Os sete perfumes mais vendidos na França em 2013

Estatística confiável sobre venda em perfumaria fina é complicada de achar, mas catucando bem ela aparece. Meu sonho era achar os dados para os Estados Unidos, para o Brasil, a França e o mundo, para comparar gosto — mas ficamos com o possível: os sete mais vendidos na França em 2013, com dados do NPD Group.

  1. J’Adore — Dior. Eternamente entre os mais vendidos, o pedido do briefing era para criar um perfume “sexy como um salto alto, confortável como um mocassim.” Ao que parece foi destruído nas reformulações, estou com amostras para comparar, volto ao assunto em breve.
  2. La Vie est Belle — Lancôme. A vida é bela? A vida é doce. Filhote do Angel editado na parte algodão doce da história, gourmand que pode dar cárie
  3. La Petite Robe Noire — Guerlain. Segurando o posto com investimento pesado em publicidade, lançaram na França um Fiat com o nome do perfume — será que vem em versões eau de toilette e parfum? Testei a versão Eau de Toilette (do perfume) e é terrível.
  4. N°5 — Chanel. Precisa falar? Será que a Senhora Monroe recebeu sua parcela desse sucesso?
  5. Angel — Thierry Mugler. Ele! Ame ou odeie, no mínimo é para admirar pelo absurdo. Mega patchouli em choque com mega chocolate, mega flores e mega frutas. Eu amo mas não quero sentar do lado de ninguém que usa. Mais sobre a criação na entrevista com o perfumista Olivier Cresp.
  6. Coco Mademoiselle — Chanel. Chanel faz Angel. Tirou o ultraje, mexeu nas proporções para deixar chic, ficou o patchouli limpo e a geléia de frutas e flores.
  7. One Million — Paco Rabanne. Sim, o primeiro masculino da lista está em sétimo lugar por frascos vendidos. Dá uma idéia da diferença de tamanho do mercado. O perfume é uma mistura de torta de maçã com cravo e canela, com toneladas de madeiras sintéticas que querem te matar pelo nariz.

Para não perder a chance de comparar, o blog Conexão Paris listou neste post os perfumes mais comprados pelos brasileiros numa loja parceira do site no ano de 2013. Claro que a amostra não representa o gosto do brasileiro em geral mas dá uma idéia. Na página do Conexão tem comentários meus sobre cada um.

Femininos

  1. Coco Mademoiselle – Chanel
  2. J’adore – Dior
  3. N°5 – Chanel
  4. Chance – Chanel
  5. 212 – Carolina Herrera

Masculinos

  1. One Million — Paco Rabanne
  2. Bleu — Chanel
  3. 212 — Carolina Herrera
  4. Terre d’Hermès
  5. Azzaro — Azzaro

Sempre chama atenção a força da marca Carolina Herrera no Brasil, seus perfumes estão entre os mais vendidos no país há bastante tempo. Rodrigo Lavalle, que fez o contato comigo para o post no Conexão, comentou que os franceses praticamente desconhecem a marca. Uma explicação possível é uma certa xenofobia no consumo: uma pesquisa mostrou que franceses identificam a marca Paco Rabanne como francesa, sendo que o estilista é basco de origem espanhola, e a Puig, detentora da licença para perfumaria, é catalã. Carolina Herrera é venezuelana radicada nos Estados Unidos.

Imagem: poster da Olimpíada de Paris em 1924

 

  • Helen Fernanda

    Enquanto nada é provado, prefiro acreditar que os franceses não gostam de Carolina Herrera pelo mesmo motivo que eu: tem cheiro azedo de mijo.

    • hahaha! vou concordar que dá para gastar esse dinheiro de formas bem mais interessantes, no Brasil ou em Paris.

  • Thays Heytor

    212?
    Decepção…
    Eu sinceramente não encontrei nenhum que possa dizer que é bem feito!

    • também não passa no meu controle de qualidade, Thays, tem bastante coisa melhor por aí e nem precisa pagar mais caro.

  • FLÁVIA

    Ignorância minha, nem sei se formulo bem, mas será que franceses ou turistas compraram os perfumes da lista?

    • Flávia, acho que não entendi sua pergunta mas vou arriscar. Uma lista é sobre vendas na França em geral, outra sobre clientes brasileiros de uma loja em Paris, acredito que calculada de maneira mais informal. Esclareceu?

  • O J´Adore reformulado ficou bem bom sim. Eu gostei. Tenho um litrão do EDP novo aqui e não largo o osso.

    • Oba, sembre melhor a impressão de alguém que usou o perfume. Menos mal. Com o histórico da casa já sabe, não sabe?

    • cvx

      alguns da lista que são franceses e excelentes = “fedô de sucavô” ou o insuperável “cherrÔ de merdón”, e o mais apreciado nas lotações do brasil = “cherrÔ de suvacô” e ainda tem o “peidón de madamê” e a “cagadón de senhorá”

  • Eliete

    Olha aí o meu J’Adore querido na lista! Eu adoro experimentar perfumes diferentes, tenho vários frascos. Mas entre eles eu sempre terei o meu Dior favorito!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos,

    • Eliete, o que achou da reformulação dele? tenho lido muita gente reclamando. Obrigado por acompanhar.

