, de Yves Rocher, num post acima. Aviso aqui porque não sei se recebeu a notificação)

    • Sergio

      Pedro, o Dior Homme Cologne faz bonito mesmo ao revelar suas flores de laranjeira. Tem também o Eau Aimable da Couvent des Minimes que é mais doce mas agradavelmente natural. Recomendo esses dois.

  • Neuber Gonçalves

    O meu amado Secrets D’Essences Neroli de Yves Rocher.

    O Eau de parfum Neroli, Secrets D’Essences de Yves Rocher, oferece uma fragrância única conferida pelo óleo essencial de Neroli, conhecido por suas notas florais frescas e delicadas. Extraído das pétalas claras da flor de laranjeira, encontra equilíbrio com as notas quentes e sensuais originárias da própria flor de laranjeira. O frescor cintilante e cítrico do perfume confere uma personalidade marcante e charmosa.
    Ingredientes de origem vegetal: absoluto de flor de laranjeira, óleos essenciais de neroli, bergamota, semente de laranjeira, bigarade.

  • Liliane

    Denis, eu nao sei porque, mas os perfumes nao fixam tanto em minha pele. a Ultima decepcao foi o Prada CANDY. no entanto, por esses dias tive uma surpresa maravilhosa, fixacao absoluta, me sinto cheirosa o dia todo com o CHLOE eau de parfum!! Preciso de outro perfume tao maravilhoso quanto este. Qual???

    • Flavia Crespo

      Liliane, se você gosta de perfumes mais adocicados, como o Candy, e tem problemas com fixação, poderia tentar o La Vie Est Belle, da Lancôme. Acho que o Dênis não gosta muito dele (rs), mas tem fixação excelente!

    • Liliane, já conhece o Pink Sugar? Tem super fixação e é um gourmand divertido, pop e muito bem feito. E não é o mais caro!

  • Nina

    Dênis, já que vc é um mestre nos perfumes, me dê uma mãozinha, por favor… os perfumes em geral não fixam muito na minha pele, somente os doces conseguem isso e eu ODEIO perfume doce.. eu gosto dos cítricos como 212 CH, mas eles não costumam resistir.. na verdade o único perfume que eu me identifico de verdade é nacional: águas de laranjeira em flor, da Natura.. amo, mas não fica nem 5 minutos na minha pele, é só uma água de colônica.
    Fico frustrada, porque se passo perfume é pra sentir, é pra curtir, é pra ficar “namorando” o perfume o dia todo.. quando sai em 5 minutos dá vontade de chorar. Me indica algum parecido com o que lhe falei mas que FIQUE na pele??? Um abraço,

    • suely

      Oi Nina! O Guerlain Acqua Allegoria- Pamplelune é uma graça e fixa(Só achei em Free Shopping).
      Na entrada: Laranja e flor de Laranjeira, no fundo, um atalcadinho suave e aconchegante…Para qualquer estação! Use e me conta! Abçs Suely suely.depilgel@gmail.com

      • Nina

        Obrigada pela dica!! Vou procurar!

    • Nina, esses perfumes definidos como “águas” vem com essa proposta, de serem leves, mais preocupados com a sensação de bem estar da hora de aplicar com duração. Um truque – que ajuda mas não resolve – é aplicar na roupa. O único jeito é… testar!

      Alguns no espírito de frescor e colônia, para começar: Dior Eau Sauvage (é masculino mas não se acanhe), Dior Homme Cologne (também!), esse com neroli, que é delicadamente floral, Mugler Cologne. Nenhum vai durar o dia todo mas certamente tem duração maior que esse Natura. E tem sempre a opção de carregar um frasco pequeno consigo para reaplicar, não?

      • Nina

        Ai, muito obrigada.. vou tentar! Abs!!

      • Elisabete Rocha Pagani

        Denis, comprei a pedido de uma amiga um flor de laranjeira do Serge Lutens que era espetacular, nao me lembro o nome. Eu gosto muito da fixação dessa marca. Conhece? Talvez a Niña goste.