      • Eliete

        Pois é, quando essa reformulação foi feita? Eu tenho um EDP mini da Scent Colletion que eu comprei em Paris em janeiro de 2013 e um EDP grande q eu comprei da Sephora em outubro e estava testando aqui… As diferenças são quase imperceptíveis, mas o perfume do frasco maior está com um cheiro mais leve, quase como de sabonete. Ambos são bons, mas prefiro o outro que é mais marcante.

        • Acho que a história é mais antiga, o perfume é de 1999, suponho que a coisa aconteceu antes de 2013. O que não impede que tenham continuado a reformular. Estou com amostras aqui, uma de 2013 e outra de 2000 e tanto. Tem uma diferença clara, o de 2013 é mais explícito, mais brilhante/fresco na frente e mais talcado no fundo, o outro segue com mais elegância.

  • Katarina

    Como Baiser Volé de Cartier não está na lista? Decepcionada. hehe

    • Lindíssimo perfume, Katarina! Esperando ansioso para conhecer o La Panthère, lançado este ano.

      • Katarina

        Sim! Cartier é outro nível rsrs. Suave e ao mesmo tempo com personalidade rsrs. Acho que da pra entender… Notas de lírio em toda sua composição. Pra mim, é espetacular. A gente se sente no meio do campo *.* É o único que eu pago o quanto for hehehe.

  • viviane galvao

    Adorei seu site, no momento estou usando o baiser volé.Bjs

    • Excelente perfume, Viviane, a Mathilde Laurent é uma das grandes perfumistas vivas. Apareça sempre, estou por aqui.

  • Cleide Vieira

    Oi Denis, há tempos não escrevo nada no blog por falta de tempo após o período de férias. Você está bem? O site de cara nova!!!! confesso que fiquei procurando o jeito antigo para postar algo. Sobre os perfumes, continuam os mesmos, as pessoas são fãs de uma fragrância e ficam com elas por anos (eu sou assim rsrsr) Há novidades para 2014 em termos de lançamentos? Um abraço. Cleide

    • Já estava na hora de aparecer um novo Angel, não acha? Desde os anos 90 não tem nada demolidor.

      Vamos acompanhar o que chega aqui, Cleide, eu tenho os meus palpites! Gostei do Encre Noire Sport que vai chegar em algum momento, resenho em breve.

  • Sergio

    Ola, esta é minha primeira participação.
    Não sou fiel a este ou aquele perfume, tenho uns 30 vidros (atualmente compro de 50 ml) e uso todos, vario todos os dias. Olhando a lista acima dos masculinos, não gosto do One Million e nem do 212; o Azzarro é um clássico (saiu de moda, mas todo mundo reconhece que o cara esta bem perfumado quando usa), o Bleu e o Terre não me seduziram (ainda). Moro em Vitória/ES, aqui é praticamente verão o ano inteiro, portanto tenho que ter muito cuidado na dose. O que você me sugere neste caso? Tenho uma curiosidade grande sobre o Odeur 53, vale ou não?
    Ah sim, tenho um que acho coringa, dá para sair pra uma balada mais leve, ir a um casamento ou até pro trabalho Weekend da Burberry.

    • Sergio, concordo sobre o Azzaro, no mínimo tem uma identidade forte, não tem nada que pareça com ele. Eu prefiro o Terre ao Bleu, a mistura de incenso com vétiver e pimenta preta mantém o lado cítrico por bastante tempo, e acho que a sensação de madeira seca funciona bem no calor, parece que tira o melado do suor. Mas o que resolve a minha vida no calor é o Chanel Cristalle edt. Mesmo que não dure eternamente, é amargo, verde, gelado e parece cortar o calor com uma faca.

      Também gosto muito do Sel de Vétiver (The Different Company), que é um vetiver salgado, cítrico e brilhante. É bem elegante. O Odeur 53 não é mal mas acho conceitual demais, de um jeito que fica rente a pele, é etéreo. Prefiro alguma coisa com um pouco mais de presença.

    • Thays Heytor

      capixaba como eu 🙂

      • Sergio

        Ola conterrânea! Acho o 212 masculino doce, tenho impressão de que enjoaria logo, tipo fiquei com o perfume no nariz o dia todo.

        • Thays Heytor

          Eu usei o 212 vip feminino e tive muita dor de cabeça e enjoo me levou a visitar o banheiro…nossa para mim não deu não,rsrs

        • dfcv

          ó xente!!! cunterrênea, exprimenta o fabuloso “cherrÔ de cú” e o incrível “cherrô de suvacÔ”

  • Danielle Amorim

    Dênis,
    ontem testei o La Vie est Belle e cometi o erro crasso de testá-lo na pele! Concordo com vc, e ainda intensifico que além da cárie pode dar diabetes! kkkkkk. Exageros a parte, tadinho do meu namorado, teve que se afastar de mim e ficou com pontadas de dor de cabeça! Ainda bem que a loja é na minha rua e em menos de meia hora estava de banho tomado (aliás, o hidratante de banho da nivea ajudou bem a silenciar o cheiro, ufa!) . No final das contas nem pude ver como seria a evolução dele na minha pele, num guentei!

    • Danielle, até o bem da ciência tem limite. E as vezes é o da dor de cabeça. Diz que para tirar perfume o melhor de tudo é demaquilante. Eu vou com água, sabão e força!

      • Danielle Amorim

        “Agua, sabão e força”! kkkk Fiz basicamente isso na “primeira etapa”, já que lavei a pele com esfoliante de tão agoniada que tava! Ai depois tasquei o tal hidratante de banho, e bendito cheirinho neutralizador da nivea! Qdo tudo se acalmou, para tirar aquele cheiro da memoria do coitado, borrifei o body splash bambou oriental da mahogany. Aliás, dona Mahogany tem surpreendido sempre pro bem a mim!

    • dfa

      o perfume mais usado nas lotações do brasil = “cherrô de suvacÔ” , insuperável!!!! e ainda tem o fabuloso “cherrô de kú”

    • cida

      manda pra mim, pq é o melhor ferfume que já sentí rsrsrsrs

      • Danielle Amorim

        Cida, ficou na loja hahaha :*

      • ALINE MAGALHAES

        O melhor para mim também, acho que depois de ver o preço rsrs… muitos procuram defeitos.

    • Lea

      Esse perfume é horroroso. Eu fui testar numa loja com o namorado e assim q saímos da loja ele disse: pelo amor de Deus, se livre deste papel q está me enjoando. Que perfume horrível!!! Kkkk ele nem me esperou achar um lixinho pra jogar a bendita fitinha. Pior q o cheiro impressionou o meu nariz. Não usaria nem que fosse paga. Detestei. Não sei como alguém pode gostar daquilo.

  • Melhores Perfumes Importados

    A lista deve ser bem semelhante aqui no Brasil, ao vermos os mais procurados no Google Brasil temos uma ideia…

    http://www.melhoresperfumesimportados.com/

  • Daniela

    Dênis posso publicar a lista dos mais vendidos na França em 2013 no meu blog???? claro que vou citar a fonte e o autor!!!! amoperfumes.blogspot.com.br
    Daniela

    • Daniela, pode sim, se colocar um link para cá fica melhor ainda.

  • Quele Ribeiro

    Alguém conhece o volupté oscar de la renta? O perfume é meio velho de 1992 mas sou apaixonada por ele. Dênis o que vc acha desta fragância? Bjo.

    • Quele, não conheço o perfume.

      • Flavia Crespo

        Volupté é sensualíssimo. Saudades dessa fragrância…

    • Parfemme Fatale

      Sim, eu conheço… sinto muito flores e depois de violetas…Acho perfume de qualidade e original e nao muito caro!

  • carolina

    dênis, sei que o assunto não cabe no post, mas queria saber se testou e o que achou do balenciaga. sou obcecada por ele, mas me dá uma dor de cabeça tremenda. fica no fundo do meu armário e às vezes corro o risco com uma borrifada rápida, só para não esquecer.

  • ValdirMartaBortoli

    Pois eu adorei La Vie Est Belle… gosto é gosto… e amo CH! PS.: meu marido também gosta de ambos!

    • Celia Regina

      Fiquei apaixonada, esse perfume é maravilhoso!

  • Caio César

    Muito bons mesmo. O que eu uso atualmente é o Up! 47, que possui a mesma essência do One Million. Muito booom!!!

  • Helena Oliveira

    Também tenho o volupté e amo outro que adoro e o perfume da stella (stell /mccartney não posso ficar sem mas ta dificil de encontrar no Brasil sabe alguma coisa sobre ele?

  • Giovana Carvalho

    Por que voce não gostaria de sentar-se ao lado de quem usa Angel? Fiquei curiosa, rsrs, é um dos meus favoritos. Gosto muito do Fracas de Robet Piguet 😘😘

    • giovana, eu tenho medo das pessoas que borrifam demais. tive uma experiência meio traumática já. mas gosto e admiro muito o angel. o fracas é maravilhoso, grandioso perfume.

  • Bruna

    Dênis, o que os homens pensam só Chance eau fraiche?

  • Bruna

    Dênis, o que os homens acham do Chance EAU FRAICHE? Obrigada!

  • Bamboloá Márcia

    Descobri o perfume Broksfield Girls e me apaixonei pois ele é simplesmente MARAVILHOSO! Procurei resenhas sobre ele e não achei nada na internet. Alguém sabe me responder qual perfume tem uma fragrância parecida com esse perfume feminino?