  • Nina

    Dênis, já que vc é um mestre nos perfumes, me dê uma mãozinha, por favor… os perfumes em geral não fixam muito na minha pele, somente os doces conseguem isso e eu ODEIO perfume doce.. eu gosto dos cítricos como 212 CH, Light Blue D&G, mas eles não costumam resistir.. na verdade o único perfume que eu me identifico de verdade é nacional: águas de laranjeira em flor, da Natura.. amo, mas não fica nem 5 minutos na minha pele, é só uma água de colônia. Ele tem a seguinte pirâmide:

    Nota de Saída : Flor de Violeta, Bergamota, Lima

    Nota de Corpo : Flor-de-laranjeira, Rosa, Lírio do vale

    Nota de Fundo : Baunilha, Sândalo, Musk

    Fico frustrada, porque se passo perfume é pra sentir, é pra curtir, é pra ficar “namorando” o perfume o dia todo.. quando sai em 5 minutos dá vontade de chorar. Me indica algum parecido com o que lhe falei mas que FIQUE na pele??? Um abraço,

  • Pedro

    Olá Dênis, procuro um perfume pro dia a dia, que sirva tanto para a faculdade quanto para o trabalho, porém um pouco diferente dos que costumo usar. Como em Brasília é quase sempre muito quente, tenho usado bastante o Azzaro Chrome, Azzaro Chrome Sport, Tommy Bahama Set Sail St. Barts e Guerlain Homme (um dos meus preferidos, porém costumo usá-lo em finais de semana ou ocasiões mais especiais). Todos esses me agradam e acho que funcionam bem no calor, porém acho que são todos muito cítricos, seguindo uma mesma linha (talvez o Guerlain seja um pouco verde devido à menta, mas ainda sim segue a mesma linha dos outros). Procuro algo que fuja do limão e da bergamota, mas que seja masculino e fique bem em climas amenos. Talvez um pouco mais amadeirado, diferente, não sei. Provei recentemente o Vetiver, da Guerlain, e o He Wood Rocky Mountain, da Dsquared, mas achei ambos muito sérios, algo pra alguém mais velho, talvez os muito amadeirados também não me agradem. Seria algo que fixe bem e seja adequado ao ambiente da faculdade e do trabalho. Apesar do meu ambiente de trabalho ser refrigerado, é mais casual que formal, também em sala de aula, e não acho que um perfume mais gourmand ou noturno caia bem. Viajarei para a Argentina e pretendo trazer alguns perfumes do freeshop, então a gama de possibilidades é maior (já me decidi quanto aos próximo para a noite, Spicebomb e Dior Homme, mas ainda procuro algo pro dia a dia). Abraço

    • Pedro,

      para calor gosto muito do Nautica Voyage que é extra fresco, com uns twists legais e pegada casual. Tem o Cartier Déclaration que passa para a noite com muita elegância, mais amadeirado mas com transparência e frescor, é um perfume excelente. O Eau de Cartier é muito alinhado e fino e não vai te cansar para usar todo dia. Outro que está bem em qualquer lugar e não é cansativo é o Chanel Cristalle (não se intimide por ser feminino), extra verde, refrescante e que não parece com nada. Depois conte o que resolveu!

  • Andreia Notoya

    Olá…. meu nome é Andréia, e pesquisando na net descobri teu site. Gostaria de saber se você conhece alguma empresa que produz perfumes exclusivos, ja que sou apaixonada pelo One uf Us do Boticário que acabou alguns anos. Da uma dica ai… grata… bjsss

  • Patricia Dias

    “O perfume precisa de calor e movimento para servir a seu objetivo: deve fazer sonhar, passar emoção e transmitir mensagens” – Por isso não abro mão do Armani Extreme simplesmente maravilhoso. #PerfumeMe